Renata Vilela*
A cultura e os desafios da vida digital estão em pauta na sociedade e, por consequência, no Legislativo. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nunca se debateu e legislou tanto sobre plataformas digitais, direito à privacidade, liberdade de expressão na internet, divulgação de fake news, entre tantos outros assuntos voltados à tecnologia da informação.
Nesse embalo, o número de parlamentares que reconhecem a importância e a excelência do trabalho realizado pela Dataprev e pelo Serpro cresce a cada dia. Afinal, as duas são empresas públicas de excelência e prestam um serviço público de TI de qualidade, buscando facilitar a vida dos cidadãos e incluir digitalmente cada vez mais brasileiros. Ainda assim, ambas estão na lista de privatizações do governo federal.
Por isso, a campanha Salve Seus Dados vem sendo apontada pelos parlamentares como uma importante ferramenta da divulgação dos serviços prestados pela Dataprev e pelo Serpro. Mas não só, como uma voz legítima dos funcionários contra a privatização delas.
Leia também
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), por exemplo, afirmou à campanha: “Além de serem eficientes e reconhecidas como empresas de tecnologia, são empresas superavitárias”. Izalci Lucas, deputado pelo PSDB do Distrito Federal ainda complementa: “A eventual privatização da Dataprev e do Serpro, vai acabar expondo dados sensíveis de toda a população brasileira, de empresas e do Estado”, e reiterou seu apoio à campanha em vídeo.
No mesmo sentido, o deputado federal, subtenente Gonzaga (PDT/MG) se manifestou alertando para o risco dos bancos de dados da Dataprev e do Serpro caírem nas mãos de empresas que só visam o lucro, e não o interesse estratégico do Estado.
Bira do Pindaré (PSB/MA), Vicentinho (PT/SP), Erika Kokay (PT/DF), Glauber Braga (PSOL/RJ), Carlos Veras (PT/PE), Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e o senador Paulo Paim (PT/RS) também argumentaram sobre o tema e deixaram o apoio no canal de Youtube da campanha.
PublicidadeOs vídeos podem ser assistidos clicando aqui.
*Renata Vilela, especial para a campanha Salve Seus Dados
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.