O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (21) que o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza. A declaração, dada no Fórum Econômico Mundial, porém, não foi bem recebida no Brasil. Na internet, a maior queixa é de que o ministro ignorou o efeito de atividades econômicas que têm contribuído com a alta do desmatamento no Brasil ao falar sobre o assunto em Davos. Veja abaixo a reação política à declaração de Guedes.
> Guedes participa do Fórum Econômico e prevê fechar acordos com a Índia
“O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”, afirmou o ministro Paulo Guedes, em meio a uma discussão realizada em Davos, na Suíça, sobre a relação da indústria com o meio ambiente.
Leia também
A declaração, porém, desencadeou uma enxurrada de comentários críticos na internet. O termo pobreza já é um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, com mais de 34,5 mil posts. E boa parte desses comentários partiu de internautas que reclamaram que o ministro da Economia jogou a responsabilidade da destruição ambiental para os pobres, ao invés de culpabilizar os agentes que têm provocado, entre outras coisas, a redução da floresta amazônica. Entre os agentes citados pelos internautas estão o garimpo, a exploração madeireira e o agronegócio.
Algumas dessas queixas partiram de parlamentares que fazem oposição do governo de Jair Bolsonaro. Representante da bancada ambientalista, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), por exemplo, disse que “o prejuízo ao meio ambiente causado por pessoas em situação de extrema pobreza em busca de alimento não pode ser comparado com o que causa o agronegócio, a mineração ou o garimpo”. “É inaceitável que Paulo Guedes ignore madeireiros, garimpeiros, ruralistas e prefira colocar a culpa do desmatamento na pobreza!”, acrescentou a deputada Margarida Salomão (PT-MG).
E até parlamentares de centro, que apoiam algumas pautas do governo, fizeram suas críticas. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR), por exemplo, disse que “é injusto colocar a depredação ambiental na conta da pobreza”. “Os piores inimigos do meio ambiente são os governos incompetentes e o ganancioso mercado de capitais”, afirmou.
PublicidadeVeja algumas das reações:
O prejuízo ao meio-ambiente causado por pessoas em situação de extrema pobreza em busca de alimento não pode ser comparado com o que causa o agronegócio, a mineração ou o garimpo. É desonesto e imoral defender o capital e as empresas desta forma. https://t.co/XI1fH2rrvR
— Nilto Tatto (@NiltoTatto) January 21, 2020
– É INACEITÁVEL que Paulo Guedes ignore madeireiros, garimpeiros, ruralistas e prefira colocar a culpa do desmatamento na pobreza!
Isso é vil! Isso é hipócrita! Isso é desprezível!
Que lástima!
Quem desmata é o capitalismo sórdido, não o povo!https://t.co/NnMW5AR7b3
— Margarida Salomão (@JFMargarida) January 21, 2020
Não, Guedes. O pior inimigo do meio ambiente é o governo do qual você faz parte, que não faz o mínimo pela preservação ambiental e muito menos para combater a pobreza. https://t.co/SbN1YQaMVS
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 21, 2020
Em Davos, Paulo Guedes diz que “as pessoas destroem o meio ambiente pq precisam comer”.
MENTIRA DESLAVADA!
No Brasil, ruralistas, madeireiros e garimpeiros ilegais destroem o meio ambiente por ganância, por dinheiro.
— Erika Kokay (@erikakokay) January 21, 2020
O ódio desse governo aos pobres anda junto c/ a ignorância! Quem destrói o Meio Ambiente são seus amigos, ministro, os ruralistas, madeireiros e garimpeiros ilegais que destroem por ganância, não por fome! O vexame internacional continua!https://t.co/T0lUQyvrRp
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 21, 2020
– Governo Bolsonaro libera 475 novos agrotóxicos
– Número de multas aplicadas pelo Ibama é o menor em 15 anos
– Focos de queimadas na Amazônia crescem 30%
E para Paulo Guedes a pior inimiga do Meio Ambiente é a pobreza? O maior inimigo tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro.
— PSOL 50 (@psol50) January 21, 2020
É injusto colocar a depredação ambiental na conta da pobreza. Os piores inimigos do meio ambiente são os governos incompetentes e o ganancioso mercado de capitais. https://t.co/arldFAN8aV
— Alvaro Dias (@alvarodias_) January 21, 2020
> Davos: Doria e Huck são reconhecidos como protagonistas, diz Roberto Freire
> Membros do MPF pedem inconstitucionalidade da MP da Grilagem