O assessor especial da Presidência da República Arthur Weintraub comentou neste sábado (12) por meio do Twitter sobre o vazamento de óleo que atinge praias de todos os estados do Nordeste. Para ele pode haver “culpa externa socialista” nas manchas no litoral nordestino.
O vazamento de óleo/petróleo no Nordeste pode ter algum componente de culpa externa socialista? Pergunto isso pelo silêncio da esquerdalha em pedir cabeça dos culpados. Houvesse um fio de culpa do Governo, as ONGs estariam “descendo a lenha”. Até a Greta já teria se manifestado.
— Arthur Weintraub (@ArthurWeint) October 12, 2019
Arthur criticou a oposição e afirmou que se o governo federal tivesse culpa já teria sido cobrado por políticos que ele classificou como “esquerdalha”.
Leia também
O assessor especial é irmão do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Dentro do governo, ambos são responsáveis pelos discursos mais inflamados contra políticos de esquerda que fazem oposição a Bolsonaro.
Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ter “quase certeza” que o vazamento de óleo foi criminoso. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também se manifestou e disse que navios venezuelanos foram a causa.
> Bancada do Nordeste procura Tereza Cristina para discutir impacto do óleo na pesca
Manchas de óleo têm aparecido no litoral nordestino desde o fim de agosto. O problema já atinge os nove estados da região e tem afetado o ecossistema marinho. É um desastre ambiental sem precedentes, segundo ambientalistas, mas que aconteceu há mais de um mês sem explicações.
Apesar de o Ibama, a Polícia Federal e as secretarias estaduais de Meio Ambiente terem se envolvido no assunto, ainda não se sabe de onde vem o óleo que já provocou a morte de tartarugas, aves e peixes e tem manchado as praias que antes serviam de sustento para quem vive da pesca e do turismo.