Mário Coelho
A direção nacional do PPS decidiu nesta sexta-feira encaminhar o deputado distrital Alírio Neto (PPS) ao conselho de ética do partido. Em nota assinada pelo presidente nacional da legenda, Roberto Freire, e pelo secretariado nacional, a decisão é para que o parlamentar responda por “suas atitudes contrárias às orientações do partido”. A determinação ocorreu por conta da atuação de Alírio no comando da CPI da Corrupção. Ontem (21), ele encerrou os trabalhos da comissão ao entender que, ao afastar os parlamentares envolvidos no mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido), também acabava com o colegiado.
Em dezembro, o PPS determinou que os cargos no governo do Distrito Federal fossem entregues e que o deputado saísse da base de sustentação do governador Arruda. No primeiro momento, a atuação de Alírio à frente da CPI será analisada pelo Conselho de Ética. Ele terá que se explicar aos colegas partidários. Depois disso, o Conselho vai analisar o caso e depois encaminhar a decisão à direção nacional, já sugerindo medidas. Ele pode ser advertido publicamente, suspenso ou até expulso do PPS.
Ontem, Alírio chegou a discutir a tática para enterrar a CPI com o governador Arruda. Na residência oficial de Águas Claras, analisaram a decisão judicial de quarta-feira. A preocupação maior era o depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, autor das denúncias que revelaram o esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo, marcado para a próxima terça-feira (26).
Leia a íntegra da nota:
“Responsável pelo acompanhamento e cumprimento por parte dos militantes e parlamentares das decisões tomadas pelo Diretório Nacional do PPS na defesa da apuração das graves denúncias envolvendo o governo do Distrito Federal, bem como pelo afastamento do governador José Roberto Arruda, seja por impeachment ou renúncia, o Secretariado Nacional do partido, respaldado também pelas medidas adotadas pelo Diretório do PPS-DF, diante das violações praticadas pelo deputado distrital Alírio Neto,
Resolve:
1) Encaminhar ao Conselho de Ética o referido parlamentar para que explique as suas atitudes contrárias às orientações do partido.
2) Solicitar ao Conselho de Ética que analise o caso o mais breve possível e encaminhe à Direção Nacional o parecer com as medidas pertinentes.
Brasília, 22 de janeiro de 2010.
Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS
Secretariado Nacional do PPS”
Leia também:
Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o Mensalão do Arruda
Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!
Leia também