O anúncio feito pela Conmebol na manhã desta segunda-feira (31) de que a Copa América seria realizada no Brasil gerou críticas de parlamentares, autoridades e epidemiologistas. Eles alertam os riscos de um torneio deste porte com o país registrando mais de 450 mil mortos e na iminência de uma terceira onda da pandemia .
A princípio, o torneio seria realizado na Argentina, mas o aumento de casos de Covid-19 obrigou a entidade a suspender os jogos. Hoje, a Argentina ultrapassa a marca de 76 mil mortos. Antes a Colômbia tinha renunciado ao posto de sede pelo menos motivo, a pandemia.
Pela tarde está previsa uma reunião da Casa Civil para falar sobre os estados-sede.
No twitter, parlamentares fizeram críticas à realização no evento no Brasil e ao governo.
Sou corintiano e adoro futebol, mas não tem cabimento o governo do Brasil aceitar realizar a Copa América neste momento. Estamos à beira de uma terceira onda na pandemia.
Leia também
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) May 31, 2021
A Argentina recusou a Copa América por causa do agravamento da pandemia. Lá, a média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 470 pessoas… Aqui, é de 1.844. QUATRO VEZES MAIOR. Esse é o retrato de um governo assassino.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) May 31, 2021
Imaginem se Bolsonaro tivesse dado às vacinas a mesma prioridade que deu à Copa América!
E-mails da Pfizer e do Butantan não seriam ignorados e muitos brasileiros estariam vacinados.
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) May 31, 2021
A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para realização da Copa América. (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) May 31, 2021
É absurdo que queiram trazer a Copa América para o Brasil. Estamos com mais de 460 mil mortos pela Covid, com possibilidade de terceira onda, vacinação a passos lentos e a prioridade é esse campeonato? @CONMEBOLBR @CBF_Futebol querem matar mais brasileiros?
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 31, 2021
O Brasil passa por verdadeiro morticínio e o governo se uniu à Conmebol para realizar a Copa América por aqui. A prioridade de Bolsonaro é festejar enquanto o povo padece pela covid. Assim como os argentinos e colombianos, temos que lutar contra esse absurdo! pic.twitter.com/7dsvvG2qi0
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) May 31, 2021
Trazer a Copa América pro Brasil é mais um capítulo na tentativa de naturalizar o genocídio bolsonarista. Que nos inspiremos mais uma vez nos nossos irmãos colombianos e mostremos que NÃO, não está tudo bem! Derrotar a política de morte é tarefa essencial e é pra JÁ!
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) May 31, 2021
Epidemiologistas também foram às redes criticar a realização do evento.
A Copa América no Brasil é um deboche e um desrespeito com as 460 mil famílias em luto no país. A decisão foi tomada exatamente no momento em que a terceira onda se inicia. Como fã de futebol, lamento que o esporte esteja cada vez mais se afastando do povo.
— Pedro Curi Hallal (@PedroHallal) May 31, 2021
No Brasil da grande pandemia do século XXI o fundo do poço nunca chega. Ao contrário, ele sempre continua se aprofundando mais e mais, cavado pela escavadeira mais insaciável inventada pela mente humana: a Igreja dos Mercados e o Deus Dinheiro q clama p/ mais sacrifícios humanos!
— Miguel Nicolelis (@MiguelNicolelis) May 31, 2021
A Copa América de 2021 está prevista para ser disputada entre 11 de junho a 10 de julho. A seleção brasileira realiza o primeiro jogo em 14 de junho contra a Venezuela. O Brasil já foi sede e campeão da última edição do evento em 2019. No ano passado, o torneio foi suspenso devido à pandemia.
> Deputados vão ao STF contra Copa América no Brasil
> Copa América: Comissão de Esportes pedirá informações à CBF e Ministério da Saúde