Maia e Temer disputam dissidentes do PSB; Temer tenta reaproximação

Carolina Antunes / PR

Maia tem se distanciado do Planalto. Ambos se reuniram com deputados do PSB nesta terça-feira (18)

 

Após a votação sobre a denúncia contra Michel Temer (PMDB) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passaram a disputar a filiação dos dissidentes do PSB aos seus respectivos partidos.

Ambos se reuniram nesta terça-feira (18) com a líder do partido na Câmara, Tereza Cristina (PSB-MS), acompanhada de outros deputados que estão em atrito com o partido. Os parlamentares do PSB tomaram café com Temer e se reuniram logo depois com Maia. De acordo com o jornal O Globo, o deputado Danilo Forte (PSB-CE) afirmou que Temer teceu elogios, mas não fez um convite formal para que os dissidentes troquem de sigla.

O compromisso de Temer não fazia parte da agenda oficial. O encontro só foi adicionado à agenda no início da tarde desta terça-feira.

Já a investida do DEM não é nova. Desde o primeiro semestre desse ano, os deputados descontentes com a direção nacional do partido têm sido cortejados pelo DEM. Forte afirmou ao Estado de S. Paulo que o convite para se reunir com Maia e outros parlamentares, como Pauderney Avelino (DEM-AM) partiu do próprio presidente da Câmara.

O atrito entre a Executiva do partido e Tereza Cristina (MS), Danilo Forte (CE) e Fábio Garcia (MT) culminou em Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, afastando os deputados do comando dos diretórios regionais do partido.

Distanciamento

O presidente da República e o presidente da Câmara têm se afastado com a crise da denúncia contra Temer. Maia, que era fiel aliado tem dado sinais de que se afasta do Planalto, apesar de reafirmar constantemente ser leal ao presidente. De acordo com o blog da jornalista Andreia Sadi, para tentar remediar o mal-estar com Maia, Temer procurou Mendonça Filho, que também é do DEM para conversar e tentar uma reaproximação com o presidente da Câmara. Maia e Temer devem se reunir ainda hoje.

Leia também:

Maia sobre Temer: ” O meu partido é leal, eu tenho sido leal”

Continuar lendo

Publicidade Publicidade