A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármem Lúcia, comunicou nesta quinta-feira (11) que a corte poderá realizar sessões extras nas próximas semanas para dar mais celeridade aos julgamentos de recursos pendentes no tribunal. O recado foi dado aos demais ministros no fim da sessão de ontem, quando o tribunal rejeitou o recurso do candidato tucano à Prefeitura de Osasco, Celso Giglio, contra a decisão da Justiça eleitoral paulista de invalidar seu registro de candidatura.
Candidatos barrados pela Ficha Limpa
Pesquise aqui os seus candidatos para o segundo turno
Tudo sobre as eleições 2012
Tudo sobre a Lei da Ficha Limpa
Leia também
Durante o fim de semana, o tribunal fará um levantamento da demanda e a convocação das sessões dependerá do volume de processos estocados. “Talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”, disse a ministra. A Corte realiza sessões às terças e quintas-feiras.
Desde julho, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 480 mil pedidos de registro de candidaturas de todo o país de cidadãos que desejavam concorrer às eleições municipais deste ano. Todos os pedidos são analisados pelos juízes eleitorais e os que têm recurso são encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais. Quem tem uma decisão negativa, pode ainda recorrer ao TSE. Este ano, foram cerca de 8 mil recursos que chegaram ao TSE a partir de setembro.
O TSE já julgou 3.252 recursos sobre indeferimento de candidaturas referentes às eleições municipais deste ano. Dos 2.936 recursos de candidatos que tiveram o registro negado em função da Lei da Ficha Limpa, o tribunal já julgou 907.
Barrados pela Justiça perderam 3,4 milhões de votos
Rejeição de contas ainda é o maior problema de barrados pela Ficha Limpa
TSE rejeita recurso de candidato de Osasco
Cidade de João Paulo, Osasco tem 42% de votos nulos
Saiba mais sobre o Congresso em Foco
Com informações do TSE
Deixe um comentário