Restando pouco menos de uma hora para abertura das cabines de votação na Câmara dos Deputados, os três candidatos à presidência da Casa proferem seus últimos discursos ao Plenário para apresentação de suas propostas. Hugo Motta (Republicanos-PB), Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) terão, cada um, dez minutos para convencer os pares a votarem em seu nome. Conheça aqui os candidatos.
Após a apresentação dos candidatos, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), planeja se pronunciar uma última vez antes de encerrar seus quatro anos de condução. Na sequência, fará uma breve explicação sobre o procedimento de votação, declarando aberto o acesso às cabines distribuídas no Salão Verde e no próprio Plenário. Confira os discursos:
Leia também
Após a eleição, havendo maioria em favor de um candidato, este poderá se pronunciar logo em seguida. Não havendo maioria, o rito seguirá imediatamente ao segundo turno, e os dois candidatos terão mais 10 minutos cada um para discursar antes da reabertura das urnas.
Depois da eleição do presidente e eventual discurso do vencedor, as cabines são novamente abertas, desta vez para a escolha dos membros da Mesa Diretora. Ao contrário da presidência, que é escolhida em um amplo processo de votação, as funções da Mesa são distribuídas a cada partido ou bloco na proporção de sua bancada, que escolhem internamente seus candidatos e submetem o nome à aprovação dos parlamentares. Outros parlamentares da mesma legenda podem lançar candidaturas avulsas.