As redes sociais do deputado Arthur Lira (PP-AL) deixam claro que, nos últimos dias, a disputa pela presidência da Câmara esquentou. Lira, que é o candidato que conta com o apoio de Jair Bolsonaro, tem publicado críticas a Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é o principal articulador de uma candidatura que defende a Câmara mais distante de Bolsonaro e ainda não definiu quem será o candidato.
Uma das batalhas dos últimos dias tem sido em torno do recesso parlamentar. Enquanto Maia quer suspender a folga e manter o plenário em funcionamento, o que lhe daria mais um mês de controle sobre a pauta legislativa, Lira é contra.
Nos últimos anos, a pauta foi de @RodrigoMaia e não da Câmara. E agora, no apagar das luzes, e para dar tempo para articular um projeto pessoal de sucessão, ele volta a querer impor sua vontade.
Leia também
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 20, 2020
Centenas de deputados têm compromisso em suas bases e já fizeram suas agendas – percorrendo os municípios e já iniciando o diálogo com os novos prefeitos eleitos. Boa parte do que está parado poderia ter sido votada, por entendimento do colégio de líderes.Coisa que não aconteceu.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 20, 2020
Além das críticas diretas a Maia, Lira tem compartilhado opiniões de aliados contra o atual presidente.
Bloco @RodrigoMaia : PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. O anúncio: tentativa de demonstração de força. Só faltou combinar com os MEMBROS desses partidos. No DEM, já há dissidências fortes; no PSL, apenas alguns bivaristas estão com ele.. #DerreteMaia
— Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) December 19, 2020
Lira também defendeu a participação de Bolsonaro e do Planalto em sua campanha.
O presidente @MichelTemer é um democrata. E como é da política, atuou legitimamente em nome de @RodrigoMaia dentro do Congresso. Por que o que vale para uns não vale para os outros? Será que por esse apoio, Maia deixou de ser independente?
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 20, 2020