Nas duas pesquisas, Aécio aparece com 46% das intenções de votos e Dilma com 44%. Brancos e nulos são 6% e indecisos chegam a 4% em ambos os levantamentos. Os mesmos percentuais se repetem quando são mostrados apenas os votos válidos. O tucano aparece com 51% e a petista com 49%.
A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram entrevistados 3.010 eleitores entre 7 e 8 de setembro em 205 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Leia também
Já o levantamento do Datafolha foi feito a pedido da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo. O instituto ouviu 2.879 eleitores entre ontem e hoje. Assim como no Ibope, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos contra 33,55% de Aécio.
Publicidade
A “alternância no poder” tanto de partidos como de políticos é fundamental para o aprimoramento da nossa “incipiente democracia”, porém jamais colocar os “parentes ou apaniguados” dos atuais gestores públicos. Fundamental também uma reforma político eleitoral, onde seja composta ao menos por 70% de representantes da sociedade civil organizada, porque se deixar para “eles fazerem”, seria como trocar 6 por 5,999.
Infelizmente não tenos opção é um mas ruim do que o outro…!
O Brasil não aguenta mais a reeleição. Sem alternância os partidos políticos se apropriam do Estado. O Brasil também não aguenta mais esse estilo “Rouba mas Faz” de governar…….pena que sai o governo do PT que FEZ MAS FURTOU, para entrar o grupo de partidos de antes de 2002, que consolidaram, no Brasil, o estilo “Rouba mas faz” no passado recente (década de 70, 80 e 90 (até 2001). Será que vai mudar mesmo?……a mim restam dua coisas: o voto nulo, e aguardar a MARINA em 2018……..com a MARINA, sim, haveria mudança DE VERDADE no estilo de governar: FAZER E REALIZAR SEM FURTAR o dinheiro público…..e realizar desenvolvimento econômico e social sem destruir a fauna, a flora, as microbacias hidrográficas, e sem envenenar o solo, os lençóis freáticos, e toda a bacia hidrográfica…..por enquanto meu voto é nulo……para dormir os próximos 4 anos com a consciência tranquila….
Eu, particularmente, queria mais opções sérias além da Marina. Levy, Eduardo e Luciana mais parecem show de comédia. No resto concordo contigo, um mandato único de 5 anos (sem direito a reeleição) seria o ideal.
Chega de Pt, são quase 12 anos, a alternância de poder deve acontecer, pois é do regime democrático, e além disso, as denúncias na Petrobras vão acabar de afundar a ptzada.
Só em SP que a perpetuação do poder pode existir né? Perpetuação do poder, na linguagem tucana significa: limitação do poder, dos outros!
A situação da presidente piora a medida que novas denúncias do ex-diretor da Petrobrás aparecem…