O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) vai apresentar na volta dos trabalhos legislativos em 2020 uma proposta de emenda à Constituição que instaura o regime de capitalização nas aposentadorias.
Ao Congresso em Foco, o deputado disse que se reuniu há três meses com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que discute com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a bancada do PDT para fechar a PEC.
> Líder do MDB vê caminho aberto para Previdência dos estados
> Líder do governo diz que não é fácil achar alternativa CPMF
Capitalização de Bolsonaro x Capitalização de Ciro
O congressista foi coordenador econômico da campanha presidencial de Ciro Gomes em 2018 e a proposta estava no programa de governo do ex-governador.
Na capitalização, o valor da aposentadoria é construído por meio do pagamento de impostos do próprio trabalhador que vai receber o benefício. Hoje o sistema de aposentadoria é repartição, ou seja, os contribuintes pagam para financiar os atuais aposentados e não suas próprias pensões.
A mudança do sistema estava no texto inicial elaborado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O ponto foi retirado durante análise por deputados.
De acordo com Benevides, a sua proposta se diferencia da do governo por incluir também a contribuição dos empregadores para financiar a capitalização
> Congresso terá de enfrentar reformas e contenção de gastos em 2020
> Reforma tributária do governo deixa alternativa à CPMF por último