Prefeitos pedem socorro internacional contra a covid-19. Veja o vídeo

Em vídeo com legendas em inglês divulgado nesta segunda-feira (29), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) faz um apelo internacional por socorro aos municípios brasileiros no enfrentamento da covid-19. Na gravação, dez prefeitos de partidos que vão do Psol ao DEM relatam o drama vivido pelo país com o caos na saúde. Desde o início da pandemia, mais de 300 mil brasileiros já morreram em decorrência da covid-19. "Nós somos prefeitos do Brasil e precisamos de ajuda", dizem os participantes em coro já na abertura da peça.

Segundo a FNP, o objetivo do vídeo é destacar, na mídia nacional e internacional, que os prefeitos brasileiros estão empenhados em enfrentar a covid-19 amparados na ciência. Participam da gravação o presidente da federação, Jonas Donizette (ex-prefeito de Campinas), e os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Edvaldo Nogueira (Araújo), Gean Loureiro (Florianópolis), Bruno Reis (Salvador), Edmilson Rodrigues (Belém), José Sarto (Fortaleza), Raquel Lyra (Caruaru) e Paula Mascarenhas (Pelotas).

Embora não façam referência ao governo federal, os prefeitos afirmam que a situação vivida pelo Brasil impede a assistência adequada dos pacientes e que as melhores práticas internacionais enfrentam fortes barreiras para proteger os brasileiros. "Estamos atrasados, vivendo o colapso." Segundo eles, a falta de vacinas e insumos torna o país o grande epicentro da pandemia. Os prefeitos dizem que estão fazendo sua parte, adotando medidas preventivas contra as aglomerações nos municípios, e que acreditam na ciência, em crítica alusiva ao presidente Jair Bolsonaro.

> Senado vota incentivo para doação de leitos e UTIs ao SUS

Continuar lendo