“A gente pede pra Deus levar o senhor pro inferno”, foi o que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) escutou de duas brasileiras pelas ruas de Lisboa, capital de Portugal. Ainda não se sabe quando o vídeo, que circula nas redes sociais e em mensagens do WhatsApp, foi gravado. Gilmar atualmente está de férias do Judiciário.
“O senhor é de uma injustiça imensurável”, diz uma das brasileiras. Gilmar tenta ignorar as mulheres e sorri, desconcertado, mas não responde. Elas seguem atrás do ministro, que não responde às críticas feitas por elas. “O senhor não tem vergonha do que o senhor faz pelo o País?”, questiona a brasileira.
O vídeo começou a circular na noite de ontem (sábado, 13). O ministro viaja com frequência para Portugal, onde tem casa. Os ministros do Supremo estão de férias desde o dia 20 de dezembro e só devem retornar ao trabalho a partir de fevereiro.
Leia também
“Tomataços”
No Brasil, Gilmar também tem sido alvo de protestos, especialmente após decisões polêmicas, como a de soltar, por três vezes, o empresário Jacob Barata Filho. Em outubro, o ministro foi o motivo de dois “tomataços” na entrada do Instituto de Direito Público (IDP), instituição do qual é sócio-fundador.
Veja o vídeo:
<< Gilmar e Moraes são recebidos com “tomataço” em evento no IDP