Passado o primeiro turno das eleições municipais, contabiliza-se a vitória de 13 deputados para prefeituras. Outros dez deputados tentarão se eleger no segundo turno (além de quatro candidatos a vice-prefeito). Na dança de cadeiras no Congresso provocada por esse primeiro turno, o PTB acabou ganhando mais três vagas na Câmara. A legenda passará a contar com 22 deputados.
Apesar das 13 cadeiras de prefeito conquistadas, os parlamentares tiveram um desempenho pífio, como antecipou o Congresso em Foco. Nas eleições de ontem, 68 deputados e senadores perderam a disputa municipal. No Senado, ninguém conseguiu tornar-se prefeito. Marcelo Crivella (PRB-RJ), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Almeida Lima (PMDB-SE) fracassaram logo no primeiro turno. Há 14 deputados que disputarão o segundo turno.
Com o resultado desse domingo (5), o PMDB da Câmara ganhou mais uma vaga e permanece como a maior bancada: passando de 95 para 96 cadeiras. O PR acabou perdendo duas vagas, passando de 44 para 42 vagas, Isso ocorre porque dois deputados da legenda foram eleitos, mas nenhum suplente do partido será empossado.
Leia também
Já o PT acabou perdendo uma vaga, passando de 79 para 78 vagas. Na mesma linha, o PCdoB também elegeu um deputado e não emplacou nenhuma suplência. Atualmente, 13 parlamentares do partido fazem parte dos quadros da Câmara.
O DEM ganhou uma vaga, e passará a contar com 54 parlamentares.
Até agora, a situação do PSDB e do PDT permanece inalterada, uma vez que ambos elegeram um prefeito e emplacaram uma suplência. Dessa forma, a Câmara continua contando com 59 tucanos e 25 pedetistas.
A eleição desses 13 deputados representa uma mudança tímida dentro da composição de forças na Câmara. A oposição acabou ganhando apenas mais uma cadeira, o que tende a não interferir no processo político da Casa, que conta com ampla maioria governista.
OS NOVOS DEPUTADOS
Acélio Casagrande (PMDB-SC), segundo suplente de Djalma Berger (PSB), eleito em São José (SC). O primeiro suplente é Paulo Roberto Bauer (PSDB), que atualmente é Secretario de Educação em SC.
Antonio Carlos Ramos (PTB-AL), que assume a vaga de Cristiano Matheus (PMDB), eleito em Marechal Deodoro (AL).
Elizeu Morais de Aguiar (PTB-PI), que assume o lugar de B. Sá (PSB), eleito em Oeiras (PI).
Fernando Antônio do Nascimento (PT-PE), que assume a vaga de Renildo Calheiros (PCdoB), eleito em Olinda (PE).
Fernando Stephan Marroni (PT-RS), que assume a vaga de Tarcísio Zimmermann (PT), eleito em Novo Hamburgo (RS).
Geraldo Tenuta Filho (DEM-SP), que assume a vaga de Silvinho Peccioli (DEM), eleito em Santana de Parnaíba (SP).
Jairo Alfredo Oliveira Carneiro (DEM-BA), que assume a vaga de Jusmari Oliveira (PR), eleita em Barreiras (BA).
João Herrmann Neto (PDT-SP), que assume a vaga de Reinaldo Nogueira (PDT), eleito prefeito de Indaiatuba (SP).
Joseph Wallace Faria Bandeira (PT-BA), que assume a vaga de Guilherme Menezes (PT), eleito em Vitória da Conquista (BA).
José Vieira Lins (PSDB-MA), que assume a vaga de Sebastião Madeira (PSDB), eleito em Imperatriz (MA).
Marcos Guimarães de Cerqueira Lima (PMDB-MG), que assume a vaga de Maria do Carmo Lara (PT), eleita em Betim (MG).
Osvaldo Anicetto Biolchi (PMDB-RS), suplente de Cezar Schirmer (PMDB), eleito prefeito em Santa Maria (RS). Por sua vez, Schirmer é suplente de Osmar Terra (PMDB), atual Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul.
Paulo César da Guia Almeida (PTB-RJ), que assume a vaga de Sandro Matos (PR), eleito em São João de Meriti (RJ). (Rodolfo Torres)
Quatorze deputados disputam segundo turno
Notícia publicada em 06.10.08. Última atualização às 16h22 de 17.10.08.