O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) está internado desde a madrugada de ontem no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Cafeteira deixou a relatoria da representação do Psol contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por problemas de saúde no último dia 17. Inicialmente, o afastamento duraria apenas dez dias.
Na noite do sábado, dia 16, para o domingo, o senador teve um desmaio. Ao ser atendido pelo serviço médico do Senado, foi diagnosticada uma doença chamada leucocitose e uma deficiência de sódio e magnésio que causa desmaios repentinos. O hospital deve divulgar ainda hoje um boletim médico informando o estado de saúde do parlamentar.
Cafeteira é autor do parecer que recomenda o arquivamento da representação contra Renan cuja votação pelo Conselho de Ética vem sendo adiada desde o dia 15. Logo após seu afastamento, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) assumiu a relatoria como substituto. Salgado, contudo, renunciou ao cargo e o presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), ainda não anunciou o novo relator (leia mais).
Leia também
Renan Calheiros é acusado de ter aceitado que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Medes Júnior, pagasse a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso. (Carol Ferrare)