Uma ferramenta inovadora do Congresso em Foco, que permitiu monitorar o uso de robôs (bots) no Twitter durante a eleição presidencial de 2018, acaba de ser anunciada entre os vencedores de uma das categorias do prêmio de propaganda e criatividade mais cobiçado do mundo. O Trending Botics, projeto desenvolvido pelo site em parceria com a FCB Brasil, levou o Leão de Bronze no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade. O Congresso em Foco foi o único veículo brasileiro a conquistar um leão na categoria “Digital Craft” (“Trabalho Digital”, em tradução livre).
> O uso de robôs no Twitter na eleição presidencial
O Trending Botics analisou mais de 132 milhões de tuítes relacionados à disputa presidencial e identificou a atuação de mais de 173 mil prováveis robôs na rede. Juntos, eles espalharam 4,5 milhões de mensagens produzidas de maneira artificial, interferindo na discussão pública sobre a sucessão presidencial, muitas vezes com fakes news (notícias falsas). A análise resultou em diversas reportagens publicadas pelo site.
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O Leão de Bronze se junta à coleção de prêmios do Congresso em Foco, que reúne, entre outros, um Prêmio Esso de Jornalismo, três Vladimir Herzog e um Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (fomos o primeiro veículo digital a conquistar essa premiação).
Para a CCO (Chief creative officer) da FCB Brasil, Joanna Monteiro, o Trending Botics jogou luzes sobre um dos problemas mais evidentes da última eleição, o impulsionamento de notícias, muitas delas falsas. “Foi um trabalho supercorajoso, que envolveu muita gente e incomodou tantas outras na véspera das eleições. Temos orgulho desse projeto inovador que ajuda a chamar a atenção para o grande problema que é o impulsionamento artificial de notícias”, observou a executiva, que acompanha o festival em Cannes.
“O prêmio confirma a nossa vocação para o pioneirismo e para a busca da inovação, em todos os campos”, acrescentou o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.
PublicidadeTambém em parceria com a FCB Brasil, o Congresso em Foco lançou em abril o projeto “O não pagador de promessas”, ferramenta que lembra aos governantes e à população os compromissos assumidos pelos candidatos para se elegerem. Por meio dessa plataforma, além de acompanhar a execução de cada proposta, o eleitor pode reivindicar o cumprimento daquelas que não foram executadas
Caçada a robôs
O Trending Botics se baseou no Botometer, um algoritmo de machine learning concebido para classificar uma conta como “humana” ou “robô” por meio do cruzamento dezenas de milhares de parâmetros e definições.
Esse algoritmo é aberto ao público e foi desenvolvido pela Indiana University Network Science Institute (Iuni) e pelo Center for Complex Networks and Systems Research (CNetS). A plataforma também fez uso das APIs de streaming do Twitter, responsáveis por mandar para a nossa base de dados todos os tuítes que incluíam os termos registrados. A partir daí, foi utilizado o Botometer para ver quais usuários eram prováveis bots, registrando-os bem como seus tuítes em um outro banco de dados, que também alimentou a plataforma.
A ferramenta monitorou a atividade dos bots envolvendo os candidatos a presidente. Por meio de uma plataforma online, os usuários puderam acompanhar e comparar diariamente os temas políticos mais compartilhados por esses robôs, que fizeram com que determinados assuntos alcançassem um número cada vez maior de pessoas e ganhem relevância.
O Congresso em Foco é o primeiro veículo jornalístico online especializado na cobertura do Congresso Nacional e da política brasileira. Desde que foi criado, em 2004, virou uma das principais fontes de formadores de opinião nacionais e estrangeiros, de tomadores de decisão e de outras pessoas interessadas em informações confiáveis e em primeira mão sobre o poder. No pico, em outubro de 2018, atingiu quase 5 milhões de usuários únicos e teve mais de 6,3 milhões de visitas/mês (Google Analytics).
De acordo com o mesmo medidor de audiência, o site recebeu quase 16 milhões de visitantes únicos em 2018. O número, que representa um crescimento de quase 20% em relação a 2017 (nosso recorde anterior), não inclui as pessoas alcançadas pelas mídias sociais.
A FCB Brasil é uma agência de publicidade brasileira, integrante da rede internacional Foote, Cone & Belding, que foi a primeira agência de propaganda do mundo. Também faz parte do grupo internacional de agências IPG (Interpublic Group). Atualmente é presidida por Aurélio Lopes que também é Chairman para a América Latina. Além da sede localizada na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, a agência também possui uma unidade no Rio de Janeiro.
Veja o vídeo com a apresentação do Trending Botics para o festival (em inglês)