513 deputados tomaram posse nesta quarta-feira (1º) e iniciaram a 57ª legislatura da Câmara dos Deputados. 295 parlamentares já ocupavam o cargo na legislatura anterior e outros 17 já foram deputados federais em algum momento da vida política. 201 deputados são calouros na Casa e cumprem o seu primeiro mandato.
Os deputados de cada Estado e do Distrito Federal foram chamados individualmente e por ordem alfabética para prestar o juramento. Os primeiros parlamentares a serem chamados foram os da região Norte e os últimos foram o da região Sul.
A sessão foi interrompida após o ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP), passar mal. Benedito é pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O ex-senador acompanhava a sessão e chegou a desmaiar. Ele foi socorrido pelos brigadistas e atendido pela equipe médica da Câmara. Lira presidia a sessão e deixou a cadeira da presidência para acompanhar o pai. A sessão foi retomada cerca de 15 minutos depois, por volta das 11h.
Oito deputados são ministros do governo do presidente Lula (PT) e se afastarão do cargo após a posse, abrindo vaga para os suplentes. Confira a nova composição da Câmara e quantos votos cada parlamentar recebeu.
Leia também
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil que mais se repete na nova Câmara é o de homem branco, com mais de 50 anos e ensino superior completo, dono de um patrimônio acima de R$ 2 milhões e filiado à partido de centro-direita ou direita. As mulheres vão ocupar apenas 90 das 513 cadeiras da Casa, cerca de 17% das vagas.
Às 16h30 os deputados iniciarão a sessão destinada à eleição da Mesa Diretora. Três deputados concorrem à presidência da Câmara: Arthur Lira (PP-AL), Chico Alencar (Psol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). A reeleição de Lira é dada como certa devido à ampla aliança construída por ele, que vai do PT ao PL.
Para ganhar, cada candidato à mesa precisa de 257 votos, podendo haver segundo turno caso ninguém alcance a margem necessária. Toda a sessão é conduzida pelo parlamentar mais antigo da Casa, considerando tanto a idade quanto o número de mandatos. Ao final, a nova mesa é anunciada.
Confira o cronograma:
- 10 horas – posse;
- 13 horas – fim do prazo para a formação de blocos parlamentares;
- 14 horas – reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa;
- 15h30 – fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica;
- 16h30 – início da sessão destinada à eleição da Mesa.
Reveja a sessão:
Deixe um comentário