Leia também
De acordo com o diretor de comunicação, os peritos criminais federais da APCF ficam satisfeitos em colaborar com o prêmio por se identificarem com sua concepção ética. “Não é somente a diretoria que se sente bem em ser parceiro, mas todos os peritos, até por uma postura típica dos peritos de trabalhar com ética. É muito bom valorizar a ética da política”, ressalta Hélio.
Apoiadora da categoria especial “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a associação entregará o prêmio aos parlamentares que mais se destacarem na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com o enfrentamento da corrupção e organizações criminosas. Além disso, a APCF monitora as votações pela internet para garantir a plena regularidade do processo. “Temos peritos da área de informática que ajudam nessa auditoria para validação da votação eletrônica”, explica Hélio.
Prêmio Congresso em Foco
O período de votação do prêmio pela internet vai até o próximo dia 20. O objetivo é estimular a população a refletir e avaliar a atuação de deputados e senadores que, em sua avaliação, melhor representam a população no Congresso.
Deputados e senadores mais votados serão premiados nas categoriais gerais Melhores Deputados e Senadores do Ano. Além disso, serão premiados os cinco mais votados nas categorias especiais: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública. O resultado da votação será anunciado na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília.
Jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional votaram nos dias 8, 9 e 10 de setembro, nos deputados e senadores que, na sua opinião, melhor representam a população no Congresso. A votação se deu por meio de urnas itinerantes, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Os cinco parlamentares mais votados serão premiados na categoria Deputados e Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas.
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.