Senado, Câmara dos Deputados e governos federal e estaduais são vistos pelos brasileiros como as instituições mais corruptas do país. A constatação é da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5). Estes órgãos aparecem à frente do Judiciário, das polícias e de empresas privadas.
Para 76% dos entrevistados, a Câmara dos Deputados é a mais corrupta. O Senado vem em segundo lugar com “muita corrupção”, conforme 70% dos entrevistados. Em seguida estão o governo federal (64%) e os governos estaduais (61%).
O poder Judiciário foi avaliado como muito corrupto por 47% dos entrevistados, ficando em quinto lugar.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Globo e ouviu 2 mil pessoas pela internet. O instituto perguntou aos entrevistados se percebiam corrupção em algumas das instituições listadas e em qual nível.
No sentido oposto, a percepção dos brasileiros, conforme pesquisa Ipec, é mais positiva sobre as empresas privadas, que aparecem com mais bem avaliadas. Somente 24% dos entrevistados indicam perceber “muita corrupção” nesses ambientes.
Leia também
A pesquisa Ipec sobre a percepção do brasileiro em relação à corrupção nas instituições também questionou sobre o que esse assunto representa para o país. A maioria dos entrevistados apontou a corrupção como o segundo maior problema do país. Para 36%, o pagamento de propina e as trocas por vantagens aparecem em segundo lugar.
Em primeiro lugar como problema mais grave do país está o desemprego. Entretanto, ao serem indagados sobre qual desafio precisa ser enfrentado – em caso de poderem escolher apenas um – a corrupção é vista como prioridade pela maioria dos entrevistados. Ficou com 18%, à frente, por exemplo, de desemprego (14%) e saúde (14%).
Deixe um comentário