A senadora Soraya Thronicke (União-MS) conseguiu nesta segunda-feira (9) 31 assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as responsabilidades pelos atos antidemocráticos realizados em Brasília nesse domingo (8).
O requerimento foi protocolado na tarde do domingo e obteve mais do que as 27 assinaturas necessárias para instaurar a CPI. Nas redes sociais, a senadora agradeceu a todos os colegas que apoiaram a iniciativa e afirmou que a “democracia é sagrada! Muitos percebem somente depois que a perdem. No nosso Brasil ela sobreviverá!”
PublicidadeAlcançamos agora um número maior do que o necessário para a abertura da CPI dos Atos Antidemocráticos no @SenadoFederal.Agradeço a todos os colegas que apoiaram a iniciativa.
A democracia é sagrada!Muitos percebem somente depois que a perdem. No nosso Brasil ela sobreviverá!
PublicidadeLeia também
Publicidade— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) January 9, 2023
Ao anunciar no domingo que apresentaria um pedido de abertura, a senadora afirmou no Twitter que “a democracia aceita tudo, menos que acabem com ela”.
Minha assessoria já entrou em campo para escrever o pedido de abertura de CPI dos Atos Antidemocráticos.
A democracia aceita tudo, menos que acabem com ela.
— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) January 8, 2023
Senadores que subscreveram o Requerimento da CPI dos Atos Antidemocráticos.
- Soraya Thronicke (UNIÃO-MS)
- Giordano (MDB-SP)
- Telmário Mota (PROS-RR)
- Eliziane Gama (CIDADANIA-MA)
- Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP)
- Paulo Paim (PT-RS)
- Alessandro Vieira (PSDB-SE)
- Humberto Costa (PT-PE)
- José Serra (PSDB-SP)
- Marcos do Val (PODEMOS-ES)
- Leila Barros (PDT-DF)
- Fabiano Contarato (PT-ES)
- Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)
- Tasso Jereissati (PSDB-CE)
- Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
- Jean Paul Prates (PT-RN)
- Flávio Arns (PODEMOS-PR)
- Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR)
- Margareth Buzetti (PSD-MT)
- Kátia Abreu (PP-TO)
- 21 Weverton (PDT-MA)
- Jorge Kajuru (PODEMOS-GO)
- Mara Gabrilli (PSDB-SP)
- Jaques Wagner (PT-BA)
- Angelo Coronel (PSD-BA)
- Nilda Gondim (MDB-PB)
- Styvenson Valentim (PODEMOS-RN)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Irajá (PSD-TO)
- Otto Alencar (PSD-BA)
- Eduardo Braga (MDB-AM)
Outros pedidos de CPI
Outros parlamentares já apresentaram pedidos de CPI para apurar as responsabilidades dos envolvidos nos atos antidemocráticos desse domingo. No Senado, além da senadora Soraya Thronicke, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) apresentou um requerimento para instaurar uma CPI.
Na Câmara dos Deputados, os deputados do PT Rogério Correia (MG), Joseildo Ramos (BA), Natália Bonavides (RN) apresentaram um requerimento para ciar uma Comissão parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) juntamente com o senador Paulo Paim (PT-RS).
O requerimento pede a criação de uma comissão mista com prazo de duração de até 120 dias para investigar a invasão e depredação do patrimônio público ocorrida na tarde de ontem para “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.
A CPI investigaria a suspeita de omissão de agentes públicos que permitiram que os bolsonaristas golpistas chegassem até os prédios públicos, os possíveis financiadores dos atos e os responsáveis por organizar e instigar os movimentos.
Outros dois pedidos de abertura de CPI foram feitos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Um foi apresentado pela bancada do PT, representada pelo líder da minoria Gabriel Magno (PT). “Queremos apurar todas as responsabilidades sobre esses atos terroristas e apresentar punições a todos os envolvidos. Os que promoveram, incentivaram, financiaram e participaram diretamente das violações aos Poderes da República”, afirmou Gabriel.
O outro pedido foi apresentado pelo bloco Psol/PSB. “É urgente investigar se houve, inclusive, conivência por parte das autoridades, contribuindo assim para a viabilização dos atos terroristas de ontem. As alegações de que os atos não eram previsíveis se mostrou absolutamente falsa e é fundamental a punição de agentes públicos envolvidos”, alegam os distritais.
Os deputados distritais também pretendem apresentar na tarde desta segunda-feira um pedido de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). Os parlamentares apontam que Ibaneis cometeu crime de responsabilidade ao deixar de agir para impedir atos golpistas na capital do País.
Deixe um comentário