Durante os meses de agosto e setembro, que correspondem ao período de campanha para as eleições municipais, a Câmara dos Deputados realizará apenas nove sessões plenárias, de acordo com informe encaminhado pela Mesa Diretora aos parlamentares. O período eleitoral é tradicionalmente pouco movimentado no parlamento, com a maioria dos congressistas permanecendo em suas bases para concorrer diretamente às prefeituras ou para prestar apoio aos seus aliados.
Seis sessões estão previstas para acontecer em agosto, nos dias 12, 13, 14, 26, 27 e 28. Em agosto, serão apenas três dias de atividade na Casa, nos dias 9, 10 e 11. A Câmara permanecerá sem movimentações durante toda a segunda quinzena de setembro, emperrando a tramitação de propostas legislativas ao longo desse período. O primeiro turno da eleição está marcado para 6 de outubro, e o segundo, para 27 do mesmo mês.
Pouco mais de 70 deputados estão cotados como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, mas a confirmação de suas candidaturas começa apenas a partir de 20 de julho, prazo para o início das convenções partidárias, e segue até o dia 5 de agosto, encerramento do prazo de apresentação das nominatas à Justiça Eleitoral.
Deixe um comentário