“Vale a pena destacar casos positivos da fixação de teto de gastos. Todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram sua economia. A Holanda, por exemplo, adotou limites em 1994, conseguiu reduzir a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% e enxugou as despesas com juros de 10,7% para 4,8% do PIB. Ao mesmo tempo o desemprego caiu de 6,8% para 3,2%.” – Trecho do relatório da PEC 241 na Câmara, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS)
A fixação de um teto para os gastos públicos, defendida pelo governo Michel Temer (PMDB) com a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016 (PEC 241), tem sido adotada ao redor do mundo desde meados dos anos 1990. Pioneira ao aderir a esse tipo de controle, a Holanda foi usada como exemplo por Darcísio Perondi (PMDB-RS) na Câmara dos Deputados. O Truco no Congresso – projeto de checagem da Agência Pública, feito em parceria com o Congresso em Foco – verificou um trecho do relatório escrito pelo deputado, que defende a aprovação da iniciativa. O parlamentar citou números positivos do país europeu, e escreveu ainda que todos os que implantaram a medida recuperaram a sua economia. Será que as informações usadas por Perondi estão corretas?
Leia também
A PEC 241 define um limite para os gastos do governo federal, que durante 2o anos só será corrigido pela inflação do ano anterior – se aprovada em 2016, a medida valerá até 2036. Qualquer mudança nas regras da PEC só poderá ser feita a partir do décimo ano, e será limitada à alteração do índice de correção anual.
A proposta retira dos próximos governantes parte da autonomia sobre o orçamento. Isso porque a PEC 241 não permitirá o crescimento das despesas totais do governo acima da inflação, mesmo se a economia estiver bem. E só será possível aumentar os investimentos em uma área desde que sejam feitos cortes em outras.
Economistas têm advertido para os efeitos colaterais que a medida poderá causar, como a redução nos investimentos em saúde e educação, a perda do poder de compra do salário mínimo, entre outros. Ainda assim, a medida avançou rapidamente e já passou em primeiro turno no plenário da Câmara, por 366 a 111 votos, no dia 10 de outubro. Se passar pela votação em segundo turno, prevista para esta terça-feira (25), a matéria segue para o Senado Federal, que pode aprová-la ainda em 2016.
O teto é igual para todos?
Perondi afirmou que “todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram a sua economia”. Um levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) que analisou regras fiscais em 89 países entre 1985 e 2015, consultado pelo Truco, mostra, no entanto, que o modelo não é igual em todos os lugares. Logo, não é possível falar em uma mesma “sistemática”.
A Holanda adota um limite de gastos desde 1994. O teto vale para um período de quatro anos e inclui quase todas as despesas, como saúde, seguridade social e o pagamento de juros da dívida pública. A partir de alguns critérios, o governo faz uma previsão – em geral, depois de negociar com os partidos da base de apoio – que ele mesmo terá de cumprir. São permitidos aumentos nos gastos após a previsão inicial, desde que seja comprovada a existência de recursos.
Diferentemente da PEC 241, o modelo holandês impõe um limite também ao pagamento de juros da dívida pública. Isso deixou de acontecer entre 2007 e 2010, quando esse tipo de despesa foi excluída do teto. A crise econômica de 2008 levou ainda à exclusão, no teto, de certos benefícios e programas de assistência social e desemprego, entre 2009 e 2010. Mudanças como essas, para reagir a pressões econômicas internas e externas, não serão possíveis durante a vigência da PEC 241, caso ela seja aprovada sem alterações.
As regras de limitação para gastos foram adotadas de forma pioneira também na Suécia e Finlândia. Assim como ocorre na Holanda, o regime usado nos dois países tem diferenças em relação à PEC 241. Em 1997, a Suécia criou um rígido sistema de teto de gastos, que não permite alterações nos limites estabelecidos, mas válidos por três anos – não por 20, como quer Temer.
Na Finlândia, após mais de uma década tentando implementar um limite anual de gastos, o país estabeleceu um teto válido por quatro anos, em 2003. O governo seguinte manteve o regime, introduzindo alterações para torná-lo mais flexível. As limitações para o crescimento das despesas atingem hoje cerca de 75% das despesas federais finlandesas. Suécia e Finlândia não impõem valores máximos para os gastos com juros da dívida – o que também ocorre na PEC 241.
Também pioneira no teto, a Dinamarca limitou o crescimento real (acima da inflação) dos gastos a 0,5% ao ano, em 1994. O índice foi elevado para 1% entre 2002 e 2005. Após alterações nos anos seguintes, entrou em vigor, em 2014, uma lei que determina limites estabelecidos pelo parlamento a cada quatro anos e que vale para estados e municípios, além do governo federal.
Votação em primeiro da PEC 241 no plenário da Câmara dos Deputados, em 10 de agosto
A União Europeia adota uma regra com metas específicas por país, mas que, em geral, limita o aumento das despesas ao mesmo porcentual previsto para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em médio prazo. Além de excluir dos limites os gastos com benefícios para desempregados, a regra permite um aumento mais veloz das despesas, desde que amparado por um crescimento de receitas.
No Japão, as metas de gastos estabelecidas em 2006 deveriam ser seguidas por cinco anos, mas foram abandonadas em 2009, devido à crise econômica. Desde 2011, o país passou a proibir qualquer aumento nos gastos federais de um ano para o outro, com exceção daqueles relacionados ao pagamento da dívida pública – que preocupa por já ter ultrapassou duas vezes o valor do PIB.
O Kosovo limitou o aumento dos gastos, em 2006, a 0,5% ao ano em termos reais (acima da inflação). A medida foi descumprida e teve a abrangência reduzida, em 2009, passando a valer somente para os municípios. A Bulgária também passou por problemas com os limites estabelecidos em 2006, que não permitiam que as despesas excedessem 40% do PIB. Após furar a meta, a regra foi suspensa em 2009 e voltou a vigorar em 2012, não mais como um acordo político, mas com força de lei.
Na maior parte dos países, a regulação dos gastos é feita por meio de leis ordinárias ou de acordos políticos, como é o caso holandês. Os únicos a terem os modelos incluídos na Constituição, como defende o governo Temer, são Dinamarca, Georgia e Singapura.
Ou seja, a PEC 241 não repete o regime adotado por nenhuma outra nação, tendo como principais diferenças o longo prazo (20 anos), a correção do teto de gastos apenas pela inflação e a inclusão da norma na Constituição.
Todos os países recuperaram a economia?
Perondi exagerou ao dizer que “todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram a sua economia”. Em alguns casos, o teto foi desrespeitado ou precisou ser modificado – o que será bem difícil de acontecer na proposta brasileira. Também distorceu dados ao citar os números sobre a economia da Holanda: “A Holanda, por exemplo, adotou limites em 1994, conseguiu reduzir a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% e enxugou as despesas com juros de 10,7% para 4,8% do PIB. Ao mesmo tempo o desemprego caiu de 6,8% para 3,2%.”
Segundo a assessoria de Perondi, as informações sobre a Holanda foram retiradas da apresentação de Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em audiência na Comissão Especial da PEC 241. Ao contrário do relatório do deputado, o texto de Portugal deixa claro que os dados sobre a Holanda são relativos ao período 1994-2007. O problema é que há dados mais recentes, que mostram um cenário distinto.
A Holanda teve bons resultados na economia no período entre 1994 e 2007, mas o teto de gastos não a protegeu da crise financeira de 2008. O cenário negativo levou a alterações temporárias no sistema, na tentativa de evitar que os estragos fossem ainda piores. Suécia e Finlândia também sentiram o impacto e tiveram uma piora nos indicadores. Não será possível fazer ajustes de curto prazo se a PEC 241 for aprovada com o texto atual.
Embora tenha recuperado a economia entre 1994 e 2007, como apontou o deputado Perondi, a Holanda sofreu os impactos da crise de 2008, que reverteu a recuperação de indicadores econômicos e expôs limitações do sistema de teto de gastos. Se, por um lado, os anos recentes representam um dos piores cenários da economia mundial nas últimas décadas, o que justifica em parte a piora do quadro holandês, por outro lado houve flexibilidade do modelo de limite de despesas, que foi alterado para cruzar a crise.
A proporção entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) caiu na Holanda, na Suécia e na Finlândia em um primeiro momento, mas não parou de subir depois da crise de 2008. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), na Holanda, o indicador diminuiu de 71,7%, em 1995, para 42,6%, em 2007. Com a crise econômica, no entanto, o índice subiu até alcançar 68,3%, em 2014. A dívida finlandesa equivalia a 42,7% do PIB, em 2003, e foi reduzida gradualmente até 32,5%, em 2008. Com a crise, cresceu sucessivamente até atingir 55,7% em 2013. Na Suécia, o porcentual devido em relação ao PIB era de 70,2% em 1996. Passou para 36,7%, em 2008, e após oscilações chegou a 2012 com 36,4%.
Embora ligeiramente diferentes daqueles compilados pelo FMI, os dados do Banco Mundial para as relações entre déficit e PIB da Holanda e da Finlândia apresentam as mesmas tendências de recuperação pré-crise e deterioração pós-2008. As informações do banco sobre a Suécia, disponíveis apenas a partir de 2010, mostram oscilações até 2013 na casa dos 42% – ou seja, não houve mais queda significativa após a crise.
O índice de desemprego seguiu uma tendência semelhante. Na Holanda, caiu de 7,2%, em 1994, para 2,8%, em 2008. Por conta da crise, o porcentual mais que dobrou, atingindo 6,9%, em 2014. Na Finlândia, o desemprego caiu entre 2003 (9%) e 2008 (6,3%), mas subiu para 8,6% em 2014. A Suécia atingiu 8,7% em 2010, o maior índice de desemprego desde 1998 (8,5%), chegando a 2014 com 8%.
Dos indicadores citados por Perondi, o único cuja trajetória de queda não foi revertida após 2008 foi o pagamento de juros da dívida em relação às receitas. Em 1994, a Holanda destinava 9,9% das receitas para esse tipo de despesa. Após forte redução, o índice se estabilizou em torno de 4,4% entre 2006 e 2008. A crise promoveu uma leve alta no parâmetro em 2009 (4,7%), mas a trajetória de queda logo foi retomada, e o menor valor da série foi alcançado em 2014, com 3,4%. Suécia e Finlândia seguiram padrões parecidos, com poucos impactos da crise neste indicador.
Embora tenha sido precedida por grandes dificuldades financeiras, a entrada em vigor do teto na Suécia e na Finlândia não teve como objetivo recuperar o controle fiscal, mas mantê-lo, segundo estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) publicado em 2008. “Interessante notar que os limites máximos de despesas foram introduzidos após a consolidação, e não como parte do esforço para reduzir as despesas. Os limites máximos foram usados para manter a estabilidade, e não para criá-la”, diz o artigo.
O trecho do relatório da PEC 241 analisado nesta checagem está, portanto, equivocado. Chamar de “essa sistemática” tanto a proposta brasileira quanto o modelo holandês e de outros países é um exagero, já que as regras são vigentes por uma quantidade diferente de anos, em cada caso – contra 20 anos no Brasil –, e podem incluir ou excluir certos gastos, de acordo com o desempenho da economia – o que não será permitido com a PEC 241. Ao omitir essas diferenças, Darcísio Perondi distorceu fatos importantes e, por isso, o Truco no Congresso classifica a fala do parlamentar com a carta “Não é bem assim”.
online pharmacy india https://indiaph24.store/# top online pharmacy india
best india pharmacy
Penso ser uma irresponsabilidade ou ignorancia política, tratar de questões importantes para a sociedade brasileira como é o caso da PEC 55, no campo político ideológico da rivalidade entre governo e oposição. Diversas entidades, organizações, instituições e especialistas ligados a educação, saúde e assistência social além de estudos técnicos como do DIESSE, COFF, FGV comprovam os impactos negativos que a proposta irá causar da forma como está. Medidas fiscais para melhorar a economia para retomar o desenvolvimento econômico e social são importantes mas não podem ser feitas de qualquer forma e a qualquer custo sacrificando direitos sociais constitucionais.
Mas, isso não quer dizer que ficará vinte anos…Qualquer presidente pode alterar, basta ter a maioria qualificada.
O mais grave é o que vai acontecer com o país em átreas como a infraestrutura e a defesa. Vamos desarmar as forças arfmadas, já que os projetos de fabricação de armas serão interrompidos, e ficaremos à mercê de nossos eventuais inimigos:http://www.maurosantayana.com/2016/10/o-fim-do-brasil-e-o-suicidio-do-estado.html
Para quem acha que a PEC 241 não vai te afetar ou é uma boa para cortar os gastos e só pegar a PEC na integra e ler ele com a constituição do lado. Faça isso e olha onde e vedado e aplicado o limite dos Gastos. PEC não descarta um limite na Educação e nem na Saúde. Não discordo que um redação nas despesas e um limite seja uma má ideia, porém acho que o limite teria que ser aplicado em outras área, como na redução dos gastos com pessoal.
Usar a crise de 2008 para argumentar que o teto de gastos não funcionou nos países que a adotaram? A crise de 2008 foi mundial e algo inesperado, uma fatalidade, isso não define a qualidade da politica econômica adotada. Seria o mesmo que dizer que você se curou da gripe com Benegripe mas depois pegou dengue. Logo, Benegrip não te ajudou. ¬¬
Só pra contribuir;
Percebe-se que as falacias são as mesmas de sempre.
O país no fundo do poço, temos que cortar gastos (mas só no social,no povão).
O país ta quebrado,mas nada se fala em tirar de quem tem , nada mais se fala em taxar as grandes fortunas , em taxar emissões de dinheiro as matrizes pelas grandes empresas.
Nada mais se fala em CPMF pra quem ganha $100.000,00 ao mes.
Nada mais se fala em combater sonegadores.
Nada se fala em auditar as dividas públicas.
Fala se em falência do país pra acelerar as privatizações das fontes energéticas.
Fala-se em cortar gastos reduzindo direitos trabalhistas.
Aplica se a lei da mordaça .
Corta-se investimentos em educação, etc… .
È o preço do golpe
E a mídia toca a boiada.
E nos 13 anos de PT, porque não fizeram absolutamente nada desta lista maravilhosa ????, porque não falaram absolutamente nada ??? aha já sei é porque senão ia levantar a lebre do que eles estavam realmente fazendo néh?????
Este espaço é um oásis no deserto de ideias em que se transformou o Bananão. A oportunidade que o Congresso em Foco nos garante é de valor inestimável para expressão do pluralismo moral e político. Por isso, sugiro que cada um de nós pondere sobre as manifestações antes de tentar fazer deste precioso espaço um reles’vomitório’.
https://uploads.disquscdn.com/images/84e525c901d51a461c95cb163f0889259b015201b42e160c6bfee5d4d34a886f.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/600014b244f3baeac5cc11894a6c6f742b401552fa487fb9de5ce22e1ff2cdbb.png
Como podemos ter um serviço público melhor com essa renda per capita, ou seja, distribuída entre os 200 milhões de habitantes no Brasil. Como demonstrei nos exemplos anteriores, é impossível termos serviços públicos com mais qualidade com essa renda por pessoa.
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-e-de-r-24-mil-por-habitante-um-quinto-da-riqueza-dos-americanos,178701e
PIB é de R$ 24 mil por habitante, um quinto da riqueza dos americanos.Em dólares, PIB per capita do Brasil é de US$ 11,7 mil, o que deixa o País na lanterna entre as principais nações do mundo; PIB per capita dos EUA é de US$ 51,7 mil
SÃO PAULO – Dividida entre todos os brasileiros, a soma de riquezas produzidas no País ao longo do ano passado resulta em um valor de R$ 24 mil por habitante.
Em dólares, o PIB per capita do Brasil é de US$ 11,7 mil, o que coloca o País no último lugar na lista dos principais países do mundo listados pelo IBGE em seu comunicado.
O PIB per capita dos Estados Unidos é de US$ 51,7 mil, e o da Holanda, de US$ 41,5 mil. Em crise, a Espanha tem PIB per capita quase três vezes mais alto que o do Brasil. Já o México tem PIB per capita de US$ 15,4 mil.
Em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi de R$ 4,84 trilhões, 2,3% maior do que o resultado de 2012,segundo o IBGE.
O cálculo do PIB per capita é o resultado da divisão do valor do PIB no ano pela população, de cerca de 200 milhões de habitantes.
O PIB per capita ficou em R$ 24.065, com alta de 1,4% em relação a 2012. Confira no quadro abaixo o PIB per capta dos brasileiros em relação ao de outros países do mundo.
https://uploads.disquscdn.com/images/e4013f9617832eab47569db1a789e04e4451dfffc11d7fdb6643f04854159608.jpg
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,arrecadacao-de-impostos-per-capita-no-brasil-e-um-terco-da-de-paises-ricos,123836e
Arrecadação de impostos per capita no Brasil é um terço da de países ricos. Para ter um serviço público equivalente ao de países ricos, a arrecadação de impostos brasileira teria de atingir 106% do PIB – o que é impossível
Aumentar ainda mais os impostos, Para ter um serviço público equivalente ao de países ricos ????…
https://uploads.disquscdn.com/images/2064cafd1e630f8cf0494098bd21a1af12bdecb21a83161f905f318e40410f36.jpg
Depende de cada país e seu respectivo povo. Os suecos concordam em pagar mais impostos para ter melhores serviços públicos.
https://uploads.disquscdn.com/images/657b3b68e4c6c54cbfc224efc4012eac17fde64f87f69fe583e9effa3220b6f1.jpg
Fonte : http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/03/140313_impostos_ricos_ms
Impostos demais?
Apesar de ser lugar comum criticar o tamanho da carga tributária do Brasil, estudiosos do tema dizem que não há um número ideal.
O tamanho da carga tributária é uma escolha da sociedade
Samuel Pessoa, economista
“O tamanho da carga é uma escolha da sociedade. Se as pessoas quiserem serviços públicos universais e benefícios sociais, o recolhimento de impostos terá que ser maior. Se quisermos que o educação e a saúde seja apenas privada, por exemplo, a carga poderá ser menor”, observa Samuel Pessoa, da FGV.
Na sua avaliação, a discussão mais importante não é a redução da carga tributária, mas mudar sua estrutura e simplificá-la, para diminuir as desigualdades e reduzir os custos das empresas com burocracia.
https://uploads.disquscdn.com/images/53d12e97c6bfe1d136470a6824a682033fb2694b17a681875a356b3fd867b903.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/36b782277e79bc49902828afbe119eba03cdf9bb8de095a97096cc9b101f7ded.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/600014b244f3baeac5cc11894a6c6f742b401552fa487fb9de5ce22e1ff2cdbb.png
Para poder comparar o retorno e a qualidade dos serviços públicos com outros países, temos que considerar o valor do PIB multiplicado pelo percentual % do tributo. O que importa é o PIB do país, não o percentual da carga tributária. Por isso replico a tese da industrialização do Brasil para aumentar o valor do seu PIB para podermos distribuir para a população em termos per capita maior valor agregado. Ser contra empresas brasileiras e seu crescimento é um grave equívoco.
´´ O que importa é o PIB do país, não o percentual da carga tributária´´…tá bom , agora diz isso pra suècia ,dinamarca, finlândia, noruega , irlanda , islândia , nova zelândia e grécia, cujo pib é anão kkkkkkkk
Você tem que fazer um cálculo matemático bastante simples: PIB per capita – Valor do PIB x carga tributária / nº de habitantes de um pais. A suécia tem um PIB menor que o Brasil mais uma população também menor e a relação PIB per capita é muito superior ao Brasil, ou seja, proporcionalmente o Governo Sueco tem mais dinheiro para gastar com cada habitante quando comparado com os recursos do governo brasileiro. A carga tributária da Suécia é uma das maiores do mundo em valores percentuais.
https://uploads.disquscdn.com/images/b7fcf4cf690af99bf13c6db6ddb02ce1bd8a7f1d7916318349f7f93e98844a1e.jpg
O problema do Brasil é o sistema implantado. Não temos empresas nacionais comprometidas com o desenvolvimento do Brasil e temos uma imprensa na sua maioria corrupta sem qualquer vínculo com o bem estar da nação.
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”
ou seja, GOLPISTAS, GOLPISTAS, GOLPISTAS !!!!
O próprio texto se contradiz em vários pontos, por exemplo:
“Os únicos a terem os modelos incluídos na Constituição, como defende o governo Temer, são Dinamarca, Georgia e Singapura.”
Para logo em seguida dizer…
“Ou seja, a PEC 241 não repete o regime adotado por nenhuma outra nação, tendo como principais diferenças o longo prazo (20 anos), a correção do teto de gastos apenas pela inflação e a inclusão da norma na Constituição.”
¯_(ツ)_/¯
Sem contar o verdadeiro truco do texto: atribuir os problemas da aplicação de um teto de gastos com a crise de 2008, ou seja, um fator externo.
É mais do que óbvio que a PEC 241, sozinha, não resolverá todos os nossos problemas financeiros, mas é inegável a sua contribuição. O texto citado falhou em apontar o que se propôs a apontar.
Governo precisa parar de interferir na economia, precisa deixar a economia flutuar de acordo com oferta e demanda e cuidar de saúde, educação e segurança apenas.
Limite de gastos de governo se faz muito necessário no Brasil que tem um problema crônico inflacionário. Altos gastos púbicos com contratos superfaturados e subsídios aos montes traz muita inflação. Um grande exemplo foi a farsa Minha Casa Minha Vida que iniciou oferecendo subsídios de 23 mil pra imóveis de 100 mil (exemplo), porém em um ano esse mesmo imóvel valorizou pra 200 mil, justamente por conta dos subsídios que fizeram a procura crescer muito e também por oferecer margens para aumentos das construtoras. Pra que serviu o Minha Casa Minha Vida? Pra inflacionar muito o mercado e pra ajudar o governo a receber propinas.
Sou a favor do teto dos gastos, mas acho que existe um equivoco jurídico na análise de quem escreveu a matéria. Essa emenda pode ser alterada a qualquer momento sim e pra isso basta apenas que outra PEC revogando ou alterando seja aprovada, e pra isso é preciso de 2/3 do congresso. Juridicamente não vejo possibilidade de uma lei não ser revogada por outra quando o congresso desejar. Se houver votos suficiente pode-se revogar inclusive a CF/88 inteira, quanto mais apenas alguns artigos.
E com relação a pec 241, leiam o que o ministro de dilma propos este ano:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,para-governo–teto-de-gasto-publico-sera-um-marco,10000017457&ved=0ahUKEwi4sM7Dt_fPAhWBViYKHVWXAKcQqQIIKygBMAE&usg=AFQjCNF7rzW4xiAF307hxL_SK6oJD9Gs3g
Gente vcs não sabem ler? PEC 241 não vai reduzir gastos com SAÚDE E EDUCAÇÃO.Os gastos so vão aumentar pela valor da inflação.Acho engraçado leio aqui pessoas torcendo para dar errado.Vamos fazer o seguinte cancela essa PEC e vamos aumentar todos os impostos mais ainda,ai vai ficar bom né?.Essa PEC vai controlar gastos,ou seja só vai poder gastar se tiver dindin.Não adianta sair dando aumento,fazendo planos, gastando e depois ver se tem receita ah não tem receita? aumenta impostos.Outra coisa disseram que não deu certo em nenhum pais do mundo estranho tem gente aqui lendo errado.Ah HOLANDA, SUÉCIA,DINAMARCA ,são paises pobres né kkkk,Ah mas nada como VENEZUELA,BOLIVIA,EQUADOR,COREIA DO NORTE,estes sim fizeram leis controlando gastos e deu certo pois vejam que paises ricos.Não adianta investir 100 bilhões na SAÚDE se não e aplicado corretamente certo.O que eu acho estranho nos comentarios contrarios a PEC 241 e que o tal partido honesto do senhor honesto ficou 13 anos no poder e a EDUCAÇÃO E SAÚDE estão ai pra quem quiser ou seja uma merda.Ah a culpa e do TEMER KKKKK..
Com relaçao ao aumento abusivo do judiciário, segue abaixo informação correta, de agosto de 2015:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://jota.uol.com.br/governo-negocia-41-de-reajuste-parcelado-para-servidores-do-judiciario&ved=0ahUKEwjDpdmotPfPAhXLJiYKHQNQDgoQFghFMAM&usg=AFQjCNEKoEp4I26ywagkJ2B7xXXgH2
Exatamente.
Frases para refletir:
“Se esclarecermos ao homem de esquerda que o nacionalismo e o capitalismo, isto é, que a afirmação da Pátria e o mau-uso dos seus recursos, nada tem a ver um com outro, que na verdade são como fogo e água, então mesmo como um socialista ele irá afirmar a nação, que ele desejará conquistar.”
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”
… certos comentários me dão vontade de cometer suicídio com um tiro nas costas, como fez a namorada de um certo PC Farias kkkkkkkkkkkkkk
Embora a relação Divida/PIB dos países seja um dado importante, o que mais pesa é a qualidade da dívida. Países como EUA também tem relação alta da dívida interna com o PIB, a diferença é que lá a qualidade da dívida é excelente, porque os juros são baixíssimos, o prazo é extenso e o principal, os recursos são geridos com competência, o que distancia, e muito da situação do Brasil, pelo menos até agora., já que o Governo Temer está comprometido com o controle dos Gastos, embora precise mostrar também capacidade de gestão dos recursos, sem distribuir dinheiro de quem produz para quem não produz (vagabundos).
Belo comentário, choveu no molhado… (distribuir dinheiro de quem produz (o povo trabalhador) para quen não produz (vagabundos) como fez FHC via PROER, certo ?
Pergunta é porque pagamos já a quarenta anos a maior taxa de juros do planeta sim somos uma sociedade de rentistas não gostamos dê riscos simples assim quer um exemplo no Brasil não existe um mercado de capitais a favor do país como venture capture mais um vez uma concretude o investidor não gosta de riscos acha melhor investir em títulos do tesouro melhor na dívida que remunera hoje 14% ao ano mais que muita empresa retira de lucros sendo bem administrada.
O problema do Brasil é o sistema implantado. Não temos empresas nacionais comprometidas com o desenvolvimento do Brasil e temos uma imprensa na sua maioria corrupta sem qualquer vínculo com o bem estar da nação.
Frases para refletir:
“Se esclarecermos ao homem de esquerda que o nacionalismo e o capitalismo, isto é, que a afirmação da Pátria e o mau-uso dos seus recursos, nada tem a ver um com outro, que na verdade são como fogo e água, então mesmo como um socialista ele irá afirmar a nação, que ele desejará conquistar.”
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”
O fato de não termos empresas (comprometidas com o país), se deve ao fato de que elas já lutam para sobreviver, devido a alta carga tributária do país.
Dívida dos países no mundo: Fonte: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2186rank.html
Pelos fatos apresentados, será que o problema do Brasil é a dívida pública?
1 Japan 230.00
2 Greece 177.40
3 Lebanon 147.60
4 Italy 132.80
5 Portugal 129.00
6 Jamaica 126.80
7 Eritrea 121.80
8 Cabo Verde 116.00
9 Grenada 110.00
10 Cyprus 108.90
11 Barbados 106.90
12 Belgium 106.10
13 Singapore 104.70
14 Ireland 101.20
15 Spain 99.20
16 Canada 98.60
17 Puerto Rico 96.60
18 France 96.20
19 Egypt 90.20
20 Antigua and Barbuda 89.00
21 United Kingdom 89.00
22 European Union 86.80
23 Croatia 86.70
24 Yemen 86.30
25 Austria 86.20
26 Jordan 85.50
27 Slovenia 83.70
28 Saint Kitts and Nevis 83.00
29 Belize 82.40
30 Sao Tome and Principe 81.80
31 Ukraine 79.40
32 Saint Lucia 77.00
33 Serbia 77.00
34 Sri Lanka 76.00
35 Mozambique 75.80
36 Morocco 75.70
37 Hungary 75.30
38 United States 73.60
39 Maldives 72.80
40 Mongolia 72.00
41 Ghana 71.80
42 Albania 71.40
43 Germany 71.20
44 Dominica 70.00
45 Sudan 68.90
46 Iceland 67.60
47 Trinidad and Tobago 67.40
48 Togo 67.30
49 Aruba 67.00
50 Saint Vincent and the Grenadines 67.00
51 Bahrain 66.70
52 Brazil 66.50
53 Uruguay 66.30
54 El Salvador 65.40
55 Netherlands 65.30
56 Bahamas, The 64.40
57 Malta 63.90
58 Mauritius 63.70
59 Israel 63.30
60 Seychelles 63.20
61 Finland 62.50
62 Laos 61.70
63 Costa Rica 60.20
64 Montenegro 59.50
65 Zambia 58.60
66 Pakistan 57.30
67 Angola 57.30
68 Senegal 54.60
69 Tunisia 54.60
70 Malaysia 54.50
71 Vietnam 54.30
72 Malawi 54.20
73 Lesotho 53.40
74 Slovakia 52.90
75 India 52.40
76 Syria 52.00
77 United Arab Emirates 51.30
78 Marshall Islands 51.30
79 Argentina 50.10
80 Venezuela 49.90
81 Colombia 49.60
82 Ethiopia 49.60
83 Cote d’Ivoire 49.10
84 Guyana 48.80
85 Armenia 48.80
86 Fiji 48.60
87 Belarus 48.50
88 Kenya 48.00
89 Congo, Republic of the 48.00
90 Mexico 46.50
91 Macedonia 46.50
92 Bosnia and Herzegovina 46.10
93 Thailand 46.00
94 Virgin Islands 45.90
95 Nicaragua 45.70
96 Honduras 45.30
97 Lithuania 45.20
98 Tonga 45.10
99 Poland 45.00
100 Philippines 44.80
101 Korea, South 44.80
102 Zimbabwe 44.70
103 Dominican Republic 44.60
104 South Africa 44.40
105 Australia 44.20
106 Sweden 43.20
107 Bermuda 43.00
108 Qatar 41.60
109 Sierra Leone 41.60
110 Georgia 41.40
111 Tuvalu 41.10
112 Andorra 41.10
113 Czechia 41.10
114 Denmark 40.20
115 Burundi 39.80
116 Moldova 39.40
117 Gabon 39.30
118 Panama 38.80
119 Djibouti 38.60
120 Bolivia 38.50
121 Romania 38.40
122 Benin 37.40
123 Hong Kong 37.00
124 Papua New Guinea 36.90
125 Latvia 36.40
126 New Zealand 35.00
127 Turkey 34.70
128 Tanzania 34.70
129 Cuba 34.60
130 Switzerland 34.40
131 Namibia 34.10
132 Cambodia 33.90
133 Rwanda 33.90
134 Chad 33.50
135 Curacao 33.20
136 Taiwan 32.70
137 Guam 32.10
138 Bangladesh 31.90
139 Norway 31.80
140 Ecuador 30.50
141 Nepal 30.00
142 Uganda 29.60
143 Guatemala 28.80
144 Cameroon 28.60
145 Indonesia 28.40
146 Micronesia, Federated States of 28.00
147 Bhutan 27.30
148 Bulgaria 26.70
149 Haiti 26.50
150 Mali 25.90
151 San Marino 25.80
152 West Bank 24.40
153 Kazakhstan 24.10
154 Peru 23.30
155 Luxembourg 21.40
156 Paraguay 21.10
157 Anguilla 20.10
158 Azerbaijan 20.10
159 Botswana 19.60
160 Congo, Democratic Republic of the 17.60
161 Chile 16.70
162 Equatorial Guinea 16.40
163 China 15.30
164 Saudi Arabia 15.00
165 Nigeria 11.50
166 Iran 11.40
167 Kosovo 10.60
168 Kuwait 10.50
169 Algeria 9.90
170 Estonia 9.70
171 Russia 9.40
172 Kiribati 8.60
173 Uzbekistan 8.30
174 Oman 8.30
175 Libya 8.00
176 Gibraltar 7.50
177 Tajikistan 6.50
178 Liberia 5.70
179 Wallis and Futuna 5.60
… o problema do Brasil é que não tem credibilidade alguma, justamente pelas lideranças que temos no Governo ! Sempre fomos e seremos um país de bananas !
O Luciano colocou um gráfico muito interessante, mas é claro, esquerdistas não aceitam fatos, estão sempre condicionados ao que decoraram com seus doutrinadores. Embora eu possa estar entregando pérolas aos porcos, o fato é que essa PEC 241 é a única chance do Brasil voltar a ter investimentos, tanto privado quanto do próprio Governo. Em 13 anos no Poder a Esquerda nada fez, tente em 1 minuto dizer qual foi a grande Obra Construída e concluída por Lula ou Dilma nos 13 anos em que usurparam do Poder? É claro, a grande obra deles foi o Petrolão, O Mensalão, O Eletrolão, e a crise que colocou 12 milhões de pais de família na rua. A quanto tempo não vemos uma estrada nova sendo construída no Brasil, Uma Castello Branco, uma BR 153, uma Rodovia Anhanguera… Me lembro quando Orestes Quércia construiu a segunda parte da Anhanguera ligando a MG. Nada disso se viu em 13 anos de PT, mas os professores doutrinadores omitem a verdade a seus idiotas-úteis que só acreditam no que são doutrinados a ouvir. Enfim, o Brasil voltará a ser uma nação que cresce e temos que nos livrar dessas ideias comunistas, atrasadas e idiotas que estão implantando na cabeça frouxa dos jovens brasileiros. É preciso contar a história real e tirar essa lavagem cerebral desses coitados ou o futuro do país será maldito com a esquerda bolivariana e nojenta infectando nosso lindo Brasil, assim como o EI invadiu a Síria e o estrago será daí pra pior…
… cara, o gráfico foi colocado pra alguns idiotas como vc enxergarem algo… pelo visto não deu resultado kkkkkkkkkkkkkkk
Tentar me doutrinar não dá. Tenho 54 anos , não sou idiota-útil, trabalhei no mercado financeiro por 25 anos, na Indústria por 9 anos , tenho 3 livros publicados, acha mesmo que um idiota como você vai me doutrinar?
Vc já ESTÁ doutrinado palerma ! kkkkkkkkk
… acho que com essa idade já deveria ter aprendido algo sobre teu país… pelo jeito foi só tempo perdido mesmo !
kkkkkkkkkkkkk NEM DESENHANDO VAI NÉ !!
https://uploads.disquscdn.com/images/753bf506aa8decc203b485aab6f86a0a4011a51dbfbafa1f8e24b9c70375a47c.jpg
Infelizmente no Brasil não temos empresas de alta tecnologia nacional,
quase todas são multinacionais e os lucros não ficam no país
comprometendo a arrecadação do governo. No mais sou contra a qualquer
tipo de congelamento de gastos, principalmente educação e saúde, haja
vista que a própria constituição federal já estabelece limites de
gastos. Os valores economizados através dessa PEC 241 irão custear o que
e para quem? Essas são minhas indagações.Encarar essa questão como
Esquerdopata ou Direitopata demonstra um profundo desconhecimento sobre a
matéria em questão.
Esta PEC não tem vinculação nenhuma com as receitas, apenas com as despesas. O aumento anual dos gastos sendo limitado pelo índice da inflação significa que, durante os próximos anos, o valor estará congelado, porém, com uma GRANDE diferença: a população continuará aumentando. Neste caso, o valor que o Governo investirá por pessoa será cada vez menor, o que é aterrorizante, tendo em vista que, hoje em dia, os serviços oferecidos muitas vezes são precários.
O ponto positivo é que o Governo terá que se desdobrar para conseguir fazer tudo caber dentro do orçamento e, neste caso, terá que implementar meios de aumentar a eficiência, além de corrigir distorções do orçamento, como fraudes, que poderiam ser eliminadas.
Eficiência no estado BANANISTA?? hahahaha… resumindo o que eu já disse.. irá sobrar pro povão pagar a conta, como sempre foi por aqui !
O Brasil é carente e muito em infraestrutura, saneamento básico, educação , saúde e segurança. porém o problemas não é em arrecadação, até porque o governo exagera na tributação, o problema do Brasil é gestão, este sim é o problema e também a corrupção endêmica. A má gestão está acabando com o Brasil.
https://uploads.disquscdn.com/images/d2eca24308a7948673edf4721eca657da4648509a529be314250a772ee5c9bc4.jpg
… contra NÚMEROS não há ARGUMENTOS… a não ser para alguns microcéfalos… parabéns !
Senhores, tem muita gente comentando bobeira. O teto de gastos não congela repasse para educação ou saúde. Ele estabelece um teto e se tiver que investir mais em saúde ou educação que tire de outras áreas. Sem isso vamos quebrar, é matemático, os governos do PT aumentou a divida publica demasiadamente. Na sua casa você gasta acima do que ganha? Se gastar quebra!
… vc não considera o aumento da população do país nestes 20 anos, certo?
Quem vai sentir na pele o efeito dessa PEC é o povão e os aposentados que teimam em continuar vivos com a merreca de salário mínimo que vem por aí… me lembro bem de um tal JOÃO BATISTA FIGUEIREDO, ao ser entrevistado por um jornalista, que perguntou a ele o que faria se vivesse com salário mínimo… a resposta veio clara e direta: “DARIA UM TIRO NO COCO”
Os únicos que não defendem um limite para os gastos, são funcionários públicos, cargos comissionados, mamadores de tetas do estado e políticos de esquerda, esses porque querem quebrar a economia como manda a cartilha de Marx. Na minha casa o limite de gastos é o que eu ganho de salário e assim deve ser com o Estado. Mais dinheiro não quer dizer melhor educação, quem quer aprender não precisa do estado, temos internet, livros a vontade e quem quer, aprende. Sou mestiço, venho da periferia, estudei em escola publica e me formei na FGV, nunca precisei do Estado para bancar porcaria nenhuma, tudo que tive foi a iniciativa privada que me deu! O estado te aprisiona e aliena seus sonhos, te tira com uma mão e lhe devolve migalhas com a outra, e você pelego, é massa de manobra na mão da esquerda.
Infelizmente no Brasil não temos empresas de alta tecnologia nacional, quase todas são multinacionais e os lucros não ficam no país comprometendo a arrecadação do governo. No mais sou contra a qualquer tipo de congelamento de gastos, principalmente educação e saúde, haja vista que a própria constituição federal já estabelece limites de gastos. Os valores economizados através dessa PEC 241 irão custear o que e para quem? Essas são minhas indagações.Encarar essa questão como Esquerdopata ou Direitopata demonstra um profundo desconhecimento sobre a matéria em questão.
… o problema do BANANISTÃO não é a falta de dinheiro… o problema é que 90% da grana encontra-se nas mãos de 10% da população, enquanto os outros 80% (incluindo ai a “CRAsse” média), apenas sobrevive… FATO !!
O grande problema encontra-se em nossa dívida pública que já consome mais de 60% do PIB, em juros, rolagens e amortizações conforme nossa constituição deveria em tempos em tempos passar por auditoria pública já para identificar problemas que são aos montes como a venda de títulos pré e pós fixados, dívida privada. Transferida para setor público e pagando a maior taxa de juros reais do mundo aqui sim mora o maior rouba da terra o bolsa banqueiro patrocinado literalmente por seres conhecidos literalmente como apátridas.
… mas é justamente o que os grandes grupos econômicos querem perpetuar, pois assim é que ganham dinheiro.. o sonho de todo megaempresário e banqueiro é o CAPITAL se auto-sustentar, sem a necessidade de TRABALHO !
Podem dizer o que quiserem, quem vai pagar a conta é o povo, a elite conseguiu garantir seus beneficios e esta pouco se importando com os demais.
Não se compara finança doméstica com finanças nacionais. Até empresas alavanvam seu crescimento com dívida. Todos os países do mundo tem deficit. Não se fala nas desoneraçoes (bolsa empresário) de 400 bi, na sonegação de impostos de 500 bi. Na tributação da renda e não do consumo e produção.
Vejo muita gente escrever defendendo maiores gastos pra saude e educacao.
O que o povo precisa mesmo é de emprego de preferencia com remuneraçao digna. Tendo mais emprego remunerado, o governo tambem recebe mais impostos que podem ser gastos em saude e e educacao.
So no comunismo que tem muita educacao mas nao tem emprego.
Chega de discutir somente saude e educaçao
Essa briguinha de “esquerda” versus “direita” é uma grande babaquice… as normas impostas na PEC 241, ou beneficiarão à todos, ou afundarão à todos, SEM DISTINÇÃO ( a não ser, lógico, os que nunca trabalharam para ganhar seu rico dinheirinho ). Uma PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO deste calibre, deveria ter sido amplamente discutida com a Sociedade ANTES de ser aprovada, não da forma que está sendo feita, no atropelo. Que aprovem a PEC, mas que seja por um período menor, talvez 4 anos, para que se possa avaliar os seus efeitos… aprova-la por 20 anos logo de cara é de um amadorismo econômico enorme !!
A diferença é que lá reduziram os juros da dívida e aqui continuar pagando sltas taxas de juros é a própria razão da Pec241
TROCAM-SE PANELAS AMASSADAS POR LIVROS DE HISTÓRIA
E o que os principais empresários do país esperam do governo Temer? Segundo a enquete, aprovar a PEC 241, que congela os gastos em saúde e educação (47%), e as reformas previdenciária (22%) e trabalhista (10%). Em síntese, 80% defendem que Temer deve cortar gastos e direitos sociais, que consideram excessivos. Se queixam de o Estado destinar R$ 27 bilhões anuais a 40 milhões de miseráveis atendidos pelo Bolsa Família, mas se locupletam com os R$ 500 bilhões anuais que embolsam na forma de juros da dívida pública, além de centenas de bilhões na forma de subsídio, isenção, desoneração e sonegação.
… infelizmente para o Brasil tenho que concordar contigo… mas a “CRasse” média tupiniquim tem memória seletiva e segue como gado tudo o que a imprensa coloca como “novo milagre econômico”, continuam achando que, ajudando os megaempresários e banqueiros a terem lucros astronômicos terão algum benefício… doce llusão kkkk … até um burro não pisa duas vezes no mesmo buraco !! (parafraseando Cazuza, o Brasil, definitivamente, é “um museu de grandes novidades”!)
Experiência de que indexações de qualquer coisa são desastrosas, nós temos e de sobra.O plano Sarney foi um desastre. Eu sei que ele indexava preços, mas o princípio da indexação é que é proscrito da economia mundial. Seja para teto de gastos ou para preços. Mas, por outro lado, em nenhum lugar do mundo civilizado há esta taxa de juros. Que foi mantida em favor de bancos e da ainda presente ciranda financeira. Que beleza, somos um país de ideías únicas. Também somos o único dos Bricks a ter uma educação decadente. mas isto não importa: A genialidade brasileira é tudo!! É única! Felizmente ou a espécie humana estaria extinta…..
Escapamos, por muito pouco, de nos tornarmos uma Venezuela. Graças a Deus podemos respirar um pouco, mais muito pouco, porque os bolivarianos continuam lutando para destruir o Brasil como conseguiram fazer com a Venezuela, onde Lula ajudou a implantar esse sistema nefasto, quando ajudou a promover Chaves e sua reeleição, com dinheiro da Odebrecht. A esquerda podre desse país continua lutando desesperadamente para reconquistar o poder, fazendo doutrinação de jovens retardados (manipulados) pessoas que não pensam por si mesmos e que estão sendo afastados de suas famílias e colocados dentro de escolas onde sofrem lavagem cerebral para lutarem pelo comunismo no Brasil, é surreal… quase inacreditável, parece brincadeira de mal gosto, mas não é, acontece diante de nossos olhos. País são proibidos de entrarem nas escolas onde estão seus filhos menores de idade sendo doutrinados por professores cooptadores e contando com funcionários públicos do Conselho Tutelar que fazem parte dos partidos de esquerda. As próximas gerações estão sendo dopadas com maconha e sexo livre como forma de dominação, e assim pretendem voltar ao Poder e destruir esse país. É preciso que os Governos Estaduais, além do Federal tomem providências urgentes para impedir que isso continue, ou o futuro do Brasil será mesmo tornar-se uma Etiópia, como já acontece com a Venezuela. Me desculpe o realismo direto, mas o espaço não me permite dissertar mais que isso, simples, mas não simplório.
Alguém acredita numa pesquisa TRUCO? É TRUCO!
Durante crises todos os países interromperam essa “sistemática”, daí vem o tonto do Temer e quer implementar bem no meio de uma crise? Só mais tonto que ele é quem apóia essa PEC dos infernos…
Eu não vou sofrer as consequências da PEC criminosa. Não dependo da saúde publica e nem da educação pública. Com tristeza vou ver nosso povo mais pobre voltar a senzala!!!!!!!!
Rombo de 110 bilhões de rombo em 2015. Rombo de 170 bilhões em 2016. Rombo de 140 bilhões previsto em 2017 (com teto de gasto). Total do rombo em 3 anos, 420 bilhões de reais. Ou seja, o teto ajuda mas não resolve o problema. Vai ter de aumentar os impostos e reduzir o gasto.
Palmas, palmas para esse fenômeno da matemática! Você merece um tocantins inteiro pela sua genialidade! Tragam um Nobel e outro para o caso dele perder o primeiro! MITO!!!!!!
Pais condenado ao fracasso com o povo dentro…simples assim..fuga de industrias e capitais ja ocorrendo,investimentos aqui ,se de especuladores da bovespa no quesito comodities.Saude,segurança,educaçao..serao inexistente..UMA BRAZUELA A VISTA DE TODOS E REFORMA TRIBUTARIA NENHUMA.
A Alex 241 é uma faca de 2 gomos, temos 2 situação: estabilizar a economia e fazer o país crescer.
No primeiro caso, concordo que a PrC é essencial, pois com uma meta de gastar menos que arrecada controla a inflação.
Porém tem outro lado, em uma crise aonde o governo tem que gastar para fazer crescer a economia (caso bolha imobiliária nos USA) o governo estará de mãos atada. E sucumbi em uma crise.
Impressionante, como vemos nos comentários tantos especialistas em gestão e políticas públicas entre outras áreas dando opinião de pouco conhecimento. Mal conseguiram interpretar o texto da Agência Pública.
Da mesma forma podemos dizer de nossos deputados e senadores, estes mal sabem o que fazem, no geral, são incompetentes em suas ações, e legislam em favor próprio tomando decisões baseado em “benefícios” que receberão.
No mais, somos uma colônia… vamos errar muito antes de chegar a algum lugar razoável… e quem sabe atingir “a independência da ignorância”.
O comentário mais lúcido que li por aqui !
E daí? Mania do Brasil querer copiar tudo. …Que aprovem a pec 241 e acabe com a mamata da esquerda que querem se apoderar do erário público.
Então deixemos como a Grécia, sem limite de gastos e fiquemos com uma dívida de 130% do PIB e com as aposentadoria tendo corte de 30% e milhares de funcionários públicos demitidos , sem contar o povo que perdeu negócios, poder de compra e luta para sair de uma crise profunda …. provavelmente o farão daqui há 30 anos….Afinal o Brasil eh tao rico com um povo tão inteligente e politizado….
Além das diferenças do texto, há que se lembrar que o Brasil é um país muito mais carente, e tem muito mais necessidade de programas sociais que países como Holanda, Finlândia, Dinamarca, Japão.
Finlândia e Holanda tem o dobro de programas governamentais que o nosso. O que muda é que lá fazem pesquisadores e cientistas, aqui vagabundo!
Discordo da forma como alguns programas sociais são aplicados, sem ir além do assistencialismo, sem pensar no longo prazo e em tornar as pessoas menos dependentes. Mas nossa renda per capita é bem menor que a da Finlândia e Holanda. Temos deficiências maiores em termos de estrutura de saúde e educação, por exemplo. Se nosso déficit é maior, a necessidade de investimento, creio que também seja. Acredito que seja diferente um país que já tem uma população com um nível de renda maior, um nível educacional mais avançado e uma estrutura de segurança social mais organizados, cortar gastos. No Brasil, não temos o mínimo.
É!….E O BRASIL COMO SEMPRE……ATRASADO!…….ESSE LIMITE FOSSE A 20 ANOS ATRÁS, O BRASILSÃO SERIA OUTRO!….PORÉM, ESSA TROPA DE VAGABUNDOS – LADRÕES DE BRASÍLIA SÓ ENCHERAM OS BOLSOS NESSE TEMPO;…LAMENTÁVEL!
A única solução é explodir tudo!
Eu minha opinião a PEC precisa ser aperfeiçoada, do jeito que está pode sim ser um risco que não faz muito sentido correr. A única coisa que poderia ser beneficiada no longo prazo seria a queda da Selic, onde sobraria dinheiro com a economia de juros.
Os serviços públicos são péssimo neste país. …pior que ai esta não deve ficar……eu sou favorável a essa regra….só quem se beneficia desta gastança toda foram gente que nunca trabalhou e ficou mamando no governo pete….e os funcionários públicos …..grandes maioria ganha pouco mas tem uma fatia considerável que presta péssimo serviços e está cheio de mordomias
A matéria não fala no ponto crucial, o poder de compra dos salários dos
trabalhadores nestes países. No Brasil com o poder de compra da grande massa de assalariados é muito baixa. Estes serão os afetados pela PEC. O governo vem com a conversa mole de que tem que administrar como administramos nossa casa. Pois bem, isto significa que se meu orçamento esta estourado e alguém da minha família
adoecer eu não poso fazer dívidas, isto implica que meu familiar morre???!!! Vocês fariam isto com seus familiares. Bem é isto que vai acontecer na saúde pública.Diz que se meu orçamento esta estourado não devo fazer dívida para pagar um curso para meu filho, inglês por exemplo. Só que educação não é despesa é investimento. Uma boa oportunidade de emprego no futuro pode depender deste curso. Mas os ricos podem fazer os cursos que quiserem, e os que não podem pagar que se ferrem. Este é o real espírito da PEC- diminuir a concorrência no mercado de trabalho onde se exige qualificação. Rico vira doutor, pobre vira auxiliar de enfermagem. VIVA A BURGUESIA !!!!
O poder de compra continuará sendo atualizado conforme o IPCA. Nada produz mais inflação de preços quando se resolve aumentar o valor do salário mínimo. Simples. Pense porque aumentar os preços dos produtos quando reajusta o salário mínimo? Lei da demanda e oferta. Simples. Se não sabe, vá lá pesquisar. A propósito, a PEC não é um pacote de bondades, é uma medida de contingência. Ou para você é melhor explodir a relação dívida pública/PIB? Pela sua lógica é melhor seguirmos o exemplo da Grécia ou até mesmo do Japão com este tendo sua relação DP/PIB vezes dois? Ó, minha nossa. Os ricos podem fazer o curso que quiserem… e as federais repletas da “elite”; se eles podem pagar, porque vão as universidades federais ocupar os lugares da população mais pobre? Nossa, é porque a educação é gratuita, né?! Ledo engano! Pagamos e pagamos já caro para termos uma educação básica LIXO!!!! E nenhum governante quis melhorar a base!!!!!! Que é fundamental! Mas não, tudo é culpa da “burguesia”. Então, lembre-se quando você for na venda de seu Zé, este que para ter seu negócio obteve empréstimos da “classe burguesa” para empreender, que comprando qualquer bem estará indiretamente financiando a burguesia. Quando você for ao supermercado, este obteve financiamentos junto aos bancos “burgueses” para construção e financiamentos posteriores para a compra e venda de bens de primeira necessidade, financiará também aos malvados burgueses. Quando você precisar de usar o cartão de crédito – caramba – você irá pagar juros, caso atrase, aos fdp’s dos burgueses. Caramba, que raiva dessa burguesia!!!!!! Viva La revolucion!
Olá Antje
Gostei do seu comentário porque deixa claro algo que
todos sabemos, embora você achasse que eu não sabia. Você escreve “Nada produz mais inflação de preços quando se resolve aumentar o valor do salário mínimo. Simples. Pense porque aumentar os preços dos produtos quando reajusta o salário mínimo? Lei da demanda e oferta. Simples.” Em outras palavras,
o problema do país é o salário da classe trabalhadora! Você termina com “Viva La revolucion!”, engano seu, existem outras formas de superar os problemas que enfrentamos, mas o sacrifício
não seria apenas da classe trabalhadora. E para terminar, quantas universidades públicas existem no Brasil? Qual o percentual dos cursos são noturnos, para os trabalhadores poderem estudar e trabalhar? E pela sua lógica faltando dinheiro para a saúde, morre mais gente e a renda per capita aumenta, sem precisar aumentar o PIB.
O teto dos gastos deveria ser aplicado de início aos magistrados do Brasil; esta classe de cidadãos da Republica que deveriam ser o exemplo, são os primeiro a agirem burlando a constituição, recebendo salários acima dos estabelecidos na
Constituição dos pais que tem como teto o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Mas como estamos no Brasil vamos dançando o samba do crioulo doido chamado sistema tributário nacional. Já dizia Roberto Campos: ” Manicômio Tributário Fiscal brasileiro”
Que título cretino. Dá a impressão que foi o FMI que preparou um estudo afirmando que isso nunca foi feito em lugar nenhum. Na verdade foi um tal de Truco(?) que analisou uns relatórios do FMI e chegou a essa conclusão…. ah…. vá se catar Truco
esse “truco” é da “Agência Pública” cujos “conselheiros” são ninguém menos que o Leonardo Sakamoto e do Petista Ricardo Kotscho, o amigão do lula!
ANÁLISE APÓS A REDAÇÃO FINAL DA PEC 241 PELA CAMARA DOS DEPUTADOS
AFINAL A PEC 241 REPRESENTARÁ DE FATO DIMINUIÇÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL EM SAÚDE?
Conforme o Art. 198, § 2º, Inciso I da Constituição Federal as ações e serviços públicos de saúde aportados com recursos da União devem ocorrer em no mínimos 15% (quinze por cento) da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, sendo que de acordo com a Emenda Constitucional nº 86/2015, essa alíquota será alcançada em 2020 de forma progressiva, com no mínimo 13,2% em 2016, 13,7% em 2017, 14,1% em 2018, 14,5% em 2019 e 15% em 2020.
Segundo o art. 2º da LRF, a Receita Corrente Líquida da União é obtida do somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos principalmente, os valores transferidos, por determinação constitucional ou legal, aos Estados e Municípios.
Assim hoje as aplicações em Saúde por parte da União devem ocorrer em no mínimo que vai de 13,2% à 15% da Receita Corrente Liquida do Exercício.
Conforme texto final de discussão da PEC 241 – C, na redação dos Arts. 105, incisos I e II e 102 disponível no site da Câmara dos Deputados http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao…, no exercício de 2017 serão aplicados os valores definidos no o Art. 198, § 2º, Inciso I da Constituição Federal ou seja 13,7% da Receita Corrente Líquida, porem a partir de 2018 o cálculo desta aplicação em Saúde, passará a ser apurada, em cada exercício financeiro, com base no valor do limite aplicado no exercício anterior, corrigidas pelo IPCA do período de 12 meses encerrados em junho do exercício anterior.
Portanto a PEC representará sim perda significativa de Recursos por parte da União na Aplicação em Saúde, uma vez que deixa de ter como base de Cálculo, a Arrecadação do Exercício, como ocorre com os Estados, Distrito Federal e Municípios, ou seja, no caso da União, com a apuração da Receita Corrente Líquida do exercício, para ter como base o valor que se aplicou no exercício anterior corrigido pelo IPCA, ou seja, despesas que alcançaram o estágio de Liquidação no exercício anterior.
Simples Matemática – A Arrecadação do Governo é crescente, enquanto os gastos passarão a ser limitados, não em relação a arrecadação, mas ao que se gastou no exercício anterior.
Assim a Arrecadação de 2018 não será menor do que a que a arrecadação de 2017, porém, de acordo com a PEC 241 as despesas aplicadas em saúde a partir do exercício de 2018 não terão mais como base as receitas correntes líquidas exercício, passando a ser calculadas com base no limite mínimo de aplicado em Saúde no exercício anterior.
Assim havendo aumento na arrecadação da União, devido à esse aumento não estar vinculada a aplicação mínima em Saúde, representará sim uma perda significativa de Recursos Aplicados em Saúde por parte da União, sobrecarregando os Estados e Municípios que passarão a ter que arcar com essa demanda reprimida, por força da Federalização do Sistema SUS, em que as três esferas de Governo atuam concorrentemente para suprir a demanda da População por Saúde.
Cabendo lembrar que a cobrança por Demandas de Saúde ocorrem de forma inversa, uma vez que os Cidadãos moram dentro de um Município que pertencem a um Estado dentro do Brasil, assim com a diminuição dos Recursos por parte da União refletirão diretamente nas demandas dos Municípios que são os locais onde esses cidadãos moram e buscam o atendimento primário (Atenção Básica), Intermediários (Especialidades) e Medicamentos.
Ricardo dos Santos Braz
Advogado
Contador Público – atuando na Área de Finanças da Saúde Municipal.
Cara assinado por um servidor publico, logico que esse retardado nao ira querer que a pec passe, é mais grana pro bolso dele ne meu querido, uma pec dessa fara que se congele os aumentos absurdos de servidores publicos que nao fazem nada.
Bem…como de costume, quando o governo se apressa em votar algo, com certeza é para benefício próprio, até hoje nunca vi correrem com uma votação que estivesse ligada diretamente ao bem da População, sendo assim ja acredito que exista uma certa maracutaia nesta PEC
Parece que o pessoal que leu a matéria não entendeu.
Não existiu um único país que tenha feito um teto como essa aberração da PEC 241. E ainda por cima todos tiveram seus tetos modificados.
Por que as pessoas se xingam em um debate de ideias?
Porque da raiva da burrice de petista cara, os cara chega a ser retardado, o Lula roubou, voce fala que quer o cara preso, eles vem com facista,com coxinha, com aecio, eles nao entende que quem ta defendendo ladrao sao eles, nos queremos que Aecio vai pra puta que pariu, junto com lula,renan,cunha,dilma,palocci,marcelo, itaquerao,petrobras e outras porcarias a mais. Quem defende o pt em sua maioria é a torcida do corinthians, que por sinal é gigantesca.
Correção monetária de salários também não existe em nenhum outro país ! Uma aberração populista que só existe aqui ! Com o objetivo de fomentar a criação de sindicatos e criar crises cíclicas ! Um dos motivos pelo qual o Brasil so consegue voo de galinha !
A correção monetária de salários foi extinta com o Plano Real, os salários desde 1994 nunca foram corrigidos pela inflação automaticamente, só as aposentadorias do INSS.
Ninguem disse que é automática . É bem pior que isto passa pelos sindicatos (pra faze-los parecer fortes e legítimos defensores dos trabalhadores). Experimente um patrão se recusar a corrigir salários pela inflação . O sindicato ajuíza e a “Justiça do Trabalho”determina não só a correção mas o pagamento integral dos dias parados e que quebra uma multa ! O que eu quero é que justamente seja impossível o sindicato ajuizar o dissídio ! Para manter os privilégios de alguns muitos perderão o emprego ! Como acontece exatamente agora : 13 milhões de desempregados ! Capici ?
A PEC preve os proximos 20 anos com revisao daqui 10 anos, porém o próximo presidente pode encaminhar uma nova PEC e realizar a alteração que o país precisar.
Basta para isso ter votos favoraveis 3/5 do congresso e do senado.
dificil entender q alguem seja contra o limite de gastos… O argumento q sera reduzido o investimento em saude e educacao nao cola , pq o gasto sempre vai para areas nao necessarias( marketing , aumento salarios setor publico , etc) Se deixarem os politicos gastarem mais jamais o dinheiro ira para saude e educacao. Nao somos tao civilizados , aqui tem q limitar mesmo
A verdade é uma só, diante de tanta maracutaia política escancarada pelo PT e camaradas, só com um teto de gatos para esse país não falir de vez!!!!!
essa pec 241 é mais um golpe do safado conspirador e corrupto michel temer é uma ingerência nos mandatos dos próximos presidentes que deverão revogar esta medida totalmente inócuo num Estado caríssimo como o brasileiro em parte pela podridão da corrupção política.
Voce é contra o Michel Temer ? Mas é a favor de deixar a grana pra ele ? Cara voce é muito bom para seus inimigos, queria um cara assim como voce, nao gosta de mim, mas me tras bilhoes de reais.
Se o PT não tivesse pilhado o Brasil, nada disso seria necessário
Sou totalmente a favor de limitar os gastos, mas eu acho que no longo prazo o funcionalismo público vai ficar com todo o dinheiro arrecadado, de um modo ou de outro eles acabam burlado a regra para poder ter aumentos e ficarem com salários astronômicos..
Ainda tem coxinha com esse discurso que o PT quebrou o Brasil? Quanta alienação…
Uns dados para reflexão:
Valor de mercado petrobras
2002 – 15 bilhoes
2015 – 116 bilhoes
Posição em economias do mundo
2002 – 13º
2015 – 7º
Taxa de pobreza
2002 – 34%
2013 – 18%
PIB
2002 – 1,4 trilhoes
2015 – 5,9 trilhoes
Esses são só alguns dados. Antes de criticar com ódio, pesquise.
Quanto a essa PEC, por que 20 anos? Será que educação, saúde e segurança já possuem um investimento suficiente para serem congelados por 20 anos?
2002 Fim do Governo FHC, criador do Plano Real, tirou o Brasil da Miseria com 1000% de inflaçao, fez o que deu pra fazer, pra consertar a cagada do Sarney( Esquerda), o cara simplesmente liberou dinheiro pra geral, o pobre tava todo alegre porque chegava no mercado e podia comprar de tudo, o governardo mandou decretar preços fixos, existia os fiscais do Sarney, os pobre tava todo alegre e sorridente, quando o governo resolveu liberar, a inflaçao disparou, o salvador foi FHC.
FHC ajudou muito sim, inclusive votei nele em 1994 e 1998, no entanto sua politica nao estava voltada a pobreza, e seus números em desenvolvimento, PIB, renda per capita e educação são pífios.. Vamos ter coerência, afirmar que o PT quebrou o Brasil é um discurso repetitivo, midiático e sem fundamento.
Outro Detalhe, Sarney não é e nunca foi de esquerda, na verdade ele nem tem ideologia, assim como o PMDB, está sempre do lado que lhe dá mais vantagens.
Outra coisa, o que eu tenho a ver com a petrobras ? Segundo o Moro, Cunha,Lula,Dilma,Palocci,Marcelo,empresario,banqueiros ficaram bilionarios roubando essa empresa, ah e se a petrobras é mim, quero vender minha parte, como faz ? Ou pega um pouco dos 200 milhoes de cunha, ou do triplex do lula, como que eu ganho isso ai ?
Só pode ser comunista esse FMI
Não existe em nenhum outro país porque só aqui tem tanto idiota no governo. Engessar os gastos 20 anos fará o Brasil parar no tempo. Daqui a 20 anos teremos a mesma infraestrutura arcaica de hoje. Seremos pior que Cuba.
Pra voce ver o que o PT conseguiu, destruiu a economia que estava em recuperaçao quando FHC assumiu, o Luladrao começou a despachar grana para os amigos, banqueiros, dono de empreiteiras, empresarios e a elite, deixou a classe media sangrar e acabou com o pais, o rico ficou milionario no governo petista.
https://oestadodoamapa.files.wordpress.com/2015/09/dilmaecunha.jpg?w=720
matéria irresponsável feita por pro-homosexuais, pro-pt e bandidos em geral
COMO SEMPRE QUEREM COPIAR ECONOMIAS DE OUTROS PAISES, RICO DIGA SE DE PASSAGEM. ISSO VAI AFETAR SO OS POBRES E CLASSE MEDIA. E MAIS UM GOLPE CONTRA OS POBRES, 20 ANOS, QUE COISA ESTUPIDA. COMO SE PODE PREVER ECONOMIAS DAQUI A 20 ANOS. ESPEREM SEUS PAU MANDADO, MARRONZINHOS,,!!!!!!
Só definir limites realmente não vai resolver. O que tem que haver é qualidade de gestão . Quanto a limites, lei de responsabilidade fiscal já estabelece limites. Só gastar o que arrecada. O problema é que ninguém respeita a lei. Por que acreditar que vão respeitar os limites? Nosso poder está no voto. Temos que eleger gente de qualidade. Enquanto houver tiriricas, bolsonoros, renans e cunhas no congresso, estaremos literalmente nas mãos de Deus.
Ninguem respeita ? O PT foi o unico partido que governou depois que a lei surgiu.
Kkkkkkk piada. …Lula já pegou o país decolando por causa do plano real, e o que ele fez esse tempo todo enquanto a economia subia? Aparelhou as instituições, e chefiou a quadrilha do mensalao e petrolao, ao mesmo tempo juntamente com os partidecos nanicos esquerdopatas, tentaram implantar um regime bolivariano tipo Venezuela aqui no Brasil, Graças a Deus o tiro saiu pela culatra. A partir de agora tudo que a esquerda for contra, eu serei a favor e tudo que ela for a favor eu serei contra.
Lula pegou o país com 12 milhões de desempregados.
lula e dilme vc não cita?
Tem que citar o Bolsonaro. Tenha vergonha na cara, cite seus ídolos corruptos. O Bolsonaro, até que se prove o contrário, é honesto. O Lula tbm neh???…. brincalhão.
O Bolsonaro é da gangue de cunhetes que afundaram o Brasil, seu Everaldo.
Ajudou a aprovar todas as Pautas Bomba que nos levaram ao buraco.
Vc se esqueceu de citar os nomes dos presidentes, senadores e deputados esquerdistas (PT, PC do B, PSOL, PDT, etc.) que quebraram o país nos últimos 13 anos de desgoverno !
O legal de todos os comentários é que cada um a sua maneira tem uma idéia para melhorar o país, ninguém pensa ou melhor vê que esta divisão é oque os lideres ( governantes) querem.
Assim perdemos poderes de luta pelo oque de fato precisamos. Sim cortar gastos com salários do funcionalismo publico é necessário, assim como teto para gastos público resalvando saúde, educação, e salário minimo que é oque colocara este pais no rumo de um crescimento para brasileiros.
Salientando que penas para corruptos tendem a ser mais duras e inflexíveis, sem brehcas para recorrer. Assim como para cada cargo pleiteado, seja obrigatório ter conhecimento técnico e experiência para tal, e não somente usar a falta de conhecimento da população brasileira menos conhecedora de seus direito para se elegerem.
A PEC 241 tem como principal objetivo pegar mais impostos do povo e ser transformado em dinheiro privado dos político ou seja todos os políticos irá aprova-la pois eles sabem que com ela em vigor, irá receber muito mais e também vai ter muito mais dinheiro para roubar, enquanto o pobre fica mais pobre do que já está, o político bandido fica cada dia mais rico, roubando dinheiro público que deveria ser usado em investimentos para melhorar o país, que na verdade é usado para melhorar a vida dos políticos, e viva o Brasil, país sem lei e regresso!
No ano que a Dilma lançou o slogan “Pátria Educadora” (2015) ela cortou da Educação R$ 10,5 bilhões sabes quantas escolas foram invadidas? Nenhuma.
Sabes quantas Escolas estão sendo contra a PEC que vai parar esses cortes? 60
Conclusões:
1 – Movimento estudantil é braço de alguém!!! E Não esta preocupado com a Educação.
2 – Direta tem de aprender a fazer mobilização como a esquerda. E os movimentos não fariam isso, ir contra seu próprio governo.
O Mesmo raciocino faz pra saúde que também teve cortes em 2015 com relação a 2014.
Agora imaginem se não houvesse o teto de gastos na Holanda, como passaria pela crise de 2008, com despesas maiores!
ai eu pergunto quanto ganha um operário holandês e quanto ganha um deputado por lá? onde mora um operário na holanda e onde mora um medico ou um politico? por la podem morar no mesmo prédio.. estudar na mesma escola e serão atendidos certamente no mesmo hospital.. holanda suécia Finlândia são exemplos de educação e sociedade justa.. não tem como comparar com esta selva chamada brasil
Interessante o artigo que na minha opinião confirma a importancia dessa PEC. Veja que esses países utilizaram esse controle por uma pequena quantidade de anos e depois abandonaram com a crise de 2008 e a proporção divida/PIB caiu nesse período de controle que é o objetivo da PEC. Se esses países tivessem continuando com ele controle talvez só suavizando ele nos anos de crise essa proporção poderia não ter aumentado novamente.
O Brasil… Sempre pioneiro… No quesito PICARETAGEM!!! E o povo gosta e aplaude os Golpistas Quadrilheiros!!!
Tadinho, tão ingênuo!
A 241 não limita gastos com a dívida, logo, o gestor precisando fazer obras, sabendo que o orçamento sofre restrições, optará pelo endividamento. Estou certo?
Não. Agora os políticos teram obrigativamente mais responsabilidade com o orçamento, principalmente o Congresso e lembre-se enquanto pra alguns é a “PEC do fim do mundo” pra outros é a “PEC anti-pedalada”. Quem vai querer fazer endividamento com essa crise ?
Num país onde existem Dilmas, Lulas, Renans ,Cunhas, Aécios, Kassabs, Malufs e companhia, era necessário que a PEC durasse até mais de 20 anos!
Pra quem tem filho em escola particular, plano de saúde, carro blindado, e aplica dinheiro em títulos do governo, essa PEC é uma maravilha. Se você não se encaixa em todas as anteriores juntas, desculpe, sifu !!
Na verdade essa PEC está sendo criada para privilegiar a Classe Alta… Mas com o tempo, ela vai virar um tiro no pé deles próprios… Porque daqui há alguns anos os pobres trabalhadores, que estarão miseráveis – pois não há escravo que aguente tantos desmandos e exploração por parte de uma sociedade burguesa e fascista como a que estamos vivenciando no Brasil de hoje – vão acordar e sem ter o que fazer, vão se unir e começar a atacar e saquear os milionários que agora estão sendo beneficiados por mais esse Golpe da Elite junto com esse Governo Golpista!!!
Então vc acha que esse Governo, vai aumentar de 12 milhões para quantos o número de desempregados? Daqui 2 anos temos eleições e vc acha que esse governo ainda vai quebra mais o Brasil?
No ano que a Dilma lançou o slogan “Pátria Educadora” (2015) ela cortou da Educação R$ 10,5 bilhões sabes quantas escolas foram invadidas? Nenhuma.
Sabes quantas Escolas estão sendo contra a PEC que vai parar esses cortes? 60
Conclusões:
1 – Movimento estudantil é braço de alguém!!! E Não esta preocupado com a Educação.
2 – Direta tem de aprender a fazer mobilização como a esquerda. E os movimentos não fariam isso, ir contra seu próprio governo.
O Mesmo raciocino faz pra saúde que também teve cortes em 2015 com relação a 2014.
Que criou o rombo foi o P T com o apoio do PMDB, seu vice eleito junto na chapa!
Jura que a economia americana já saiu da crise? kkkkkkkk
Claro, até porque para manter o superávit, tiveram de recorrer ao aumento das dívidas da União.
o 13582196, porque ao invés de mudar a constituição agente não aplica ela? taxação de grandes fortunas está lá. é só ler. mas pelo jeito vc não sabe ler, já que não entendeu nada da matéria. mas ao invés de aumentar a receita em cima dos ricos vamos cortar os gastos com os pobres… FANTÁSTICO!!!
Cara que grande ideia essa, vamos taxar as grande fortunas, o que voce acha que vai acontecer ? Vou fazer um jogo de pergunta e resposta pra voce assinalar, pra ficar mais facil pra vc.
1 – Os milionarios vao sair e levar suas empresas juntos, para um pais com carga tributaria menor, aumentando assim o desemprego, vite Grecia.
2 – O milionario vai fazer igual fez o Marcelinho amigo do Lula, parcerias com o governo e fiscais, dando uma graninha por fora .
3 – O Brasil ficara sem Supermercados, sem Smartphones, sem hospitais, sem empresas como Samsung, Google, Microsoft,Coca-Cola, ou seja, essa porra que voce ta acessando agora ficara na mao do governo, onde uma minoria tera acesso. (Vie coreia do norte e Venezuela) .
Cara, esta questao do IGF existe em outros paises, por exemplo a Franca, Espanha, Holanda e Noruega, nao e invencao do Brasil. Mesmo nos EUA eles tem um imposto absurdo sobre heranca (mas nao em vida). Creio que os pontos 1, 2 que voce falou sao relevantes, porem creio que na Grecia, mais do que sobre grande fortunas, e o resultado efeito ciclico de aumento da carga tributaria, diminuicao do consumo com diminuicao da arrecadacao e retracao do mercado que acaba se retroalimentando
Agora sobre o ponto 3 – quem comanda estas empresas ja nao mantem suas fortunas aqui. Ha uma legislacao sobre o reinvestimento de parte do lucro e da remessa para o exterior, e mais, muito dificilmente uma grande empresa que ja esta instalada deixaria um mercado tao grande e com tanto potencial como o Brasil
Em minha humilde opiniao, estes argumentos sao parte do lobby de quem tem muita influencia no mercado financeiro e tem boas relacoes politicas. Talvez por isso esta ideia nao va pra frente. Mesmo para grandes investidores com muitos investimentos nao e simples se reestabelecer em outros paises, e nao creio que o custo/beneficio de arcar uma aliquota de 0.5% – dificil, mas nao impossivel – seria razao suficiente para expatria-los. Mas claro, e uma ideia que enfrenta muita resistencia por esta classe e dificilmente passaria.
Eu trabalhei por 25 anos no mercado financeiro. Sempre que são taxados, eles simplesmente repassam seus custos nas taxas de mercado, ou seja, transferem para a população. Eles sequer temem isso, porque é óbvio. O discursos esquerdinha, socialismozinho de M…. não funciona
Bom, voce sabe muito mais de mercado financeiro do que eu isto e certo. Porem, sendo factual, assim como o IR, o IGF e uma carga muito mais dificil de repassar que o ICMs por exemplo, que voce simplesmente adiciona na mercadoria. Eu respeito a sua opiniao como a de todo mundo que estiver disposto a debater honestamente. Pra mim o problema e fazer uma divisao excessiva entre direita e esquerda. Tem politicas do Temer que podem funcionar assim como algumas politicas do Lula ja funcionaram. O frustrante e quando as pessoas tentam discutir tudo baseado em esquerda e direita, nao digo que e o seu caso. Mas muita gente renuncia o direito de pensar por si pra ficar no velho discurso padrao, direita x esquerda
Deixa eu ver se eu entendi. Respeitar a constituição não é uma opção? Brasil colonia desde 1500! Damos graças a deus por ter um senhor de engenho que nos dá umas migalhas. Realmente o problema do brasil é que está cheio de brasileiros.
Porque você tem uma visão limitadíssima e o que você considera grandes fortunas nada mais é do que o valor de empresas com milhares de empregos gerados diretamente, não é necessariamente dinheiro vivo!
Eu realmente não consigo entender porque que vcs LEGALISTAS odeiam tanto uma lei. Está lá! Não é uma ideia minha. Porque não respeitar a lei máxima de um pais?
Quem odeia as leis são bandidos, e essa constituição foi criada por esquerdistas ressentidos no pós ditadura, nem deveria existir da forma como é. Não achamos que seja necessário aumentar impostos de grandes fortunas, simplesmente porque como eu disse, essas grandes fortunas são e geram empregos. E é necessário que essa PEC para conter abusos, caso contrário, num futuro próximo toda a arrecadação federal será usada para pagar dívidas ao invés de gerar empregos ou “benesses sociais”! Verdadeira justiça social é reduzir impostos pagos pelos trabalhadores equiparando esses impostos aos pagos pelos ricos.
Se taxar as grandes fortunas, elas vão embora do país, simples assim. Acabam os investimentos no Brasil e nos tornamos a Venezuela Bolivariana Miserável, sonho dos esquerdinhas otários manipulados e idiotas-úteis
Então o problema da Venezuela foi a taxação de grandes fortunas? As empresas vem ao Brasil, porque mesmo pagando um monte de imposto sobre o salario, o custo de um “idiota-util” aqui é muito menor que no resto do mundo, só perde pra China e sudeste asiático. Mas vai lá direitista otário manipulado. Continua defendendo o seu senhor de engenho. Agradece cada dia que voce vai pro tronco, senão vc não vai ter uma senzala pra dormir.
E diga se de passagem q antes de chegar a presidencia o pt sempre foi contra superavit.. controle de despesas etc..
PT foi contr a CF 88 (não a assinaram), contra a Lei de Responsabilidade, … contra tudo que é democrático e republicano !
Como é bom ver q tem brasileiro q enxerga.. hj um dos lideres dele chora pra sair da prisao falando q esta com a familia em dificuldades financeiras
A idéia de usar uma PEC ao invés de uma lei ordinária me parece somente para dificultar a sua alteração, que com certeza, conhecendo os políticos brasileiros, virá num momento de economia melhor. Aposto numa vigência plena de 4 anos no máximo se aprovada.
oh! grande sábio, taxar grandes fortunas impede empresários honestos de construirem fábricas contratarem milhões de trabalhadores!
Parabéns, “Congresso em Foco”, matéria imparcial e educativa, como deveria ser a nossa digníssima mídia majoritária, mas, ela não está nem um pouco preocupada em informar a realidade da nossa atual situação. Sua única meta agora, parece ser dar sustentação ao governo que ela ajudou colocar no poder, mesmo que para isso, tenha que esconder de nós, simples mortais, as contradições e equívocos que todos os governos comentem, em maior ou menor grau. Não estou dizendo, que o governo passado era uma maravilha, e nem que o atual governo seja o que de pior existe, mas está claro, que essa tal PEC dos gastos público, da forma que está sendo proposta, é no mínimo um salto no escuro.
PEC 241 não vai alterar nada pois educação , saúde , segurança públicas não funcionam pagamos tudo novamente para iniciativa privada e olha que já pagamos impostos demais.
A intenção da PEC é fazer todo o povo brasileiro ter que pagar por serviços privatizados daqui há alguns anos por que os serviços públicos estarão na mais completa miséria, muito maior do que a que existe hoje, correndo o risco de fechamento ou serem extintos de fato. Deixar o investimento para a iniciativa privada é esquecer que hoje mesmo temos serviços privatizados cheios de problemas, com muitos vícios e cartéis operando sem fiscalização, que aliás também será prejudicada pois se não há verbas, também não haverá fiscalização e as empresas privadas vão fazer o que querem, já que também o sistema judicial também não funciona como deveria. Ocorre que a grande maioria da população brasileira não tem renda para pagar mais do que o básico e se formos pagar por saúde, educação, segurança pública e outras necessidades a situação social deste país vai piorar muito mais do que está hoje e entraremos numa crise sem precedentes dentro de alguns anos. Repare que a limitação de gastos só foi adotada em países onde a renda é alta, a desigualdade é baixa e os investimentos governamentais são muito maiores do que os do governo brasileiro. Dizer que com menos verbas os serviços públicos vão melhorar por que vão ter que gastar mais racionalmente e com eficiência é outra falácia, pois a maioria está contaminada pela corrupção que vai impedir qualquer melhoria no controle de gastos.
Parece que querem usar o Brasil como cobaia.
Golpearam e empurram essa joça em um ataque neoliberal capitaneado por corsários.
obs.:Para quem nunca viu o gráfico do PIB do Brasil e fica falando besteira. Atentar aos anos. https://uploads.disquscdn.com/images/34e44eba53962118c5db64d70d91be3cedd7c4ac2b1012ce6f417300f7510783.jpg
Os pseudo-esquerdistas, não tem argumentos plausíveis e sempre partem para as ofensas pessoais. Aceitem, a esquerda no Brasil será exterminada.
Sonha Alice, sonha menina!
A PEC é adequada ao “modelo de corrupção”, que também não existe em nenhum outro lugar do mundo.
NÃO ENTENDO PORQUE O FILHO DO LULA ESTA ESCREVENDO AIII NAS RESPOSTA… CARACA ALGUÉM TEM QUE GRADEAR ELE…
PEGA, PEGA, PEGA, ACHO QUE É O LULINHA OU O TAL TAIGUÁRA…
Não se pode comparar Holanda com BRASIL, por exemplo. Seria uma covardia. Mas sem esse arrocho, como promover a gastança e a festa NEOLIBERAL no andar de cima? A PEC veio para fortalecer o mais forte e enfraquecer as políticas sociais. Não pode passar, embora vá.
99% das pessoas que aqui estão comentando, sejam contra ou a favor, sequer leram a PEC. Essa é a única explicação para tanta besteira escrita aqui. A PEC vai passar e será um grande avanço caso consigamos aprovar outras mudanças de ordem econômica e, principalmente, política. PEC sem as outras reformas não será tão eficiente mas ainda sim tem grandes chances de surtir efeitos positivos na economia. A reflexão que todos deveriam fazer e a seguinte: Como nossos governantes estão aplicando a montanha de dinheiro que TODOS nós pagamos em impostos? Construir uma escola ou hospital custa realmente o que vem custando nos últimos 30 anos? Qual o tamanho do ralo da ineficiência e da falta de gestão e planejamento? E o da corrupção? Se reduzirmos (eliminar ninguém conseguiu em nenhum lugar do planeta) a níveis aceitáveis essa sangria o orçamento do Estado da e sobra para pagar tudo! Com a PEC ficará mais fácil enxergar o tamanho dos ralos e com isso mais fácil de exigir mudanças!
A proposta engessa o Brasil. Está clara a proposta de favorecer rentistas e o mercado em detrimento da maioria. A PEC 241 representa o que há de mais perverso em termos de políticas públicas, é a cara do neoliberalismo cruel, que ainda punirá a classe média com mais sacrifícios. Com tanto arrocho, onde o governo achou grana para “abençoar” a grande mídia, dar banquete nababesco e”alimentar” o caixa dos aliados? Sem falar dos aumentos salariais a servidores “fieis”. Se a coisa já não ia bem, ficou muito, muito pior. E a queda ladeira abaixo já começou.
Demorou para decorar o discursinho esquerdinha, hem?
Mais uma que não leu a PEC. Ou leu mas não entendeu. Ou entendeu e é burra mesmo!
Pelo amor de deus!! estamos falando de Holanda, Suécia, Finlândia.. países extremamente civilizados, com altíssimo índice de desenvolvimento humano, aonde as pessoas tem noção do que seja exercer cidadania e responsabilidade civil. Aonde os políticos não tem regalias e respondem por seus atos como qualquer outro cidadão. O que estamos vendo no Brasil é uma tentativa extremamente mal intencionada de durante 20 anos congelar investimentos em saúde educação e segurança. Não esquecendo que os investimentos nestas áreas são muito baixos e juntos representam menos de 10% orçamento. Tenho certeza que os incautos que hoje apoiam esta PEC ainda vão ter muito tempo pra se arrepender dos resultados que ela vai gerar. Com exceção dos bancos, dos grandes investidores, das multinacionais e da classe politica.. a tendencia é que a população como um todo seja muito prejudicada.
Concordo, Alexpher. Essa proposta é indecente e de resultados catastróficos. É talvez a pior gestão que tivemos, depois de FHC.
Na Holanda Japão etc nao temos uma legislação trabalhista comandadas por sindicatos e muito menos a economia vive a base de crediário a perder de vista ,na Holanda e no Japão e outros países o setor publico não ganha 20 ,30 40 vezes mais que a renda perca pita do trabalhador igual acontece aqui aonde o judiciário é um afronto a sociedade..Brasil so dará certo se fizerem a reforma trabalhista e o corte do crediário caso contrario sempre teremos inflação ,economistas ligados aos governantes são contra a pec 241 porque vai congelar seus salários e muitas mordomias serão cortadas …
investimento em educação saúde e segurança tem que ser calculado per capta, ou seja levando em conta o numero de pessoas que utilizam estes serviços. imagina daqui a 20 anos com o crescimento da população.. na realidade o investimento que ja era baixo esta sendo reduzido.. e muito.
Tudo bem mais deveriam incluir salários de políticos em geral e servidores públicos e convenhamos 20 anos e muito tempo a grande maioria que esta ali não vera o fim dessa PEC esagero tambem e ruim .
O fato é a PEC vai passar, o povo brasileiro validou o impeachment e deu carta branca para Temer, mas para nosso alívio, se alguma coisa não der certo, o próximo governo vai dar um “jeitinho brasileiro” e alterar a PEC, é sempre assim,
nada aqui é permanente, basta ver quantas emendas tem a nossa constituição.
Mas políticos iguais aos brasileiros há muito tempo também não existem nos países citados. Os problemas deles são diferentes dos nossos. Eles têm uma educação pública de qualidade, têm saúde pública de qualidade, têm segurança pública de qualidade, têm previdência de qualidade. E nós ? Se vc não sabe o que vai acontecer no Brasil daqui a 20 dias, como vc pode saber o que vai acontecer daqui a 20 anos ? Só das cabeças dessa quadrilha comandada por banqueiros, CNI e a MÍDIA PODRE para brotar uma monstruosidade dessas. E o que mais me admira são os muitos babacas assalariados, dependentes da previdência, educação, segurança e saúde públicas batendo palmas para uma excrescência dessas, como se fosse um bando de macacos prestes a ganharem bananas. Lamento pelos jovens pobres deste país. Não terão oportunidade nenhuma !
Que chamadinha safada essa do título…rsrsrs
quero que as pessoas contra o teto deem alternativas
e não o conto de fadas de taxação dos ricos…se isso resolvesse
maravilhoso
já sei!!! vamos taxar os desvios dos corruptos…
isso, imposto em cima do que empresas e políticos roubam
maravilha…..
Sou contra essa PEC 241… Quer alternativas???? Cortar 300 Deputados, 50 Senadores… 50.000 Cargos Comissionados do Governo… Metade dos Ministérios… Cortar os salários dos Três Poderes em 80%… Cortar as Verbas de Gabinete dos Políticos em 90%… Cobrar das empresas sonegadoras os impostos atrasados ou não pagos… E principalmente mudar o sistema Político Brasileiro, tornando Corrupção e desvio de verbas crimes hediondos, com prisão perpétua, melhorando a fiscalização desses crimes e sendo obrigatório que os candidatos a um cargo Político sejam formados em administração, tenham bons antecedentes criminais… Com tudo isso sendo aplicado, não teremos mais bancos e agiotas sendo beneficiados por Politicagem, os juros vão diminuir, a dívida pública vai diminuir e o cidadão de bem será beneficiado com uma máquina pública enxuta, com diminuição de impostos e melhoria nos serviços públicos!!
Eu queria muito ver a corja petista e seus lambe-lambe explicar o por que da educação e saúde, que eles tanto falam, está um verdadeiro caos em todo país mesmo depois de tantos anos cheios de investimentos como eles dizem.
Me dá nojo ver esses petistas e esses jovens manipulados aí na tribuna que, em sua maioria, NÃO sabe nem o que estão fazendo aí.
Bom mesmo vão ficar a saúde e a educação daqui pra frente, com o corte dos investimentos por 20 anos…
O que as pessoas não entenderam ainda é que o Congresso está fazendo a reconciliação do passado com o futuro, pois com a aprovação do teto o congresso corrige a gastança desenfreada que o PT fez: gastou em 13 anos o que somente poderia ser gasto em 25 anos.
Por outro lado, o PIB que o Brasil levou 502 anos pra ter, o Lula quintuplicou em 8. E aí?
Acho que o Brasil merece ser profundamente estudado em várias Teses de Doutorados nas maiores Universidades do Mundo! Só assim mesmo pra entender o que se passa com a cabeça do povo imbecil que temos, completamente manipulado por uma mídia canalha que aceita passivamente um absurdo desses pelo simples fato de que “é contra o o PT”! É a vitória do discurso raso, da falta de discussão, da imbecilização, da pura falta de lógica do “inimigo do meu inimigo é meu amigo”!
Boa sorte pra nós! Que futuro péssimo teremos pros nossos filhos!
Isto é que é uma matéria jornalística de alta qualidade. Fica claro que o buraco pode ser mais embaixo, e que a ‘salvação’ pode ser mais uma jabuticaba mágica. Esta PEC é um ato de desespero do governo e setores dominantes, que não sabem como lidar com as demandas crescentes (e conflituosas) decorrentes do modelo da infeliz Carta de 88. O governo surfa na derrocada do lulopetismo para impor uma aposta perigosa. Será que haveria timing pra mostrar que há um ‘elefante na sala’, que o rei está nu? O que se está tentando fazer de afogadilho é desmontar sem mais debates o (de fato inviável) estado corporativo delineado na CF/88. Como o Legislativo não tem moral pra cortar gastos e alocar prioridades (vide seus salários em comparação com os demais), está sendo convidado a se demitir, durante até 20 anos, de sua prerrogativa de elaborar um orçamento realista e decente. Como Ulisses (o de Ítaca), o CN está se amarrando no mastro do navio pra não sucumbir, como sempre, ao canto das sereias: vai ter que se virar ‘revirando migalhas’ orçamentárias, daqui pra lá, de lá pra cá… sem nada importante pra decidir (seus beneficiários eletivos, os servidores, estão garantidos). A base ou patamar de gastos está degradada pela depressão, e fazer crer que possa se estender por vinte anos, quase uma geração, é chamar de parvos os que observam tudo estupefatos. Se passar pelo teste da eleição de 2018, virei aqui me desculpar de joelhos.
O FMI tá certo! Somente se esqueceu de dizer que em nenhum outro país tem-se feito tanta folia com o dinheiro público como neste Bananistão. Isto desde os tempos de Cabral. E agora, como vamos consertar o estrago, o FMI tem alguma receita?
PEC JÁ!
O Brasileiro tem o que merece. É MUITA BURRICE. Não entenderam que agora tanto faz ser PT ou PSDB/PMDB. É nós contra eles. O PT quando estava no governo tentou a mesma coisa, mas não teve apoio político. Agora apenas inverteu quem está no poder e o aumento do apoio político. O PROJETO É O MESMO!!!! Ao inves de combater a corrupção, previlégios e desvios de dinheiro público, estão passando a conta para a Sociedade.
A nossa saúde e educação estão muito abaixo do ideal e mesmo assim ambas tem recebido investimentos no passar dos anos acima da inflação. Com a proposta, haverá ainda mais sucateamento de ambas.
Os países mencionados podem se dar ao luxo de efetuar cortes visto que a saúde e educação principalmente na Holanda estão a anos luz da nossa. Além de não haver a corrupção que acontece aqui.
Desde que os 3 bi estejam disponíveis pra eles, esses canalhas vão ferrar com o povo.
FMI esse outros países sempre teve muito mais investimento social e até Estado de Bem Estar Social coisa que nunca existiu no Brasil. Por aqui falta investimento social. O Maior Gastos vai e para operações compromissadas e operações de swap cambial que só dar lucro para bancos e especuladores internacionais quem o FMI defende. A PEC está fora da realidade Brasileira. A PEC e para dar dinheiro a bancos e não bem cortar gastos vai ate aumentar gastos só que para bancos.
Mas políticos iguais aos brasileiros há muito tempo também não existem nos países citados. Os problemas deles são diferentes dos nossos. Eles têm uma educação pública de qualidade, têm saúde pública de qualidade, têm segurança pública de qualidade, têm previdência de qualidade. E nós ? Se vc não sabe o que vai acontecer no Brasil daqui a 20 dias, como vc pode saber o que vai acontecer daqui a 20 anos ? Só das cabeças dessa quadrilha comandada por banqueiros, CNI e a MÍDIA PODRE para brotar uma monstruosidade dessas. E o que mais me admira são os muitos babacas assalariados, dependentes da previdência, educação, segurança e saúde públicas batendo palmas para uma excrescência dessas, como se fosse um bando de macacos prestes a ganharem bananas. Lamento pelos jovens pobres deste país. Não terão oportunidade nenhuma !
Só cego nao ver que essa PEC , a ser implantada por um grupo de deputados envolvidos em escandalos de corrupção está sendo feita para melhorar o Brasil. Os resultados serão nas costas do povo. Eles por sua vez estão animados pois não irá sobrar pra os mesmos. Nem precisa ser petista ou de esquerda pra ver isso.90 bilhoes foi o tal rombo que Dilma deixou, pois bem Temer aumentou pra 170 e já gastou tudo com incremendo de mais 18 bilhos. A ´previsão é de 130 bilhoes pra 2017 a divida publica dispara em apenas 6 meses de Temer. Vão esperar tirar agora dinheiro do povo do pensionistas já há um investida de tirar a correção atraves do salario minimo. Mas os bancos estão livres. Educação e Saude no meio . Por isso querem tornar o povo analafabetizado pra acreditar só no que vai ver na Globo e Cia, com a tal Escola sem partido, ou seja Escola onde esclarecer sobre politica será proibido. Belza o país que se forma. Decadencia total.
Não entendo porque tanto xororô. Se o país voltar a crescer e for realmente necessário aumentar o teto, basta modificar a Emenda Constitucional, com maioria qualificada no congresso (aprovação por 3/5 do congresso). Emenda constitucional não é imutável.
Quando os Esquerdinhas, os Economistas keynesianos, os estudantes de humanas, os mortadelas e toda a corja bolivariana é contra uma coisa, então já sabemos que ela é boa para o país. A unica ideia que essa corja teve pra substituir a PEC até agora foi AUMENTAR IMPOSTOS ou TAXAR RICOS. Quem não viu, pode assistir a Comissão de Assuntos Econômicos presidido pela Gleisi Ré Hoffmann.
A PEC não é perfeita, realmente, mas é necessária. É preciso acabar com esse CARTÃO ILIMITADO! O Brasil precisa reajustar as contas depois de 13 anos de (des)governo irresponsável.
PT SENDO CONTRA É PORQUE A COISA É BOA !
SABE AQUELA PESSOA QUE FALA QUE NÃO GOSTA DE POLITICA….DEVERIA GOSTAR PORQUE E SEU DINHEIRO QUE PAGA AS CONTAS NESSE PAÍS…
verdade, o PT governou o mundo durante todos esses anos, e a farra com dinheiro público é uma coisa natural.
UOL, sendo UOL .
PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO:
1) DE 513 DEPUTADOS PARA 150
2) DE 81 SENADOR PARA 27
3) FIM DO FORO PRIVILEGIADO
4) CRIME DE HEDIONDO MINIMO 25 ANOS REGIME FECHADO.
5) CONFISCAR TODO BENS DOS ENVOLVIDOS
6) INELEGÍVEL POR 20 ANOS
7) REDUZIR NUMERO DE DEPUTADOS NOS ESTADOS MAXIMO 20
8) REDUZIR NUMERO DE VEREADORES NAS CIDADE MAXIMO 25
9) TODOS OS CARGOS PUBLICOS FICHA LIMPA
10) REDUZIR NUMERO DE MINISTERIOS MAXIMO 10
11) 3 IMPOSTO APENAS: A) FEDERAL 10% B) ESTADUAL10% C) MUNICIPAL 5%
ISSO COMBATE A CORRUPÇÃO.
QUANDO A SOCIEDADE ENTENDER QUE PRESIDENTE, MINISTRO, SENADOR, DEPUTADOS, PREFEITOS E VEREADORES SÃO EMPREGADO DO POVO..ISSO POSSA MUDAR…NINGUÉM PRECISA CHAMAR NOSSO EMPREGADOS DE SENHOR OU ALGO PARECIDO. DEVEMOS CHAMAR PELO NOME…
SE OS POLITICOS ACHAM RUIM ENTÃO PEDE PRA SAIR…
O item 6 colocaria como INELEGÍVEL PARA SEMPRE.
E em impostos, está pesado, mudaria para 7, 6 e 4.
NÍVEL SUPERIOR TAMBÉM!
Para defender o controle do jeito que está, só sendo muito lesado. O país pode crescer 30% em 10 anos que não poderemos gastar absolutamente nem um centavo a mais. Como a população envelhece e aumenta, é a sentença de morte para os velhos e ficaremos sem atendimento do estado, pois não poderá aumentar os quadros de servidores e serviços. Onde a fila tinha 10, terá 15, 20.
Desculpe, mas “equivocada” está essa matéria. Uma medida precisa ser avaliada no seu CONTEXTO. Como podem usar a crise de 2008, que derrubou a Europa toda, para dizer que as medidas de fixação de teto na Holanda não foram válidas? É OBVIO que se o cenário mudar radicalmente, a lei terá que ser revista! O fato é que precisamos avaliar a PEC241 à luz da situação ATUAL do Brasil, que tem um déficit enorme (2014, 2015, 2016 e previsto para 2017), e NÃO HÁ RECURSOS PARA COBRIR O ROMBO! Ou limitamos os gastos, ou vamos para o buraco e, aí sim, não haverá mais dinheiro PRA NADA, nem para Educação, nem para Saúde, nem para coisa alguma. É tão difícil entender isso?!
terrorismo barato !! Auditoria da divida pública e taxação de grandes fortunas é o que precisamos !
Hahaha! A fonte dos dados sobre a dívida pública é a mesma que o governo do PT sempre usou: o Banco Central. Ou será que o BC também faz parte da “mídia golpista”? Fala sério, meu amigo!
vou deixar aqui um vídeo que até o sujeito mais idiotizado, ou uma criança de 6 anos, é capaz de entender o que está por trás dessa PEC. Se não quiser ver, o azar é seu !
https://www.youtube.com/watch?v=NkG_3dv2nqo
Uau, que cidadão educado, hein? Xingar de idiota é a maneira mais inteligente de debater ideias… parabéns…
vi um sujeito falando isso aqui:
“Se os petistas são contra algo, eu sou a favor!
E me arrisco a dizer que nem preciso saber o que é!”
Tem como não chamar de idiota? Me ajuda aí !
não podemos deixar um governo ilegítimo, com um projeto que não foi eleito nas urnas, decidir um projeto dessa gravidade, e muito menos o povo aprovar só pq “é contra o PT”.
Essa PTfobia pode nos matar !
não deixe essa PTfobia te manipular, amigo ! Pense pelo Brasil !
Que vídeo mais tosco e burro.
Não é óbvio não, cara. Segundo o texto da PEC, ela só poderá ser reavaliada em DEZ ANOS. E ainda assim só parcialmente.
Caro, o parlamentar mentiu ao dizer que a holanda adota modelo parecido ao da PEC 241.Simples assim. Lá, o limite é de 4 anos. E depois da crise de 2008 eles flexibilizaram o limite para poder gastar e evitar que as consequencias da crise fossem ainda maiores. Com a nossa PEC da miséria, podemos ter uma recessão de 10%, com deflação, e apenas com outra emenda poderemos alterar o limite de gastos. Ou seja: uma jabuticaba. E o deputado mentiu.
Não é tão difícil de entender, vai.
O Temeroso quer aplicar no Brasil uma versão piorada do que foi aplicado em paises com populações equivalentes a de Taubaté. Eu digo, que se foda. Mas os otários ae embaixo que comemoram esse escremento é que vão se fuder. Otários.
tudo pq são “contra o PT”… é muito idiotizado esses sujeitos, Jose Almeida… não adianta tentar explicar.. .nem desenhando eles entendem.
Felipe, não nos utilizemos de termos pejorativos. A mídia é muito forte. Quem não lê o texto, realmente se convence com o que a grande mídia quer que se implante. A mesma mídia que fez questão de avaliar que protestos contra o governo anterior, repercutem negativamente os protestos atuais. Estudantes, professores, médicos e artistas estão desesperados com o que virá. Mas a grande massa, segue o Brasil verde amarela, da poliana cor de rosa.
Por causa da máfia vermelha que mandou no país por 13 anos e que, como você, que não sabem nem escrever EXCREMENTO, é que o país está do jeito que está: FALIDO.
E os “otários” que trabalham e pagam impostos, tem mais é que comemorar mesmo.
O otario que tem emprego e defende essa PEC do abismo vai se fuder, vai ficar sem emprego, sem aposentadoria, sem escolas e sem saúde e ficar xingando o PT, porque não passa de um encabrestado cheio de preconceito.
Emprego?
Quem disse que eu tenho emprego?!!
Ah, claro, eu e outros DOZE MILHÕES DE OTÁRIOS não temos emprego porque “ESPERTOS” votaram e elegeram o PT.
É tudo gente que não tem SAÚDE, APOSENTADORIA ou ESCOLA DECENTE.
Culpa desse PARTIDO ORDINÁRIO do PT que ficou 13 anos MAMANDO, distribuindo migalhas para o povo, enquanto FORRAVAM O BOLSO e ENRIQUECIAM seus amigos BANQUEIROS e EMPREITEIROS.
Estes OTÁRIOS foram às urnas na última eleição e deram uma SURRA na esquerdalha.
Não sei nem porque perco tempo com este site, que é um antro de fanáticos!
#choramortadela
Se não tem emprego vai continuar sem emprego por 20 anos se essa cambada de golpistas continuarem no poder. Mas vc sempre poderá culpar o PT pela sua própria burrice e preconceito. Pega esses 12 mi e multiplica por 3 até 2018.
O choro é livre.
O STF decidiu que é DEVER da Administração Pública, cortar o ponto de funcionário público grevista (na verdade, vadio mesmo);
O Agnelo teve os direitos políticos cassados;
Congressistas do PT estão loucos para abandonar o partido, para terem alguma chance em 2018;
O Lula conta os dias para ser preso…
Deve ser difícil ser mortadela nos dias de hoje.
Pior é ver o povo apoiando esse PEC criminoso só pq é contra o PT !!!
Acorda, sujeitinho imbecializado ! Esse absurdo vai doer em você, em mim, e em boa parte do nosso povo, idiota !
O que doeu foram 13 anos de DESGOVERNO PETISTA.
Vai doer é nos manés do serviço público, que vão ficar 20 anos sem aumento e vão perder a aposentadoria especial.
E eu quero mais é que esta turma se fod…
Otario, os novos funcionários publicos federais desde janeiro de 2013 se aposentam no máximo com o teto do INSS. Se quiser mais mais ten contribuir com previdência privada, exatamente como vc. Ah, tu não sabia? Porque é um otário encabrestado.
Ou seja, continuam com PRIVILÉGIOS. Só verdadeiros otários não vêem.
Eles tinham é que ter a MESMA aposentadoria que o povo tem, ou seja, pelo INSS.
Existem dois “Brasis”. O que mama e o que paga a conta.
O segundo quer acabar com o primeiro.
#choramortadela
Só por que nunca foi feito dessa forma não quer dizer que não deva ser feito. Só saberemos se essa PEC será boa ou não depois de uns dez anos de implantada.
Depois de implantada, já era meu amigo e que todos colhamos a acefalia que vivemos pelo antipetismo.
Mas você acha que o melhor é que o governo continue gastando de forma desenfreada?
Vinicius. 45% são para amortização da dívida pública e os principais privilegiados são os deputados e seus mantenedores (empresas, bancos, empresas). Não deixemos o antipetismo nos contaminar. A classe média e os pobres serão os mais prejudicados com isso.
Sério, cara? Sério mesmo? Até hoje ninguém tentou descobrir se injetar chocolate misturado com cianureto na veia cura AIDS. Será que a gente deveria testar isso, afinal “Só por que nunca foi feito dessa forma não quer dizer que não deva ser
feito. Só saberemos se essa PEC será boa ou não depois de uns dez anos
de implantada”. Pensa um pouco no que você falou, sério mesmo. É justamente por causa dessa mania de fazer coisas que NÃO FUNCIONAM EM LUGAR NENHUM DO MUNDO que o Brasil está do jeito que está. E de novo vamos causar um desastre nesse país porque os políticos vão nos obrigar a fazer algo que NÃO FUNCIONA, por nada menos que VINTE ANOS.
Por quê, na sua opinião, essa PEC é ruim?
Por vários motivos. No lado econômico, há o fato de que esse tipo de medida, como se tem visto em casos recente, não apenas não funciona como até piora os efeitos da crise econômica. Outro motivo é condenar o país à estagnação, pois não há como progredir congelando justamente os recursos que podem ir pra pesquisa, inovação, educação, etc: os países que se desenvolveram fizeram justamente o contrário. E tem também o fato de que essa medida sequer serve pra “economizar gastos”, pois é só ler a PEC pra ver que não há nenhum limite/teto para a transferência de dinheiro para o sistema bancário através de juros/amortizações da dívida pública. Ela é negativa em praticamente todos os aspectos que se olhe.
É simples. Imagine que vc seja promovido, ganhe na loteria, receba um aumento, mesmo assim vc não poderá gastar mais com saúde pra vc, não poderá colocar seus filhos numa escola melhor, só porque um asno fez ema lei e um otário como vc não enxerga. Entendeu ou quer que desenhe.
Congelem os salários e benefícios ridículos aos políticos. Auxílio paletó, auxílio moradia, auxílio combustível, carro zero de luxo pago com os impostos … corrupção e mais corrupção. O que mata o Brasil é a corrupção e o povo que acha que foi só o PT. Eitah gente acéfala. Entendam … não existe governo corrupto e população honesta.
Todas as propostas do governo golpista não passam de panaceias. Ele deveria ter uma visão de dois anos – tempo máximo do governo golpista – que poderá cair antes, caso Eduardo Cunha conte direitinho a história do impedimento, por exemplo. A economia do Brasil é maior que a dos países citados, à exceção do Japão. Engessá-la, dessa forma, dará problema mais sério no futuro.
Olha, o MPF não está nem aí para o que o Cunha tenha a dizer.
Ele era um dos alvos principais da Lava-Jato. Não vão deixar este peixão fugir da rede…
…a não ser que ele abra a boca para entregar o RENAN, que está tentando desmontar a Lava-Jato e desacreditar o MPF, a PF e o Judiciário.
Atualmente para este pessoal, a cabeça do Renan vale mais que a do Cunha…
O principal objetivo da PEC é blindar o tesouro nacional de outros possíveis governantes populistas irresponsáveis como foi este do PuTê nestes malditos 13 anos no pudê
A que ponto chega a estupidez humana… deus do céu.
Até onde entendi a questão é simples: o parlamentar mentiu ao dizer que a holanda adota modelo parecido ao da PEC 241. Lá, o limite é de 4 anos. E depois da crise de 2008 eles flexibilizaram o limite para poder gastar e evitar que as consequencias da crise fossem ainda maiores. Com a nossa PEC da miséria, podemos ter uma recessão de 10%, com deflação, e apenas com outra emenda poderemos alterar o limite de gastos. Ou seja: uma jabuticaba. E o deputado mentiu.
Não é tão difícil de entender, vai.
Sim á PEC 241 e não ao PT e seus tentáculos políticos
SE O PT E CONTRA ENTÃO E BOM PARA O BRASIL…APOIO PEC 241
Isto sim é de uma estupidez sem tamanho.
Olha eu to Tão Chocada, Que Isso me deixa Cada Vez Mais Chocada! http://bit.ly/Noticia_Choca_Pais Como Pode Acontecer Isso Gente?
É a realidade seu mortadela fdp !
Realidade é o caral…isso é uma tragédia pra todos os brasileiros, exceto os políticos e classe A
E o que seria a tal classe A? Neste pais onde muito pouca gente enriqueceu de forma honesta, a tal classe A é formada por um bando de oportunistas, inescrupulosos, desonestos que enriqueceram a custa da miséria dos outros. Como diria o velho Raul Seixas Nada mais classe Z que tal classe A
São capachos e débeis mentais.
e que o Sr. não precise de serviços públicos, apesar de tua limitação intelectual
Digo o mesmo!
Se os petistas são contra algo, eu sou a favor!
E me arrisco a dizer que nem preciso saber o que é!
Quanta ignorância! Tá achando que isso aqui é briga de torcida organizada é, burro?
Gente como você, que só sabe xingar, é que me dão a CONVICÇÃO de ser CONTRA tudo que o PT defenda.
Cara, vc confunde tudo com o PT. Não é o PT que está em discussão aqui, não. Mas não adianta, vc só dá provas do quanto o ódio ao PT te faz aceitar que paralisem o país por 20 anos. Tudo de vcs é PT, PT e PT. Triste país em que os brasileiros aceitam qualquer coisas, desde que “não venha do PT.
Não confunda efeito com causa.
Efeito: governo de arrocho;
Causa: GOVERNO DO PT.
Quem paralisou o país pelos próximos 20 anos foi o PT e a esquerdalha que o apoiava, ao fazerem uma dívida pública de TRÊS TRILHÕES.
Dá quinze mil reais para cada brasileiro.
Entendeu cara? Essa dívida é TUA…
E não é ignorância rotular outras pessoas de “burro” ?? Faça-me o favor Sr. Glaydson.
Sim, é muito burro.
Retardado útil.
De retardo mental, mortadela realmente entende…
Mas logo logo vai se foder de verde amarelo.
Para mim não muda NADA. Sempre tive trabalhar e pagar por tudo.
Azar de quem depende do governo para viver.
São estes vadios e deitados que vão se foder de verde e amarelo.
E é isso mesmo que eu quero.
…acho que vc se enganou…aqui não é páginas de esportes e tão pouco está se discutindo briga de torcidas organizadas…como dizia minha avó: tome tento, rapaz!…
Não é torcida não; torcida é coisa de mortadela, que defende o indefensável!
A análise é simples:
O país está FALIDO. Ponto.
O PT deu início a mais séria crise econômica da nossa história, ao seguir a cartilha do Mantega e a tal “nova matriz econômica”, dando o dinheiro do POVO para montadoras estrangeiras, empreiteiras e picaretas como o Eike Batista.
O PT quase TRIPLICOU a dívida pública (de R$ 600 Bi para 2,2 TRILHÕES).
Petista diz que é contra a PEC porque esta é para pagar juro para banqueiro. Ok. Se é assim, porque fizeram uma dívida deste tamanho, justamente pagando juros estratosféricos para os mesmos banqueiros?
A alternativa dos petistas também é simples. É declarar a moratória, enfiar a cabeça no buraco e esperar a coisa explodir. Vai ficar pior do que no RG e no RS, onde não tem dinheiro nem para pagar salário de funcionário, pagar pensionista, quanto mais dinheiro para a saúde, educação e segurança.
E aí? Ainda acha que eu tenho esta opinião porque estou numa torcida infantil?!!
Tá bom…os petistas são contra vc dar o c….
Tá sugerindo por que mortadela?
Experiência própria?
Quem muito sugere, é porque gosta…
Repetindo o que eu disse a outro nócego como vc!!! Espero que vc seja milhonario pq quero ver daqui 1 ano vc chorando por alguma coisa seu ameba!!!!! O PT e todos aqueles FDP querem que vc e eu se foda ou vc acha mesmo que eles estao preocupados com vc…comigo ????? o meu deuss
Primeiro, você aprenda a escrever, ô “milhonario”.
Depois, veja se arruma um argumento que preste.
Milhonario…nossa eu vejo cada coisa…
Realmente tem razao erro grotesco eu mesmo abomino isto a indignacao com cada relato saiu esta coisa!!!! Entao milionario seu argumento que nao desce fraco, disse algo para reflexao que vai muito alem do que estao fazendo!!!! Falei no geral!!!!
Pode chorar e xingar à vontade, porque a PEC já passou na câmara e esta semana passa no senado.
Agora, o que precisa é acabar com a aposentadoria especial de TODOS os funcionários públicos.
#choramortadela
É graças a essa sua mentalidade que o Brasil está na situação desastrosa em que está. É fazendo tolos acreditarem que “se o PT é contra é bom para o Brasil” que os criminosos que estão no poder aplicam políticas que conseguem ser muito pior que o PT era. E aí quando não dá certo é só dar um jeito de culpar o PT pelo fracasso.
Chora mortadela kkk
Espero que vc seja milhonario pq quero ver daqui 1 ano vc chorando por alguma coisa seu ameba!!!!! O PT e todos aqueles FDP querem que vc e eu se foda ou vc acha mesmo que ele ta preocupado com vc…comigo ????? o meu deuss
Carra, acorda, essa PEC é uma desculpa par usar nossos impostos para pagar juros a banqueiros. Porque não se diminui gastos da máquina?: o judiciário, por exemplo, teve uma absurdo aumento de 41% em seus já gordos salários, sem contar que eles ainda tem ganham auxílio-moradia, auxílio-gasolina, etc. Sabia que essa PEC vai, além de retirar investimentos em escolas, universidades, hospitais, vai também congelar os salários-mínimos? Porque não se faz uma auditoria da dívida-pública? Vc leu essa esclarecedora matéria? Viu que o relator da PEC DISTORCEU dados para conseguir ludibriar inocentes-úteis como vc, a repetir “que é necessário consertar a casa”? Enquanto vcs continuam repetindo o discurso do governo golpista, ele vai a cada votação fodendo o Brasil, estragando o futuro de uma geração por 20 anos. Saí dessa, acorda para o que o governo atual está fazendo. Esse ódio ao PT está servindo para os golpistas aprovarem o que quiserem, enquanto os doidos se entretêm com os nomes de Lula e Dilma. Com esse nível de “reflexão”, estamos indo mesmo para o buraco. petistas e não petistas
Tu és bem burrinho, hein???? foi se formando assim, ou já nasceu assim?
Interessante seu posicionamento. Sabia que esse mesmo projeto era objeto do governo Dilma PT, ou seja, você está apoiando um projeto que era do PT. Só não foi pra frente, pq a mandioquenta não tinha apoio político. Apenas mudou quem está no poder.
Acorda!!! Tanto faz PT ou PSDB, é tudo uma corja.
Esse projeto é extramamente prejudicial ao Brasileiro.
Para de falar merda imbecil! Esse projeto é do PSDB/PMDB.
Impossível, merda é tudo que tem pra oferecer.
Mais um bom exemplo de que o país não tem solução. Enquanto o brasileiro não entender que o problema é o congresso inteiro, não há perspectiva de futuro.
Não sabe nem escrever e se julga no direito de “filosofar” nesse nível… tosco.
Retardado
HEHEH ESSA É BOA… FORA LULA
GRADE PRA ELE…
oque não se fala é que o investimento em educação saúde e segurança tem que ser calculado per capta, ou seja levando em conta o numero de pessoas que utilizam estes serviços. imagina daqui a 20 anos com o crescimento da população.. vai ser o caos absoluto, na realidade o investimento que ja era baixo esta sendo reduzido.. e muito.
Jovem vc nao sabe que brasileiro é burro? Nunca vi brasileiro fazer alguma coisa certa!!!! A mente é limitada não permite que pensem isso, acha que pensar que daqui 20 anos a quantidade de pessoas será outro?Jamais…. e antes que alguém diga algo nao defendo lixo algum ou acha mesmo que algum verme lá do senado governa para o povo brasileiro?Aquilo é um conchavo de vagabundo uma sopa de letra só pra enche de ladrão de terno e gravata.
Tinha que ser um imbecil pra escrever isso
Imbecil!
KKKKKK. É coxinha, a hora que vc levar uma bela catracada, não adianta chorar.
Não é à toa que o Brasil está na situação em que está… Olha a mentalidade do cidadão!!
O PT é contra o suicídio.
tem razao todos que sao contra, como pessoas como vc que conseguem ter dois neuronios, ( sabe o que é) para escrever tanta besteria em tao poucas palavras devem ser otimas para o Brasil, mortos ou mudos, realmente tem gente que merece essa PEC, vc é um ,parabens! pena que o resto do povo vai pagar por idiotices de pessoaas como voce, que nem pensar mais consequem, tamanha a raiva que foram tomados! eu nao sei o que é pior expetista , ou ex corno, nao perdoam nunca, vc pelo jeito se encaixa!
ou seja, pra gente que nao tem estudo qq argumento vale
Meu Deus. Que limitação mental.
Cara, está confirmado que o problema não é dinheiro, o que se arrecada nessa pais é um absurdo. Então, se congelar os gastos com serviços publico alguém vai levar essa grana
Atualmente os gastos com funcionários (concursados, comissionados e indicados) não tem muito controle, alem disso os gastos com funcionários concursados são um caminho sem volta pois não tem como demitir e enxugar o gasto e esse é o problema. Se a arrecadação sobe, abre oportunidade para concurso, porem se a arrecadação cai o gasto com funcionários fica no patamar de arrecadação alta. Essa choradeira toda é porque não terão aumento de salario como vem recebendo TODOS OS ANOS, alem de ganharem 30% a mais que a população, ainda tem a estabilidade. Por mais que os FP chorem, eles e o congresso são os responsáveis e são convenientes entre eles, uma “categoria” não compra briga com a outra categoria pois os FP sabem que brigar com o governo não é bom para ele$ e o congresso sabe que comprar briga com FP não é bom.
Se é tão bom ser funcionário público, pq você não presta um concurso? Prefere ganhar menos??? ou não consegue passar!!!
KKKK Esse argumento é bem safado, digo o mesmo para vocês, se é tão fácil e bom ser empresario, porque ao invés de estudar tanto para entrar em um concurso, não empreenderam e ficaram milionários? Esse argumento é pífio e arrogante, quer mesmo entrar no mérito? A meritocracia só vale para quem estuda e passa em concurso? Eu não suportaria trabalhar em órgão publico, sou empreendedor, é lamentável a situação dos serviços públicos no Brasil, muita conveniência, ninguém se mexe para mudar nada, tudo é dificil, travado e nada funciona. Burocracias de 30 anos, excesso de funcionários e pouquíssima produtividade. Claro que você sabe disso.
Bem, se você já está milionário, não deveria estar discutindo isto…. Do jeito que está revoltado, acho que está com algum problema… Mas, não esqueça que muitos serviços realizados para a sua comodidade são feitos pelos servidores públicos. Aliás, seus pais e tios provavelmente estudaram com professores da rede pública…. Espero também que você esteja pagando corretamente os seus impostos… Abraços e uma boa noite!
Minha mãe e pai estudaram em escolas públicas e tem muitos elogios. Era no período militar, de lá para cá a qualidade despencou, eu adoraria não pagar escola, saúde e segurança particular, quem sabe se a administração pública e todos os seus atores tivessem feito um bom trabalho eu tivesse essa oportunidade? Esses serviços eu pago em impostos mas como tenho condição financeira adquirida com extremo esforço vivendo em condições simples até cobsegui-la , eu não utilizo a pública. Alem dos 27,5% de ir, pago em média 50% de impostos sobre meu consumo e em torno de 2.200 reais em IPVA de dois veículos. Apesar da minha renda, término o mês muito apertado, não pagar escola particular e saúde particular tornaria meu orçamento mais folgado para consumir mais. Só um detalhe, sou funcionário clt, vou empreender no ano de 2017, mas as dificuldades, taxas e licenças são tantas que tornam o início de um negócio só para ricos.
Legal Marcos. Concordo com você em muitas coisas. Entretanto o problema do Brasil não são os Servidores Públicos. Mas sim, a má gestão pública que hoje é comandada por políticos, a corrupção, a ganância dos banqueiros com a nossa dívida pública e os juros exorbitantes. Mas o maior problema mesmo são os empresários brasileiros, que não pagam dignamente seus funcionários. Assim eles precisarão sempre, e cada vez mais do serviço público, que hoje está sucateado por falta de recursos, e que serão ainda mais escassos nestes 20 anos. Vamos torcer para um Brasil melhor, com pessoas ganhando salários justos e dignos. Pense nisso, e como empresário pense nos seus funcionários. Abraços e uma excelente noite.
que bom ver alguém que ainda não perdeu a noção da realidade.
Logo abaixo um sujeito idiotizado escreveu:
“Se os petistas são contra algo, eu sou a favor!
E me arrisco a dizer que nem preciso saber o que é!”
Temer está se valendo dessa despolitização pra aprovar projetos absurdos !! que nunca seriam aceitos nas URNAS !
Disse tudo!!! Aqui pagamos tudo muito mais caro desde combustível até celular, roupas, comidas, bebidas e serviços? Por que? Para sustentar esse circo todo! Na cidade onde moro em Jacareí/SP a população não chega a 200 MiL habitantes e a receita da cidade é de quase 1 Bilhão de reais. É muito dinheiro arrecadado para não termos o mínimo que é saúde, segurança e educação, só você vendo mesmo é de dar dó!!!
e a tendência será piorar, com a nossa acefalia. É muito lobby. A esquerda perdeu a chance de fazer a reforma tributária fazer os bilionários e milionários pagarem o que realmente deveriam pagar. Agora os pobres e a classe média pagarão o pato, querendo ou não.
Ilusão. O montante destinado aos “nossos representantes” está pra lá de assegurado. São empresários, representantes de igrejas, conglomerados industriais e de serviços. Que você não seja um assalariado dependente de serviços públicos agora ou no futuro. Se arrependerá de escrever tanta besteira.
Exatamente, e se você quer saber quem vai “levar essa grana”, é só olhar qual é o único gasto que *não* vai ser congelado pela PEC: a transferência de dinheiro para o sistema bancário para “juros e amortizações da dívida pública”.
O problema não é dinheiro porque os governantes VAGABUNDOS podem aumentar os impostos como e quando quiserem, jogando a conta no nosso colo.
E a desculpa de sempre é que precisam de mais verba para a saúde e educação!
Com a PEC, não poderão gastar mais e nem aumentar os impostos da forma que faziam.
Cada país é diferente e possuem necessidades diferentes, aqui no Brasil, um país incivilizado, temos o PT e toda a corja de esquerda que desejam imprimir dinheiro à vontade e gastar irresponsavelmente, sem se importar com as consequências econômicas, por isso o teto de 20 anos se faz necessário, vai que nesse período os idiotas elejam novamente alguém como a ex-presidente deposta para presidente! E se depois de 20 anos discutiremos novamente isso!
Destilando ódio irracional!
O adjetivo ao momento que vivemos não é outro: B – U – R – R – I – C – E coletiva. Nem leram o que é o maldito projeto de lei, ficam falando asneira. Que todos tomemos na…
Warley, concordo com vc que muita gene apoiou a farra do gasto público, principalmente grandes empresários que receberam subsídios do governo. Também é verdade que muita gente alertou sobre o problema e o governo dizia que estes eram os “pessimistas”, fizeram até um comercialzinho com o pessimildo.
Quem forçou a barra de incentivos foram os sindicatos e não os empresários….Foram os sindicatos que defenderam os empregados ja que muitas empresas queriam manda los embora..
Leia direito, eu NÃO DISSE que imprimiu dinheiro, disse que deseja imprimir e gastar à toa!
Quem mais mamou nos governos lulopetistas foram os banqueiros. Suplantaram os rentistas até os amigos empreiteiros.
em todos os governos das últimas décadas: todos!! e não são ‘banqueiros’: são os grandes do sistema financeiro (inclui mais gente poderosa, além de 1 dúzia de donos de banco……) – porém nos anos do pt, houve mais distribuição de renda do que nunca!! – embora haja muuuuito ainda, óbvio, para distribuir…
PT não imprimiu dinheiro mas sim papéis da dívida. É diferente mas é igual.
nossa: igualzinho… por isso a inflação voltou a 2 dígitos ao mês, 3 ao ano, né?… rsrsrs
Fui sarcástico querida! Inundar o mercado de títulos da dívida e o mesmo que “imprimir” dinheiro! Daaaaaaa!
Eu não mamei Quem mamou foi o Lula!!!! Eu ralei como um condenado e ganhei dinheiro como e justo!
Pode dizer quanto de dinheiro foi impresso na era do PT? a Casa da Moeda esta ai para isso! Pergunte? Aproveite e pergunte qual foi o Presidente que mais imprimiu dinheiro, claro corrigido e em valores reais de hoje…..
Imprimir dinheiro pela casa da moeda não é crime. Afinal tem que substituir as notas velhas e dilaceradas que circulam na praça.
Incrível como tem gente que simplesmente se nega a enxergar a realidade. Meu filho, pelo menos leia a matéria: em NENHUM LUGAR DO MUNDO uma lei como essa funcionou. O que faz você acreditar que no Brasil funcionaria? Acha mesmo razoável aplicar algo que vai condenar o país a uma crise pior que a que ele já está passando (o próprio FMI, que era o maior defensor dessas políticas de “austeridade”, já admite que elas não funcionam como eles diziam) só pra “testar” o que acontece DAQUI A VINTE ANOS?
Então, vamos gastar?? Deixa rolar??
Cara, se informe melhor. Se esse governo estivesse realmente preocupado em economizar dinheiro, não teria dado aumentos bilionários para o judiciário, para os militares e para os próprios políticos. E mais ainda: essa PEC em lugar nenhum põe limite nos gastos com “juros e amortizações” da dívida pública, o que significa que o governo vai continuar gastando fortunas para transferir dinheiro para o sistema bancário.
È por este motivo que eu aprovo a pec retardado, se os cara deu aumento bilionarios para servidores, com o teto nao vai existir isso mais, o orçamento nao pode ser quebrado, apesar que a Dilma e Lula conseguiram quebrar a lei de responsabilidade fiscal, mas por fim acabou pagando, voce acha que é facil voce burlar uma lei de teto? A Dilma é a prova viva que a lei funciona sim, lenta, mais funciona, ela quebrou a regra da responsabilidade fiscal, se deixar, esse governo vai continuar a gastar, sem pensar no amanha.
para estipular gastos já existe lei! (de responsabilidade fiscal) é melhor tirar de vc do que de min mesmo, tire deles e depois do povo, essa sua historia que vc conta já vem a 500 anos sendo contada, não vai convencer ninguém alem de vc mesmo!!!
As pedalaada são a prova que a lei de responsabilidade no funciona.
Explicação melhor que o Lucas deu, impossível.
Só não entende quem não quer, quem finge que não entendeu, ou não passa de um acéfalo, boçal,burro,iguinorante.
Um retardado mental que não enxerga um palmo na frente do nariz.
Lembrando que quem aprova essa gastança é o legislativo, pois este que aprova o orçamento do legislativo.
Ah, gente, acho tão linda essa ingenuidade, essa inocência. Deixa eu te avisar uma coisa: esse aumento bilionário pro judiciário veio *depois* que o governo Temer anunciou o déficit de 170 bilhões, então se você acredita mesmo que “agora o governo vai ter responsabilidade”, deixa eu te dar um choque de realidade: O Temer agora já está propondo aumento para as forças armadas também. Mas como tem bobo que acredita em tudo…
Como esquerdopata sofre!!!!!
Cara toda a esquerda é retardada, o Lula tentou passar essa mesma PEC em 2006, ah mais os esquerdinhas nao se lembra disso, tudo bando de fdp que quer acabar com o pobre e viver sendo servidor publico, sugando nossos impostos.
Amigo espero de encontrar neste canal daqui uns três anos se essa PEC passar, pra gente discutir quem é retardado. Espero que até lá vc tenha dinheiro suficiente pra não precisar do Sistema Único de Saúde SUS.
OK. Vamos conversar, pois nos 13 anos, só deu merda. Espero tambem que voce nao tenha smartphone e nao esteja usando a internet, pois voce é contra empresarios e empresas, nao pera, voce ta na internet cara, que coisa em. E outra coisa, voce tem smartphone ? Voce tem carro, usa roupa e tenis de marca ? Quero saber o seu nivel de esquerda, se é esquerda caviar, ou esquerda mesmo. Se for esquerda e nao usar nada do que eu falei, eu vou passar a respeitar voce como esquerdista
Não estou vestindo bandeira de partidos, apenas sou funcionário público municipal concursado, que trabalha na área da Saúde. Não recebo do Governo Federal. Mas mostrei com números que haverá redução de aplicação de Recursos federais em Saúde sim, assim como ocorrerá em educação. Só isso. E essa redução afetará a população em geral. E o Governo Federal continua negando isso pra aprovar a PEC.
A PEC é de uma clareza cristalina, seu Ricardo.
Governo vai tirar da Saúde e Educação pra pagar Aposentados e Pensionistas.
Se ser de esquerda é ser contra empresário, então não haveria tido, no governo lula, um aumento do investimento privado aqui no país.
Bom com um orcamento de 110 bilhoes na saude e um orcamento de 62 bilhoes na educacao n conseguimos sair do lugar.. cansado dessa ladainha.. na época da cpmf o dinheiro era pra saúde e educacao kd?
Vao enganar kralho fdp
Quem precisade sus já tá ferrado faz tempo.
Quem define o orçamento do judiciário e o próprio judiciário sua anta!
um coitado falando asneiras…
O judiciário tem autonomia financeira, mas o orçamento dele deve passar pelo crivo do legislativo, o único poder que realmente aprova o próprio orçamento é o legislativo. O Judiciário, por meio de um projeto de lei orçamentária anual, propõe o seu orçamento que será aprovado ou não pelo legislativo. Afinal de contas, o dinheiro tem limite, o Brasil arrecada o total e depois redistribui entre os poderes de cada um dos entes da federação.
O governo define a Selic por isso não precisa de teto com juros. E mais: O teto e para os gastos correntes!!!!!! Pelo amor de Deus cara!
E o sistema da dívida é qual tipo de gasto?
Não é corrente po! Dívida não é gasto!!!
http://www.orcamentofederal.gov.br/glossario-1/despesa-corrente
Ali ao menos diz que é.
se informe melhor vc.. onde vc viu aumentos dado pelo governo seu jegue
Não tem jornal onde você mora, amigo? Informe-se sobre o aumento bilionário que ele deu projudiciário, pros militares e pros próprios políticos que ele deu DEPOIS de anunciar o rombo, e essa semana anunciou também aumentos espetaculares pra polícia federal.
Bom mesmo foi o governo PT que gastou 20bilhões na transposição do Rio São Fracisco que nunca houve! Comprou uma refinaria nos EUA por bilhões quando ela valia cacarecos, faliu a Petrobrás, enriqueceu os banqueiros e os empreiteiros!!! Cara, vá se tratar, vc é doente!
Quem deveria se tratar não é ele, é o senhor, pois a Petrobrás, apesar dos problemas, não faliu; A transposição do Chico existe, olha a reportagem: Transposição do Rio São Francisco na PB chega a 90,5% de execução física. G1.com;
alem de que uma transposição é uma obra quinquenal e de impacto sobre toda uma macro região! O sujeito não entende nada de nada!
Exatamente
O Governo comprou refinaria aonde, seu @rogerio?
A Transposição custou a metade e está com 90% das obras concluídas e deve operar no ano que vem.
E a falida Petrobras está melhor na foto do que a Vale.
Alguém precisa buscar um diagnóstico com urgência.
A refinaria americana
Pasadena
Cara vê se supera este argumento furado! contra-argumente com lógica e não com o “esqueleto do PT” que não é mais governo!
Cara, QUEM AQUI ESTÁ DEFENDENDO O PT? Incrível como tem gente tão que perdeu tão completamente a razão por causa dessa briga besta entre PT e PSDB que não consegue enxergar um palmo à frente. A Dilma fez uma burrice fenomenal ao tomar medidas que causaram a situação atual, mas o Temer está fazendo uma burrice MAIOR AINDA com essa PEC 241. Entenda uma coisa: não é porque algo é a favor ou contra o PT que é bom ou ruim.
É graças a gente sem discernimento como você, que não pensa nas consequencias da atitude do governo e julga as coisas por essa ótica “ser PT ou não” (que nem sequer faz sentido, pois o antigo ministro da fazenda da Dilma propôs uma medida quase tão imbecil quanto a do Meirelles e do Temer), que os políticos (tanto os do PT como os dos demais partidos) deitam e rolam em cima da população: eles sabem que é só fazer a desgraça que fizerem que vai ter bobo dando razão pra eles se eles falarem que tudo “é culpa do time adversário”. E isso vale pros dois lados, pois também tem bobo achando que tudo que o PT faz é certo.
O governo do PT economizou 400 bilhões de dolares em 13 anos. O BGrasil pe hoje o quarto maior credor individual externo dos EUA: Diuz ai Rogerio de onde você tiurou essa informação que vc está latindo.,De que link. Vc já viu os videos da transporsição do São Francisco? Então pesquisa antes de latrir meu caro http://ticdata.treasury.gov/Publish/mfh.txt
O aumento fio sancionado pelo VULGO-presidente Temer, em 41% – para o Judiciário – e 12% – para o MPU (dat_20/07/16). Esse “presente” tem uma explicação simples: O Judiciária já sabia sobre a PEC. O MPU veio na esteira. Há exatos 60 dias o projeto da PEC está estava pronto, só precisava ser chancelado, algo que ocorreu cerca de 40 dias depois. Esses 41% referem-se às perdas estimadas durante a vigência do plano. No lastro dessa PEC ainda virão outras Reformas que impactarão alguns direitos sociais fundamentais, como o fim da CLT, unificação da Previdência, entre outros. Está claro que quem pagará o Pato (Amarelo) serão os trabalhadores. As benesses concedidas a Juízes, Militares e Políticos se manterão. Antes que alguém venha aqui e diga que sou de esquerda e outros maniqueísmos do tipo gostaria de lembrá-los que a classe política nunca se coloca ao lado do povo e que personagens “novos” da política como Cunhas, Sarneys, Jucás, Renans e tantos outros que aqui estão e compõe o digníssimo Governo.
Não a toa o dono do itau colocou artigo em todos os jornais apoiando a pec
Aquele banco amigo.d Dilma?
Mas cara se vc não confia no governo pq quer dar um cheque em branco pra ele???
Cheque em branco vai ser dado se essa PEC for aprovada. A constituição garante (garantia) que um percentual do PIB iria pra saúde e pra educação. Retirando essa obrigação (que é o que vai acontecer a partir de 2018 se a PEC for aprovada) o governo passa a ganhar o cheque em branco, pois não vai ser mais obrigado a manter um mínimo (que já era pouco) pra essas duas áreas. Adivinha pra onde vai esse dinheiro? Dica: preste atenção nas “economias” que o Temer tem feito desde que anunciou o rombo (os aumentos bilionários para judiciário, pros próprios políticos, pros militares e agora pra polícia federal).
Vamos gastar MELHOR? Essa é a resposta certa. Não é tirando da saúde e da educação pra pagar fundo partidário (saiu notícia hoje que a Câmara quer aumentar em quatro vezes o valor atual) e sustentar as regalias dos políticos.
EU LI, E não foi que “não surtiu efeito”, foi que alguns países ACOVARDARAM e abandonaram durante a crise, mas muitos ainda o usam!
Leia de novo então, porque pelo jeito você não entendeu muito bem. Primeiro porque dizer que um país é “covarde” por abandonar uma política que *claramente não funciona* é meio ridículo – porque insistir no erro? Só por fé? É até engraçado, mas infelizmente é justamente isso que pregam esses “pastores”: dizem que a política deles funcionam, quando se aplica elas não funciona e aí eles dizem que é porque “não ficou tempo suficiente”, ou porque “não foi tão drástica quanto deveria ser”, etc. E aí as ovelhinhas seguem tudo cegamente, e continuam repetindo e repetindo esses mantras, apesar dos fatos mostrando o contrário.
Como eu disse eles se acovardaram, pois ABANDONARAM DURANTE A CRISE; O teto de gasto é equivalente ao superávit primário, se economiza para não aumentar a dívida pública e assim GERAR dinheiro para despesas e posteriormente aumentar investimentos com o crescimento da economia. A dívida interna é tão ruim para o país quanto a dívida externa do FMI!
Aparentemente você não entendeu do que se trata essa PEC. Ela não vai “gerar dinheiro para despesas e posteriormente aumentar investimentos com o crescimento da economia”, justamente porque, por lei, não pode haver aumento dos investimentos *independente* da economia crescer ou não. “aumentar investimentos com o crescimento da economia” é EXATAMENTE o que vai ficar proibido com a aprovação da PEC. A única coisa que ela não limita é o gasto com a dívida pública.
Assisti ai petista, aprenda o que é a PEC 241. Aprenda o que é economizar para o futuro, ah esqueci, petista só pensa no hoje, o amanha só pertence a deus.
https://www.youtube.com/watch?v=04mBQJFT7rg
Ptista é ignorante, não sabe ler
Nenhum lugar do mundo a política petista de expandir os ministérios 37 e inflar as despesas deu certo.
Mas mesmo assim implantaram esse lixo sob aplausos dos militantes.
Pelo visto voce precisa reler a matéria. E cuidado com os ‘NENHUM’ e ‘TODOS’ da vida. A implementação de teto deu certo em muitos países. Alguns destes foram impactados pela crise e precisaram rever o teto. Agora pra dizer que vai condenar o país ou vai salvar, você deve ser o maior especialista em economia do Brasil. Agora concordo com você, 20 anos parece um período muito longo pra se aplicar essa medida.
Quais seriam esses “muitos países” em que ela deu certo? E o mais importante, algum desses “muito países” tomou essa medida da maneira que Temer quer, de forma que o corte incida apenas em serviços básicos (incluindo aí o que sabidamente é positivo para o desenvolvimento de um país como educação, saúde, pesquisa, etc.) mas não na transferência de dinheiro do orçamento no esquema da dívida pública? Não, eu não sou “o maior especialista em economia do Brasil”, eu só acho absurdo implementar por vinte anos uma política que, da forma como está na nossa PEC, nunca foi implementada em lugar nenhum do mundo (que dirá resultar em maior desenvolvimento e qualidade de vida pra população). Reli a matéria e ainda não achei nenhum lugar do mundo em que se tenha feito algo assim, mas agradeço se você me apontar.
Cara na boa, vc não sabe ler não??? Sabe fazer soma, divisão, média? Leia o texto novamente.
A isso se chama FANATISMO. SÀO OS FANÁTICOS DE DIREITA. OS MESMOS QUE JURARAM QUE O GOLPISTA IA “PACIFICAR O BRASIL.” TAÍ A “PACIFICAÇÃO! A PRESIDENTA DO SUPREMO MANDANDO DIRETA NA CARA DE RENAN CALHEIROS. E O RENAN FALANDO MAL DA JUSTIÇA. A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO VAI PASSAR NUNCA. QUERO VER OS OTÁRIOS QUE FORAM PRA PAULISTA, QUANDO DESCOBRIREM QUE VÃO TER QUE TRABALHAR 50 ANOS PRA SE APOSENTAR. OS MILICOS E OS JUÍZES? O CARALHO QUE VÃO MUDAR SUAS REGRAS. ESTA GENTALHA APOIOU O GOLPE E ACHA QUE NÃO VAI HAVER CONSEQUÊNCIAS! GENTINHA MESMO! PODRE. E BURRA!
qm é gentalha? os petistas e afundaram nosso pais? ou o vice da sua “presidenta” q agora governa? ou vcs esqueceram do mensalão? ou esqueceram q o atual presidente era vice dela? não entendo sua revolta, vivemos na mãos de esquerdas irresponsáveis q só afundaram um pais como o nosso, cheio de riqueza e recursos…podre e burro, fanáticos e cegos são vcs, petistas inconsequentes!
Falou um animal domesticado pela esquerda
Pelo encantador de asininos (burros e assemelhados) !
Em nenhum lugar do mundo a esquerda nao se deu bem tambem, voce acha que aqui vai da ?
Ih, rapaz, informe-se melhor. Os países com melhor qualidade de vida no mundo são justamente os que fizeram *o contrário* do que o que você parece acreditar que é certo. Se você acha que “esquerda” é sinônimo de comunismo e os únicos exemplos de “países de esquerda” que você conhece são Coréia do Norte e Cuba, sugiro dar uma lida sobre os países nórdicos, ou mesmo sobre o que os outros países que hoje são primeiro mundo fizeram pra chegar até lá. Te garanto que não foi cortando verba dos serviços públicos pra ficar desviando déficit primário pra pagamento de dívida pública.
O cara é uma mula irmão, não vale a pena gastar saliva com uma besta dessa.
Me fala ai cara, 1 pais de esquerda que deu certo, que sua populaçao esta feliz, tem dinheiro, é rica e saudavel. Quero só 1.
TE falo 3: Cuba, Venezuela e Coréia do Norte!!! É onde esse cara tira as férias todos os anos! kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
Me fala 1 pais que deu certo. Quero só 1.
kkkk esse papo de países nordicos sera esquerda? dnovo? é isso q aprendem nas palestras alienadas do pt? me cita o nome dos países nórdicos bem sucedido por favor!
Suécia, Noroega e Dinamarca.
Bom mesmo é morar em CUBA ou na VEnezuela ou quem sabe na Coréia do Norte, esses são o paraíso na Terra! Aliás, você mora em algum desses países??? rsrsrs O cara é doente meu povo!
Nenhum lugar do mundo funcionou??? Que cara Leigo, Holanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia… Só paises TOP…. O único erro da PEC é o tempo…deveria ser 10 anos com revisão em 5…. Porém não é o tempo que irá Condenar essa excelente proposta.
Só um detalhe para os petistas idiotas….essa mesma PEC já vinha sendo costurada pelo governo Dilma…então cala a boca e reconheça que cada pais tem sua particularidade… Deu certo em muitos paises e dará certo nl Brasil.
Todos esses pais que voce citou, tem a economia aberta, Suecia é mais aberta ao mercado que um pais liberal. kkkkkkkkkkkk Petistas é fogo, nao pesquisa antes de falar asneira.
Asisste ai cara. Aqui eu mato a cobra e mostro o pau. https://www.youtube.com/watch?v=XclaaxWx4oo
A indústria sueca está, na sua esmagadora maioria, sob controle privado, ao contrário de outros países ocidentais industrializados, como a Áustria e a Itália, onde as empresas públicas têm tradicionalmente maior importância. Vamos privatizar tudo rapaz, taxar fortunas nao funciona.
Isaias, esses países aí que vc citou são 100% capitalistas de mercado, não existe corporativismo e nem protecionismo lá. A Suécia não tem nem salário mínimo nacional, quem decide isso são os sindicatos de cada categoria. Boa parte do ensino é feito por empresas privadas, a universidade pública é paga. Funcionalismo público ganha menos que o setor privado, e por aí vai…
Sim! o cara ainda fala, “leia a matéria”! hahahhah. A matéria teve um título tendencioso desmerecendo a PEC 241, mas a única crítica que conseguiram encontrar foi o tempo hahaha. ¬ (Gigantesca a diferença) kkkk
Eles são países (TOP) por que o dinheiro dos impostos são bem aplicados.
se o PT é contra, é pq é bom pro Brasil.. chorem militantes safados.. defensores de bandidos
E vc leu a matéria ou tem problema de interpretação de texto??? Em TODOS, EU DISSE TODOS OS PAÍSES houveram REDUÇÕES DRÁSTICAS em taxa de desemprego, relação PIB/Dívida e etc!!! APRENDA A LER!!! A alteração TENDENCIOSA da matéria diz respeito a partir de 2008 onde, por conta da crise houveram pioras dos déficits, MAS EM NENHUM CASO A PIORA ULTRAPASSOU OS VALORES CRÍTUCOS DE QUANDO O SISTEMA FOI IMPLANTADO!!! APRENDA A LER ANTES DE FALAR BOBAGEM!!
Parabens
Ô INTELIGENTE, É BOM LER A MATÉRIA….VEJA OS PAÍSES QUE ADOTARAM ESSE SISTEMA A 20 OU 30 ANOS.
Crise essa causada pela roubalheira do PT. …pec 241 já. …
Na reportagem está escrito que nenhum país adotou teto de gasto como a PEC 241. Sua afirmação de que não funciona, portanto, não procede pois ainda não foi testada em nenhum outro lugar.
Onde está dizendo que a lei não funcionou. Funcionou plenamente para reverter a trajetória da dívida de do crescimento dos gastos. A matéria fala é que o modelo não é totalmente igual aos outros países.
O teto dos gastos funcionou em todos países que o adotaram mas nunca foi limitado a 20 anos e a indexação pela inflação não foi usada. Na Finlândia indexava-se 0,5% aacima e isto foi mudado dinamicamente, O melhor resultado foi o da Holanda que limitou o gasto com dívida pública também. mas nenhum país tinha taxa de juros de 14%. Isto inviabiliza qualquer teto em dois anos….
Até onde vai uma pessoa que não quer enxergar o óbvio. A matéria diz sim, que em todos os países que aplicaram medidas “similares” tiveram resultados positivos no início e que, após a crise de 2008/2009 tiveram seus resultados piorados. Aí só faço uma pergunta: IMAGINEM SE ESSES PAÍSES NÃO TIVESSEM TOMADO ESSAS MEDIDAS, O QUE SERIAM DELES APÓS A CRISE, COM OS NÚMEROS QUE TINHAM ANTES????? O que aconteceu é que gastaram um pouco da “gordura” que acumularam durante o período de controle do aumento dos gastos. Isso é gestão!!!!!
ELE NÃO LEU, NÃO VAI LER E TEM RAIVA DE QUEM LEU!
Quantos sofrimentos, angustia, ira e lamentação. Leiam o texto e tirem o uniforme partidário e a lente do ódio pelo ódio e discutam sob a luz da ciência ou melhor dos dados. Se até o maior interessado em ver o pais na merda diz que a PEC não é essa coisa toda quer dizer que existe um temor em relação ao Brasil utilizar desse remédio.
Warley, a dívida pública acaba de atingir três trilhões de reais. Dá 15 mil para cada cidadão desse país. Como você vem dizer que o PT não Imprimiu dinheiro rapaz? o que é imprimir dinheiro se não expandir a dívida? ainda mais no volume indecente em que foi feita. Lula disse que pagou a dívida externa. Pagou mesmo, só que trocou por títulos internos com juros maiores. Acorda rapaz. Estamos no mesmo barco.
Amigo se você que realmente aprofundar o raciocínio vela a evolução da divida nas últimas décadas por exemplo:http://terracoeconomico.com.br/evolucao-da-divida-publica-brasileira-desde-1978-um-grafico-para-voce-refletir (inclusive com um texto tendencioso) na era PT só teve aumento razoável no ultimo ano quando o congresso jogou contra o Brasil,, e quanto a nacionalização,,, o dinheiro dos juros fica no Brasil não é mesmo…
exato: a sabotagem é tão óbvia que só o preconceito (tipo: meu candidato perdeu) explica não enxergar…
Carra, acorda, essa PEC é uma desculpa par usar nossos impostos para pagar juros a banqueiros. Porque não se diminui gastos da máquina?: o judiciário, por exemplo, teve uma absurdo aumento de 41% em seus já gordos salários, sem contar que eles ainda tem ganham auxílio-moradia, auxílio-gasolina, etc. Sabia que essa PEC vai, além de retirar investimentos em escolas, universidades, hospitais, vai também congelar os salários-mínimos? Porque não se faz uma auditoria da dívida-pública? Vc leu essa esclarecedora matéria? Viu que o relator da PEC DISTORCEU dados para conseguir ludibriar inocentes-úteis como vc, a repetir “que é necessário consertar a casa”? Enquanto vcs continuam repetindo o discurso do governo golpista, ele vai a cada votação fodendo o Brasil, estragando o futuro de uma geração por 20 anos. Saí dessa, acorda para o que o governo atual está fazendo. Esse ódio ao PT está servindo para os golpistas aprovarem o que quiserem, enquanto os doidos se entretêm com os nomes de Lula e Dilma. Com esse nível de “reflexão” , vamos todos para o buraco, petistas e não petistas.
Se a PEC tivesse em vigor, o judiciário não teria recebido esse aumento ou então teria que ser retirado de outra área do judiciário.
Claro, agora resta acabar com os gastos em escolar, hospitais, universidades e congelar tambem o salário-mínimo. Nenhum país citado nessa matéria adotou medidas tão duras com a sua população. E vale ressaltar que nos países citados, a qualidade de vida, educação, e saúde funcionam BEM melhor que aqui. E mesmo assim, não froam tão insanos de congelar por 20 anos, gastos sociais. Como será o Brasil se essa PEC for aprovada? A população aumentando, e obviamente, as demandas, mas o gasto ser basicamente o mesmo?
Os gastos em educação e saúde são fixos.
Antes era assim: Para investir 1,50 em saúde, você precisava gastar 10. Ainda acha que o problema do brasil é a falta de dinheiro ou gastar menos do que ganha?
O mínimo obrigatório constitucional em saúde e educação deixará de existir.
De onde você tirou isso?
Simples meu caro. Gastar com responsabilidade, planejamento e eficiência! O problema do país não é falta de dinheiro para investir mas sim a gestão totalmente equivocada dos recursos! Ao invés de ficar com bravata esquerdista olhe para frente! Cobre seu representante! Gastar menos com a máquina e mais com o povo.
Gastar com responsabilidade = aumentar em 41% o salário do judiciário brasileiro (que, pobrezinho, precisa ganhar mais). É manter verba de gabinete, cargos de confiança, fundo partidário. ahahah
Ohhh meu filho! Segundo a LOA quem define o orçamento do judiciário e ele próprio!
foi tão ‘totalmente equivocada’ que o pib cresceu mais do que nunca!! – e só houve recessão após a sabotagem política… muuuito equivocada, mesmo…
que dá pra melhorar: muuuuito – mas cuidado com a simplificação… geralmente é falaciosa
Sim equivocadíssimos! O PIB cresceu enquanto Lula estava no governo e zelou pela LDO e pelos pilares da economia. Some isso a um crescimento absurdo do preço das comodites e pronto! Kkkkkkk anta!
O PIB nao cresceu, mais uma mentira do governo petista. Em 20 anos de análise da Despesa Primária, os desembolsos do país passaram de cerca de 14% do PIB, em 1997, para perto de 20%, em 2015.
Entre 2008 e 2015, de acordo com o Ministério da Fazenda, os gastos públicos primários cresceram 51% acima da inflação. A receita evoluiu 14,5%.
Ou seja, a grande família Brasil gastou como se não houvesse amanhã, mesmo com a queda de arrecadação.
Veja que não se trata de uma avaliação qualitativa ou ideológica do governo, mas de simples matemática.
Você está gastando muito mais (+51%) do que sua renda está aumentando (+14%).
O resultado é o total desequilíbrio das contas públicas.
Olhando por esse lado é verdade…
nops: salário mínimo não vai congelar: já disseram que vão BAIXAR!!! é pior o enrosco…
Negativo, pode ser retirado de QUALQUER outra área, incluindo saúde, educação e salário mínimo.
Agora, considerando o histórico do mundo (não só no Brasil), quem você acha que vai pagar o pato (da FIESP) nessa história?? Funcionários públicos ou a esmagadora maioria da população, que nem faz ideia do que se trata essa PEC?
Claro, se me derem um aumento de 41%, eu não vou reclamar se nos próximos 20 anos me derem só a correção da inflação. Muitas classes, não estão conseguindo repor nem a inflação.
Amigo, metade do que você vomitou aí não é verdade.
Claro, verdade é o que Temer está dizendo! E é lógico qye CONGELAR POR 20 ANOS investimentos sociais nos levará para o primeiro mundo! Faz todo sentido, não é? PQP!
Desde quando “investimento social” (= bolsa-procriação) é (1) investimento e (2) algo que levará ao primeiro mundo?
não: a pec que congela os investimentos é que vai! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O melhor investimento social é gerar empregos, acertar a economia, como o teto dos gasto é atrelado ao PIB se as empresas voltarem a crescer e aumentar a arrecadação aumenta novamente os investimentos.
não – não aumenta!!!!!!!!!! porque os efeitos da PEC são mais recessão e menos arrecadação – o que se verá é o ‘voo de galinha’, óbvio!
Isso na visão de uma petista burra que votou na Dilma? kkkkk
Duvido que vc tenha lido a PEC!
Li, sim. E li a matéria também? Vc leu? Viu que nenhum país (inclusive países ricos) adotou uma medida tão cruel com a população? Me responda como ficarão os serviços públicos com essa PEC?
Cara a matéria e idiota! O fato da nossa ser única não quer dizer que seja errada. E não, vc não leu a PEC.
Li, não, dono do mundo, Vc não deixa. Agora, vc não me responde como um país como o nosso, em que todo mundo concorda que os serviços públicos precisam de MAIS investimentos e NÃO de MENOS, vai conseguir manter estável o atendimento às demandas da população, que, em 20 anos, crescerá.
Concordo com o Matheus você não leu. Primeiro, há uma revisão em 10 anos. Segundo, o limite de gastos é no todo. Não quer dizer que não se pode aumentar os gastos com saúde e educação, mas para isso terá que tirar de outras áreas. Eu acho ótimo esta PEC, pois forçará os governantes a usar o dinheiro público com mais sabedoria e não como campanha eleitoiral. Há centenas de elefantes brancos espalhados pelo Brasil a fora, construídos pelos governos anteriores, que não estão sendo usados ou não tem utilidade. E outra, lembre-se que reduzindo os gastos, reduz se as dívidas. Reduzindo a dívida, menos dinheiro sendo jogado fora com Juros. Sobrando o dinheiro que estamos pagando de JUROS, que é altíssimo, pode resultar em mais dinheiro para mais investimentos no futuro. Enfim, como eu disse, esta PEC irá forçar os governantes e as pessoas a valorizarem mais o dinheiro público.
Perfeita colocação
Vc acha que o país arrecada pouco e por isso os serviços públicos são ruins ou o país gasta mal e por isso os serviços ruins? Vc acha que o país segue um plano de longo prazo de investimentos sustentáveis ou sai gastando de acordo com o que seja mais popular? Se o nosso problema fosse falta de recursos vc estaria certo mas nosso problema é ineficiência da máquina pública! Para fazer uma analogia e como se orçamento brasileiro fosse um carro V8 gastador de gasolina e mesmo sabendo disso o usássemos sem controle até para ir a esquina. Com a PEC vamos, por enquanto, continuar com o mesmo V8 mas como agora existe um limite de gasto com gasolina e como nao temos como trocá-lo por um modelo moderno econômico, vamos ter que otimizar o uso do combustível!
Mesmo assim, a metade é muita coisa.
vejamos: primeiro que não existe teto para qualquer área. O teto é geral! Isso significa que o Governo para gastar mais em uma área vai ter que cortar em outra área. Isso significa que o orçamento vai ter que ser muito bem feito pelo seu representante e pelo meu. Isso se chama PLANEJAMENTO coisa que esse país nunca teve e que com a a PEC vai ser “obrigado” a ter. Precisamos olhar para frente e cobrar de nossos representantes a correta aplicação dos recursos públicos e não brigar contra a proposta de colocar controle nos gastos. Nossa sociedade está se tornando muito rapidamente mais fiscalizadora do poder público de muito mais atuante. Com a PEC, reforma geral da previdência, reforma política e combate a corrupção nosso orçamento vai dar sobrar! O problema do país nunca foi falta de recursos para saúde e educação. O problema sempre foi a péssima gestão e aplicação desses recursos somados a sistema totalmente corrompido onde uma simples reforma de uma escola pode custar 10x mais do que deveria. Não é contra isso que deveríamos estar protestando? Temos que fazer 1,00 virar 3,00 e o dia que conseguirmos fazer isso seremos um país justo e nem estaremos mais lembrando dessa 241! Falei?
bem, e você acha que os cortes virão onde? – ou ainda não percebeu o que já se traçou?? 1) aumento dos privilegiados: topo dos militares + principalmente: judiciário (que já tinha ótimos rendimentos e regalias!!) + legislativo (aumento próprio: que já tinha ótimos rendimentos e regalias…) 2) baixar salário mínimo e aposentadorias (não dos privilegiados…) de quem ganha salário mínimo! – não leu, não?…
Pqp!!!! O orcamento do judiciário e idependente!!! Não tem como baixar o salário minimo!!! Vc Leu a PEC???? Pelo amor de Deus cara é muita gente burra que não entende de absulatamente nada falando asneira!
O PETISTA, SAI FORA, LULA NÃO ENTRA MAIS, AGORA A PEC NÃO SEI SE VAI SER BOM, DE QQ FORMA, O QUE VC LULISTA VAI QUERER FAZER???
FORA LULA…
Nossa quantas soluções acabei de ler. O cara é um gênio deveria estar no Ministério da Fazenda e Planejamento ordenando o Henrique Meireles nas proposituras e elaboração do orçamento fiscal. Chega de ironias, vamos lá as suas supostas soluções. 1- PEC é desculpa para pagar os impostos a banqueiros? Argumento desonesto o seu. A dívida pública brasileira ela é formada na medida que o gestor público não consegue arcar com as despesas primárias, visto suas receitas serem insuficientes. Logo, o mesmo lança mão de capitalizar suas dívidas em títulos públicos, ofertando-os a qualquer um que tenha uma “grana” extra e queira compra-las, visando um retorno, à posteriori, acrescido de juros. E nisso, há dinheiro dos próprios brasileiros, de empresas, de bancos, fundos e etc; a composição é heterogênea, há diversos credores, tanto nacionalmente quanto internacionalmente; então quer dizer que não devemos pagar aqueles que resolveram poupar e investir na economia brasileira? – e vale lembrar, isso é apenas uma fonte de refinanciamento de fonte de receita que o Tesouro Nacional administra. Argumento 1: refutado. 2 – Diminuir gastos da máquina pública? É muita ingenuidade torcer para que os políticos diminuam seu suporte político e tantos apadrinhados que colaboraram para que ele chegasse o poder. Vide governos FHC, Dilma e Lula que aumentaram o séquito de militâncias em todas as esferas, além de aumentarem a quantidade de ministérios. E não adianta contra argumentar, pois cite algum exemplo de gestor público que reduziu a quantidade de funcionários comissionados ao tomar posse? E isso em qualquer esfera (federal, estadual e municipal). ÓH, my fuck god! 41% de aumento… nossa é muito!! Leia o art. 99 da CF/88 acerca da autonomia financeira e administrativa do Judiciário. E tire suas conclusões. Ou melhor, vá em algum livro que lhe explique pois vejo um déficit de coerência. 3 – PEC irá retirar investimentos, congelar salário-mínimo, entre outros? Caramba, você de fato interpretou direito sobre a modalidade de correção do orçamento fiscal na PEC? Qual o índice que eles vão usar para a correção orçamentária? Vamos lá praticar a leitura, pois acho que você precisa ler e interpretar a proposta de emenda… 4 – auditoria da dívida pública? Hm, mais outro argumento da qual você não deve ter a mínima noção. Vamos lá, você sabe quais normas tratam sobre auditoria na contabilidade? Se sabe, qual evidência que você presume que devemos começar na auditoria da dívida pública? Baseado em qual fato contábil você fará a auditoria? A respeito do resto do seu argumento, deu preguiça de argumentar pois já percebi a qualidade dos seus argumentos.
Filhão, o aumento do judiciário foi para os SERVIDORES, e ao contrário da besteira que você esta falando, não temos auxílio-moradia, auxílio-gasolina…não temos nada, quem possui essas extravagancias são os juizeis e promotores! Se informe melhor antes de vomitar besteira na net.
SR. 13582196: Em nenhum país do mundo existe esse “programa maluco”. SIM, MALUCO, porque só entraram nele “OS TROUXAS DE SEMPRE”. Tudo bem se PELO MENOS fossem aquinhoados com esse “presente” OS POLÍTICOS, QUE SÓ PENSAM NELES, NO $$$$$ E NOS CARGOS DE CONFIANÇA. Enquadrem nesse maldito projeto TODOS DO EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO, OS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E JUÍZES QUE GANHAM FORTUNAS POR MÊS. Mas não – COMO SEMPRE…. FICARAM DE FORA. Larga de ser trouxa cara – ACORDA!!!!!!!!!!!!!
Nenhum país civilizado do mundo tem PT, Dilma, Lula e um ROMBO DE R$ 170 BILHÕES de reais.
Trouxinha
TROUXÃO!
Manda seu endereço, vou te mandar uns livros de economia e matemática.
Livros de economia e matemática eu já tenho, inclusive o do idiota do KEYNES!
Então leia
E você leia (ou releia) Mises, Adam Smith, não precisa nem abandonar seu repúdio aos socialistas do PSDB!
Infelizmente a desgraça lulista acontece aqui no Brasil, por isso é necessário sim, garantir que se o povo em sua imensa ignorância se permita ser enganado pelo PT mais uma vez que tenham, pelo menos, limites impostos a esse partido que brinca de enganar o povo brasileiro.
Infelizmente, a PEC 241 é um mal necessário, graças ao PT que quebrou o Brasil com a sua incompetência e má fé intrínsecas ao “Amigo”.
cara: como o preconceito emburrece!!!
1) 6a. economia mundial
2) dívida pública abaixo de diversos países desenvolvidos…
para com a ladainha de que o PT quebrou o país pq isso é simplesmente ridículo!
o investimento em educação saúde e segurança tem que ser calculado per capta, ou seja levando em conta o numero de pessoas que utilizam estes serviços. imagina daqui a 20 anos com o crescimento da população.. na realidade o investimento que ja era baixo esta sendo reduzido.. e muito.
Eis ai mais um analfabeto funcional, prepare o seu bolso vem ai a reforma política e com o projeto de lei do Dep Fed. MARCUS PESTANA do PSDB de MG,que irá destinar 3 bilhões para o Fundo Partidário, para isso não haverá PEC. todos os partidos estarão de acordo e vc ainda acredita em políticos, todos eles estavam lá, foram cúmplices da situação do Brasil,visto que o PMDB tinha 6 Ministérios, de Dilma, sem contar que é OBRIGAÇÃO do Senado,bem como da Câmara fiscalizar ATOS do executivo e nada fizeram . Teu ódio te cega.
Quanto ao Fundo Partidário é idéia do Kassab, o novo Maluf, que apoiou e ajudou a eleger a Dilma!
Esta bem mal informado, o Fundo Partidário já existe, só querem aumentar a verba via PSDB,si liga ai.
Me expressei mal, era justamente isso que eu queria dizer!
Interessante é o exemplo da Holando que foi cortado, porque os daods param em 2007.
Nenhum planejamento estratégico é maior que 5 anos. E tem que ser revisado pelo menos a cada 3 meses. 1994 à 2007 são 13 anos.
Contenção de despesas não é fórmula mágica. É só uma ferramente para conter a conta do governo que está no vermelho. (por causa da gastança anterior (herança maldita Lula/Mantega) Dilma só pegou o bonde andando e já estragado, mas não fez nada para arrumar.
Se na nossa vida pessoal estamos no vermelho, paramos de gastar ou ganhamos mais. Com a economia no lixo, não dá para angariar mais sem aumentar impostos. Então só resta cortar as despesas, ou pará-la de aumentar.
por que todos embarcam na farsa de que todo investimento é gastança??? esqueceram que cada real investido em Saúde (só 1 exemplo) retorna em 1,50 (se não me falha a memória, mas é só conferir na internet!) para a nação?… isso sem falar em investimento em Educação, geração de empregos etc!
nem todo ‘gasto’ é gastança!!
gastança são os privilégios (da cúpula dos 3 poderes, mais gastos sem teto na mídia… rsrsrs) e juros estratosféricos!! – justamente o que aumentaram nos últimos 3, 4 meses!!
peloamor!!!!
Prezada Nina. Você eu a PEC?
Leia são umas 15 paginas só. Eu li. Não peguei a opinião de terceiros.
Ela não está cortando os pagamentos. Só despesas acima da inflação. É para parar de aumentar as despesas. (não vai diminuir)
Claro que nem todo gasto é gastança.
Porém foi exatamente o que o governo anterior fez.
Como os custos subiram por causa do inchamento do Estado, houve o aumento da gastança. (pagar despesas)
Investimento é o valor gasto não relacionado com as despesas operacionais. Isso foi mínimo.
Porém o nosso querido governo anterior chamou custo de investimento e falou que aumentou o investimento quando na verdade ele aumentou foram as despesas.
Os privilégios tem que acabar.
Dilma gastava R$ 3 mil por dia de refeição.
R$ 60 mil por mês no Cartão Corporativo que graças ao sr. Lula os valores são sigilosos.
Só para constar, o juros cairam 0,25 essa semana porque a inflação começou a cair.
Eu não acho que a PEC 241 seja a solução do mundo.
Porém ela parece a mais sensata no momento.
O modelo tem que ser o Sueco. Toda a despesas é registrada e aberta ao público. Isso vale para os 3 poderes.
Lei a PEC241. Tem no Portal do Senado. Eu recomendo.
Não pegue informações de terceiros. A maioria é lixo.
Pode até considerar a minha lixo, se você quiser, mas baseada na tua análise.
exatamente , vai morar na europa, nos eua, no japao , se vc mora aqui tem que aguentar firme e forte..mesmo com toda esta corja PSDB,PMDBPT,PP,DEM,PDT.qual mais vc quer .. se liga brasileiro….vc tem que trabalhar pros gringos 2000h de impostos sob a sua lomba..
A PEC241 é uma “jaboticaba neoliberal”, que se segue ao “impeachment jaboticaba”, em que um “governo corrupto” foi derrubado pelos principais envolvidos na corrupção. Somos motivo de espanto no mundo inteiro. Onde eu acho aquela gravação usada após os gols do Brasil na Globo, em que um cara grita “BRASIIIIIIIIIILLL”?
neoliberal eu não sei quem são, só sei que é necessário para evitar mais prejuízos com futuras Dilmas nos próximos 20 anos!
Hello, Dilma não apita nada há 6 meses. E antes pouco fazia, pois o seu então queridinho Cunha (somos milhões de cunhas) e os 300 achacadores da camara não deixavam.
Mas o cunha agora foi adotado pelos petistas que querem que ele delate o Aécio! kkkkk
Parabens
O brasil é diferente mesmo. Tem esta taxa de juros indecente desde a corja anterior. Quando acabaou o governo FHC tínhamos uma dívida exterma impagável e ela foi paga. Hoje sobrou a interna qie é impossível de ser mantida com esta taxa de juros. e que jamais caiu. Por que será? Por que os juros internacionais são algo financeiramente viável. Que tal a PEC 242. limitando os juros anuais compostos máximos a 12%???
A dívida externa NÃO FOI paga, ela ainda é de cerca de 332 bilhões de acordo com o BC , a dívida com o FMI que o Brasil pagava juros de 4% foi trocada por dívida a juros de 19,5% pelo Lula!
Alienado
É melhor calar se e deixar que pensem que és um idiota do que abrir a boca e dar-lhes a certeza.
E a mídia toca a boiada.
Claro que não tem, parabéns ao Brasil, que isso sirva de modelo para outros países.
Você está sendo irônico, certo?
Bom mesmo é continuar com a orgia financeira da era petista.
Carra, acorda, essa PEC é uma desculpa par usar nossos impostos para pagar juros a banqueiros. Porque não se diminui gastos da máquina?: o judiciário, por exemplo, teve uma absurdo aumento de 41% em seus já gordos salários, sem contar que eles ainda tem ganham auxílio-moradia, auxílio-gasolina, etc. Sabia que essa PEC vai, além de retirar investimentos em escolas, universidades, hospitais, vai também congelar os salários-mínimos? Porque não se faz uma auditoria da dívida-pública? Vc leu essa esclarecedora matéria? Viu que o relator da PEC DISTORCEU dados para conseguir ludibriar inocentes-úteis como vc, a repetir “que é necessário consertar a casa”? Enquanto vcs continuam repetindo o discurso do governo golpista, ele vai a cada votação fodendo o Brasil, estragando o futuro de uma geração por 20 anos. Saí dessa, acorda para o que o governo atual está fazendo. Esse ódio ao PT está servindo para os golpistas aprovarem o que quiserem, enquanto os doidos se entretêm com os nomes de Lula e Dilma. Vc só pode ser um fake.
Não se preocupe, em breve o “Amigo” do Emílio Odebrecht estará na cadeia!
Bom mesmo é pobre e a classe média depender do SUS e universidades públicas e levar uma bem fundo, no lugar onde o sol não bate.
Os políticos estão que é só sorriso. E o povo achando que vai se dar bem…. É muita apatia, no mínimo. LEIAM O TEXTO DA LEI!!!
Os petistas ricos não dependem do SUS pois tem o Albert Einstein!
Em nenhum outro pais deixaram um partido roubar e destruir as contas públicas impunemente durante 13 anos…..Agora temos que consertar a casa que foi destruída por Dilma e Lula….Não é tarefa fácil…..PT nunca mais!
Mamou e ganhou dinheiro nos 8 anos do Lula, agora vem dizer que são 13 anos de desgoverno.
Não sou funcionário público.
Carra, acorda, essa PEC é uma desculpa par usar nossos impostos para pagar juros a banqueiros. Porque não se diminui gastos da máquina?: o judiciário, por exemplo, teve uma absurdo aumento de 41% em seus já gordos salários, sem contar que eles ainda tem ganham auxílio-moradia, auxílio-gasolina, etc. Sabia que essa PEC vai, além de retirar investimentos em escolas, universidades, hospitais, vai também congelar os salários-mínimos? Porque não se faz uma auditoria da dívida-pública? Vc leu essa esclarecedora matéria? Viu que o relator da PEC DISTORCEU dados para conseguir ludibriar inocentes-úteis como vc, a repetir “que é necessário consertar a casa”? Enquanto vcs continuam repetindo o discurso do governo golpista, ele vai a cada votação fodendo o Brasil, estragando o futuro de uma geração por 20 anos. Saí dessa, acorda para o que o governo atual está fazendo. Esse ódio ao PT está servindo para os golpistas aprovarem o que quiserem, enquanto os doidos se entretêm com os nomes de Lula e Dilma.
Sem contar a proposta absurda de 3 bilhões por ano pras quadrilhas, digo partidos políticos.
Juros a banqueiros?…….Mas o Brasil já paga os maiores juros do mundo aos banqueiros ha mais de 10 anos!……O fato é que Dilma e Lula quebraram o Brasil e as consequências estão nas ruas com 23 milhões de desempregados……..A PEC é só o começo da reconstrução do nosso país que foi destruído por vocês.
Burro, raciocina um pouco e me diz (sem apelar para frases feitas, sem usar o antipetismo para justificar sua incapacidade de refletir por si mesmo): Como haverá “reconstrução” de um país, cujo o orçamento estará congelado por 20 anos? Como ficarão os serviços públicos nesse meio-tempo? Como a saúde pública (que já é ruim) terá condições de suprir as necessidades da população mais pobre? Certamente faltarão medicamentos, vacinas, médicos (pois os concursos estarão congelados também), leitos, samu, UTIs, etc. Como ficará o poder de consumo da população? Como a educação pública atenderá a demanda de cursos universitários, as bolsas de pesquisa etc. Como ficará o investimento em rodovias etc. Qual a lógica disso?