O ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, considerado uma das principais lideranças do movimento negro brasileiro, morreu na manhã desta quarta-feira (13), em Lauro de Freitas (BA), após sofrer um infarto. Luiz Alberto passou mal de madrugada, foi levado às pressas para uma unidade de saúde do município, localizado na região metropolitana de Salvador, mas não resistiu.
Nascido na comunidade quilombola Baixa do Guaí há 70 anos, o ex-deputado foi um dos mais atuantes defensores dos direitos da população negra no Congresso e um dos fundadores do Movimento Negro Unificado. Sem mandato, ele atualmente era assessor especial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). Ele foi deputado federal pelo PT entre 1997 e 1999 e depois entre 2001 e 2015.
Também referência do movimento negro, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lamentou a perda do colega. “Luiz Alberto, presente! Meus sentimentos à família do grande companheiro Luiz Alberto, que foi uma pessoa fundamental na fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ser liderança nacional do Movimento Negro”, escreveu a deputada nas redes sociais. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, também destacou a importância de Luiz Alberto. “Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto, um grande companheiro e importante liderança do movimento negro que ajudou a fundar o PT e representou a Bahia no Congresso Nacional por mais de quatro mandatos. Força aos familiares e amigos”, disse.
Leia também
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também manifestou pesar. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida a tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todos. E honrando sua trajetória, determinei o luto de três dias no estado. Eu e minha companheira Tatiana enviamos nosso abraço carinhoso a família, amigos e toda a comunidade neste momento difícil”, lamentou.