Décima edição do Prêmio Congresso em Foco terá novo troféu

Suzana Gouveia

Os troféus foram projetados pela artista plástica Suzana Gouveia

 

Em busca de modernização, a décima edição do Prêmio Congresso em Foco 2017 mudou e inovou os troféus que serão entregues aos parlamentares mais bem avaliados por internautas, jornalistas que cobrem o dia a dia no parlamento e por um juri especializado, outra novidade desta edição. O troféu é cobiçado por cerca de 370 parlamentares federais que estão na disputa.

Neste ano, a cerimônia de premiação dos congressistas será realizada no dia 19 de outubro, em Brasília. Na ocasião, os parlamentares mais votados serão anunciados e receberão uma peça criada pela artista plástica Suzana Gouveia, da empresa Suzana Gouveia Artes Plastica, feita exclusivamente para a décima edição da premiação. “A gente pensou em uma coisa moderna, com transparência. Usamos o cristal e a logo com material em acrílico espelhado em ouro prata e bronze”, explica a artista, que também ressaltou que todos os traços, detalhes e peças do material possuem relação com a boa atuação parlamentar, como a analogia com a “transparência” trabalhada no troféu.

A inovação é decorrente de evolução natural da própria artista, que buscou conservar a identidade do Prêmio Congresso em Foco. “Eu, como artista plástica, estou mexendo com formas o tempo todo. Neste troféu eu trabalhei com a transparência e a forma tentando fazer uma coisa harmônica. O desenho do é bem afirmativo e eu quis manter a identidade. Fizemos uma peça mais moderna, mas mantemos a identidade do Prêmio”, ressaltou. A evolução da nova peça focou na transparência em material espelhado. O material anterior era fundido em bronze e alumínio.

Baiana de Salvador, Suzana está radicada em São Paulo há mais de 40 anos. Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, a artista plástica coleciona em seu currículo diversos cursos de escultura e desenho. O contato com os ateliês começou cedo, já aos cinco anos de idade.  Em 1995, a artista abriu uma empresa especializada em fazer dos troféus verdadeiras obras de arte. “É fazer esculturas como prêmio”, resume Suzana.

Premiações

No caso da categoria geral “Melhores deputados do ano” e “Melhores senadores do ano”, avaliados pelo júri, os premiados receberão troféus de ouro. Os  “Melhores senadores do ano” e “Melhores deputados do ano” escolhidos pelos internautas serão agraciados em três colocações – primeiro, segundo e terceiro lugar – com troféus ouro, prata e bronze.

Para a categoria “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”, bem como os “Senadores mais bem avaliados” pela categoria, os ganhadores receberão troféus de bronze.

Já nas categorias especiais  de “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, “Destaques na Defesa da Agropecuária” e “Destaques na Defesa da Seguridade Social”, os ganhadores da votação pela internet e também pela escolha do júri serão agraciados com troféus de bronze.

Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação prevista pelo regulamento, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os cerca de 370 parlamentares aptos a participar da disputa. Isso porque, como de costume, só participam da disputa os deputados federais e senadores que não são alvo de inquéritos criminais ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal. A consulta pública foi aberta entre o período de 1º a 30 de setembro deste ano.

<< Veja a última parcial, com os votos validados até 20 de setembro

Na votação da imprensa, profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação. Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.

Uma das novidades desta edição é a premiação de parlamentares selecionados por um júri, composto por representantes dos movimentos sociais e das áreas empresarial, acadêmica e sindical. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

 

<< Veja o perfil dos jurados

<< Outras informações sobre o prêmio

 

Patrocínio:

 

Apoio:

 

Apoio Institucional:

Continuar lendo

Publicidade Publicidade