A edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial da União traz a exoneração de Mansueto Almeida do Tesouro Nacional e, para o seu lugar, a nomeação de Bruno Funchal. Haverá uma transição entre os dois e Funchal só deve assumir definitivamente o Tesouro no próximo dia 31. A mudança já havia sido anunciada há um mês, em 15 de junho.
>“Forças Armadas atacam mensageiros”, dizem advogados em defesa de Gilmar
O economista estava no cargo desde o governo de Michel Temer e alegava cansaço. Ele deve se transferir para a iniciativa privada. A exoneração, a pedido, foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
O novo secretário do Tesouro Nacional está no serviço público desde 2017, quando assumiu a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo no governo de Paulo Hartung. Sua passagem pelo cargo ficou marcada pela austeridade e pelo endurecimento do ajuste fiscal.
Funchal, de 39 anos, ocupava o cargo de diretor de programa da Secretaria de Fazenda do Ministério da Economia desde o início da gestão de Paulo Guedes. Funchal é bacharel pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Tem pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). É professor titular da Fucape Business School e foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.
Leia também
> PGR denuncia deputado bolsonarista por ataques a Alexandre de Moraes