Quem são os melhores parlamentares do ano? Essa pergunta será respondida nos próximos minutos, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023. Assista a íntegra da cerimônia deste ano, também disponível em nossas redes sociais:
A premiação mais importante da política brasileira tem como objetivo incentivar a sociedade a acompanhar mais de perto a atuação dos parlamentares e reconhecer aqueles deputados e senadores que mais se destacaram positivamente no exercício do mandato ao longo do ano. Valorizar o Parlamento é fortalecer a democracia, tão atacada no país nos últimos anos.
Fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio, o jornalista Sylvio Costa considera que o sucesso da iniciativa está na boa receptividade do público e dos parlamentares ao projeto. Segundo ele, as duas partes entendem que o Congresso Nacional tem muito a melhorar, mas que a solução não está na destruição, nem na crítica genérica ao Parlamento. “O prêmio é uma espécie de cursinho para escolha dos melhores congressistas”, observa. “É também uma homenagem à democracia. Sem democracia não tem Congresso, não tem prêmio, não tem votação, não tem eleição, não tem Congresso em Foco“, acrescenta.
Para eleger os melhores parlamentares, convidamos três públicos para votar: o público, pela votação na internet; jornalistas que cobrem o Congresso, e um júri especializado. Conforme o regulamento, puderam concorrer deputados e senadores que exerceram o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país. Estiveram aptos à votação 421 deputados e 66 senadores.
A votação na internet se estendeu de 7 a 31 de agosto. O processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Ao votar neste ano nas categorias Melhores na Câmara e Melhores no Senado, o público também escolheu, automaticamente, os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os cinco senadores e os cinco deputados mais votados de cada região receberão um prêmio especial.
Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pelo público na categoria geral. E os cinco deputados e os cinco senadores mais votados por cada região.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: