O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes usou o Twitter na noite deste domingo (3) para criticar a demora do governo brasileiro em adquirir vacina contra o coronavírus. “Os atrasos e recalcitrâncias na importação das vacinas já passam do tolerável. Países vizinhos já estão iniciando a imunização”, afirmou o ministro.
Os atrasos e recalcitrâncias na importação das vacinas já passam do tolerável. Países vizinhos já estão iniciando a imunização. Estabelecer um cronograma de vacinação é medida urgente. A ignorância não pode prevalecer sobre a ciência.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 3, 2021
O governo administrado pelo presidente Jair Bolsonaro disse que pretende começar a vacinação até o fim de janeiro, mas ainda não há uma data definida.
Pelo menos 50 países já começaram a vacinação contra a covid-19. Osite Our World in Data, mantido pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, traz dados sobre a quantidade de países que começaram a vacinação e sobre a quantidade de pessoas vacinadas.
Leia também
Neste domingo, o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (DEM), disse que o governo federal deve divulgar nesta segunda-feira (4) o calendário de vacinação, mas o Ministério da Saúde ainda não informou data de divulgação do cronograma.
Bolsonaro atrapalha combate à pandemia, diz o ex-ministro Nelson Teich
“Pede pra sair”: coronéis criticam Bolsonaro e cobram saída de Pazuello