Rádios Globo e CBN destacam projeto do Congresso em Foco

Jorge Maranhão: "Para que não fique só nessa pasmaceira, de todo mundo reclamar, demandar, demandar"

A proposta do Congresso em Foco de promover um debate suprapartidário entre as lideranças mais bem avaliadas do Parlamento, personalidades de diversas áreas e a sociedade ganhou destaque hoje (24) nas rádios Globo e CBN. O comentarista Jorge Maranhão, diretor do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão, disse que o projeto é inédito e acaba com “pasmaceira” em que todo mundo reclama, mas ninguém apresenta iniciativas concretas para a melhoria do país.

Ouça o comentário de Jorge Maranhão

“Parlamentares vão discutir com jornalistas especializados em política e acompanhamento legislativo e agentes de cidadania da própria sociedade civil, ou seja, cidadãos notórios, atuantes, que têm políticas públicas, propostas e críticas aos governantes para que isso possa ser, na próxima legislatura, objeto de eventuais projetos de lei. É uma notícia interessantíssima”, disse Maranhão, que também é colunista do Congresso em Foco.

Para ele, o projeto é uma iniciativa fundamental para que a sociedade, em vez de ficar apenas lamentando a falta de qualidade da política brasileira, passe à ação. “Se isso ocorrer no ano que vem, se esses parlamentares conseguirem mobilizar cidadãos e eleitores, vamos ter, pela primeira vez, os parlamentares – os chamados mandatos cidadãos –, ouvindo a sociedade sobre propostas concretas. Para que não fique só nessa pasmaceira, de todo mundo reclamar, demandar, demandar. E para que as propostas boas para o país possam ir adiante”, declarou o comentarista, destacando que a iniciativa é suprapartidária.

Debate suprapartidário

Na última quinta-feira, nove parlamentares do governo e da oposição prestigiaram o lançamento do projeto que tem o nome provisório de “Brasil em Foco”. A ideia, que surgiu entre os próprios parlamentares durante a festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco, é promover discussões profundas sobre temas como educação, saúde, previdência, mobilidade urbana, combate à corrupção e à criminalidade e desenvolvimento econômico sustentável. Uma pauta que ganhou ainda maior relevância durante as manifestações de junho.

As discussões serão realizadas a partir de março, e os seus resultados serão reunidos em livro e, conforme sugestão aprovada pelos parlamentares participantes, convertidos em propostas legislativas a serem apresentadas no Congresso. Publicitário, consultor e escritor, Jorge Maranhão produz e apresenta boletins semanais sobre cidadania nas rádios Globo e CBN, além de dirigir a Voz do Cidadão.

Veja também:

Lançado projeto suprapartidário por um novo Brasil

Premiados querem criar grupo para discutir o país

Continuar lendo

Publicidade Publicidade