Os deputados da bancada do Distrito Federal e o governador Ibaneis Rocha reúnem-se na tarde desta quarta (4) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar do pacote de cortes de gastos apresentados pelo governo federal ao Congresso. O bloco brasiliense busca evitar a mudança no cálculo do Fundo Constitucional, um dos caminhos apresentados pelo Ministério da Fazenda para atingir a meta fiscal no próximo ano.
O Fundo Constitucional do DF é um valor pago anualmente pela União para custear os serviços públicos prestados na capital, de modo a garantir o atendimento às demandas dos representantes dos três poderes e das 131 embaixadas sediadas em Brasília e arredores. O repasse atualmente é reajustado conforme o crescimento do produto interno bruto (PIB). O governo pretende mudar o critério, passando a adotar a inflação como base de cálculo.
O movimento contrário à alteração no fundo conta tanto com deputados da base de apoio a Ibaneis Rocha quanto com aliados do Governo Federal. Os senadores do DF também se movimentam para impedir a mudança.