A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) oficializou, nesta terça-feira (3), o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) nas eleições para presidente da Câmara dos Deputados. A bancada ruralista possui 324 signatários na Casa. Apoiado por 17 partidos, que somados totalizam 429 deputados, Motta precisa de 257 votos em primeiro turno para ser eleito o novo presidente da Casa.
A bancada entregou ao favorito a suceder Arthur Lira uma lista de projetos considerados fundamentais para 2025. Entre as propostas, estão medidas de endurecimento contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o que pode gerar impasse com a ala governista que apoia Motta.
Além disso, a FPA, conforme reportagem do jornal O Globo, deseja relatoria de dois projetos: a PEC do Marco Temporal, caso volte ao Senado; e do PL que prevê o cumprimento de metas anuais de compra de Crédito de Descarbonização por parte das distribuidoras de combustíveis.
Apenas Avante, Psol, Novo e Rede não declararam apoio a Hugo Motta. A Federação Psol-Rede, por sua vez, que possui 14 deputados, lançou Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) como candidato à presidência da Câmara dos Deputados.