Desde o início da legislatura, em fevereiro de 2019, a Câmara gastou R$ 708,5 milhões com despesas dos parlamentares como alimentação, hospedagem, passagens aéreas, aluguel de veículos e compra de material de escritório. Daria para bancar o auxílio emergencial de R$ 600 para quase 1,2 milhão de famílias. Uma fortuna que escorre dos cofres públicos muitas vezes sem a fiscalização do contribuinte, o que dá margem para gastos discutíveis quando não irregulares. Acompanhar o ressarcimento dessas despesas agora ficou mais fácil. A partir de agora, será possível acompanhar em tempo real, no próprio celular, o registro de cada gasto efetuado por deputados com a cota para o exercício da atividade parlamentar.
O Congresso em Foco lança nesta quarta-feira (14) o Cartão da Transparência, uma ferramenta que permite ao leitor receber notificações em seu smartphone sempre que um parlamentar pedir o ressarcimento dos valores gastos à Câmara, tal como se a pessoa estivesse recebendo automaticamente informações sobre compras feitas com seu próprio cartão de crédito. Saiba mais:
O Cartão da Transparência é o mais novo instrumento para o leitor acompanhar como os seus representantes gastam o dinheiro público. Dos 513 deputados, 497 disputam algum cargo nas eleições deste ano. O Cartão usa uma função nativa gratuita dos celulares, a carteira digital, para simplificar a visualização dos dados e ajudar cada brasileiro a sentir no bolso como cada centavo da cota parlamentar é gasto.
Basta acessar cartaodatransparencia.com, selecionar os deputados federais que você quer monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular. Remova-os quando quiser. Sempre que um gasto da cota parlamentar desses parlamentares for detectado, você receberá uma notificação.
Por lei, os parlamentares brasileiros precisam prestar contas sobre como o dinheiro público é utilizado. Essas informações ficam agrupadas no Portal da Transparência da Câmara. Há também dados dessa natureza disponíveis no site do Senado sobre os gastos com a cota pelos senadores. Mas não há, por enquanto, compatibilidade com a nossa plataforma. O objetivo é, num futuro próximo, ampliar o monitoramento para atuar ainda mais a fundo na esfera política brasileira.
Acesse agora o Cartão da Transparência e conheça a ferramenta.
Deixe um comentário