O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, escreveu no Twitter que fará “jejum, oração” e estará “torcendo pelo país” nesta quarta-feira (4), data em que ele chamou de “dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato”, referência ao julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros decidirão se Lula pode ser preso após a condenação em segunda instância ou se deve aguardar em liberdade os recursos de instâncias superiores (Superior Tribunal de Justiça e STF).
Leia também
“4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. Uma derrota significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo país, jamais serão responsabilizados, na Lava Jato e além. O cenário não é bom. Estarei em jejum, oração e torcendo pelo país”, diz texto publicado pelo procurador neste domingo, 1º de abril.
No mesmo dia, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro e responsável pela Lava Jato no estado, retuitou a mensagem e endossou o jejum do procurador: “Caro irmão em Cristo, como cidadão brasileiro e temente a Deus, acompanhá-lo-ei em oração, em favor do nosso País e do nosso Povo”.
Com quase dois mil comentários até o início da noite desta segunda-feira (2), a postagem de Dallagnol rendeu diversas mensagens de críticas, mas também de apoio. Mais de 7 mil pessoas curtiram e outras 2,4 mil retuitaram. A resposta de Marcelo Bretas tinha 1,3 mil retuítes, 5 mil curtidas e 580 comentários.
Lula foi condenado a 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 24 de janeiro. Na última segunda-feira (26), o petista teve seu último recurso negado na Corte de segunda instância. Na teoria, Lula deveria ser preso após está última decisão no TRF-4.
Na prática, o STF concedeu liminar garantindo sua liberdade até que os 11 ministros decidam o mérito da questão, que tem como pano de fundo a possibilidade de execução provisória de pena por condenado em segunda instância, mesmo que ainda existam recursos contra a condenação pendentes de análise em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o próprio STF.
Nesta segunda-feira (2), um grupo de juízes e procuradores entregou ao Supremo um abaixo-assinado com pouco mais de 5 mil assinaturas a favor da condenação em segunda instância.
<< STF suspende julgamento sobre habeas corpus de Lula e proíbe prisão antes de retomada do caso
Não há necessidade de nenhum jejum…
_ Basta a devolução de todo o auxílio moradia daqueles que trabalham onde possuem imóvel próprio. Toda a população agradecerá e muito a devolução deste dinheiro, inclusive de todos os anos anteriores. Esse afano do dinheiro público é talvez pior que o Lula fez no sítio e no triplex. Aliás., o piloto do PCC também morava no Triplex do Guarujá, mas parece que a justiça silencia nos casos de HELICOCAS…, estranho né…
QUER APARECER DIANTE DA MIDIA “GLOBO”…. que tambem é contra o LULA…….DALLAGOL…… vc é o escrupulo é a escoria do Judiciario………..nojento…… e acima de tudo……IMORAL ……QUEM VC PENSA QUE E…….. ganha auxilio moradia?…..kkkkkkkkk…. um juizinho de quinta…….VENHA ME PROCESSAR E ME PROCURAR…….. VC VAI TER O QUE MERECE…….SOU APOSENTADO E IDOSO……. VENHA…….
esse nojento quer o que? tenho nojo de sua cara….. se vc for HOMEM……me procure…..
olha o salario dele…… e ainda com auxilia moradia ….. que moral esse cara tem?
Fundamentalismo é isso aí: que a fé não costuma faiá…
É impressionante como funciona a cabeça de um FASCISTA. Ele acha NORMAL membros do MPF e da “margistratura” como um todo se manisfestarem sobre politica eou sobre assuntos do STF. Em nome da hipocrisia é “justo” quebrar as leis e seus códigos de éticas.
Juízes parcialíssimos, justiça à deriva!!!
Parcial é sua defesa nada disfarçada da impunidade.
Os Juízes sim são parcialíssimos, igual o Moro que defende qualquer politico do PSDB!
Temo pelo bolsa jejum… teria direito a água importada dos Alpes, sal de altíssima qualidade, porque sabemos que a água e o sal do Brasil não tem qualidade e não temos ninguém para fiscalizar. Enquanto isto as orações vindas de alguém com uma vista privilegiada do pão de açucar teriam uma força inebriante.
O STF está em uma quadra histórica. Ideologia e partidarismo à parte, há um embate entre o velho Brasil (reino da impunidade aos poderosos) e a nação que queremos construir, onde não há tolerância à corrupção e ninguém pode se colocar acima da lei.
Lula é apenas um símbolo do atraso. Se sua imediata prisão não for determinada, o status quo corrupto como um todo terá triunfado e o Brasil seguirá em sua sina de eterno país do futuro.
Propaganda enganosa da pior especie desse procurador, deveria fazer o mesmo pra pedir a prisão do Aecio e o Temer, não acha?
Agora entendi, o foro privilegiado só vale pra os Elites políticos corruptos não ser presos igual o Temer e Aecio, mas pra o Lula que não e um Elite, ele sim precisa ser preso? Vai ficar guerra civil!
Caso não tenha percebido, a Lava Jato já pediu a prisão de Lula, Aécio e Temer. Por que não estão presos? Graças ao STF.
Claro que não e a culpa do STF, eles tem que fazer o que a lei diz, não o que vc quer, absurdo isso!