Levantamento do Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento do Congresso em Foco, mostra que 197 deputados votaram conforme a orientação do governo Lula em ao menos 80% das vezes. Desses, 56 garantiram 100% de apoio em votações de proposições como requerimentos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição.
Entre esses quase 200 parlamentares, há representantes de 18 partidos, inclusive um do PL de Jair Bolsonaro, João Carlos Bacelar (BA), que, a despeito da oposição feita por sua bancada, votou de acordo com o governo em 95% das vezes. Entre os que votaram 100% com o Planalto, está o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE). Mesmo com três ministérios, o União recusa o rótulo de governista por ter uma grande ala oposicionista.
Já entre as bancadas estaduais, apenas Tocantins e Rondônia não tem qualquer parlamentar que tenha votado.
Leia também
O índice de governismo mede o percentual de vezes em que parlamentares votaram em sintonia com a orientação da liderança do governo. O levantamento considera 62 votações nominais (aquelas em que o parlamentar declara o voto) registradas de fevereiro até o último dia 25. O índice não leva em conta a aprovação do PL 490/07, na terça-feira (30), que limita a demarcação de terras indígenas, nem a votação da MP 1154, de reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
DEPUTADOS QUE VOTARAM EM PELO MENOS 80% DAS VEZES CONFORME A ORIENTAÇÃO DO GOVERNO: