Congresso em Foco

Pode um processo judicial durar eternamente?

23.09.2012 08:38 1

Publicidade

Uma resposta para “Pode um processo judicial durar eternamente?”

  1. rodrigo lima disse:

    “Preocupa-me esta interpretação, embora benéfica aos devedores, pelo fato de que, a prevalecer este entendimento, bastará ao devedor esconder seu patrimônio durante certo período, para que, findo este, não seja cobrado – nunca mais.”

    Veja por uma outra ótica: o devedor que, literalmente, optar por “esconder” seu patrimônio à pagar uma dívida, já é severamente punido pela vergonha, pela falta de liberdade financeira, pelo título de “mal-pagador” que o impede de ter um simples cartão de créditos, o impede de presentear sua esposa(a) ou filhos por quê não tem condições de comprar “x” presente à vista.

    O devedor que escolhe “esconder” seu patrimônio é condenado à viver incomodando a vida alheia para utilizar seus bens através de outrem (laranja).

    Então amigo, eu concordo apenas que “Melhor seria, então, que se promovesse uma alteração na lei processual civil, para estabelecer um prazo máximo de suspensão”. Mas sou obrigado a discordar que admitir uma interpretação extensiva da prescrição intercorrente seja um desrespeito aos direitos dos credores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via