Na edição de Veja que chega às bancas neste sábado, o colunista Diogo Mainardi diz que pretende interpelar judicialmente o presidente Lula por causa da reação do petista a uma reportagem publicada pela revista na semana passada. Lula chamou de “bandido, mau-caráter, malfeitor e mentiroso”, sem citar o nome, o autor de uma matéria que levantava a possibilidade de o presidente ter conta bancária num paraíso fiscal. Segundo auxiliares, o presidente estuda entrar com um processo por danos morais contra a revista em função da matéria.
Mainardi afirma que já encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de seus advogados, um pedido de esclarecimento ao presidente Lula. “Caso Lula confirme que o bandido, mau-caráter, malfeitor e mentiroso sou eu, processo-o por crime contra a honra.”
Classificada por Lula como “criminosa”, a reportagem assinada pelo jornalista Márcio Aith se baseia em um dossiê atribuído ao banqueiro Daniel Dantas que apontaria a existência de contas no exterior de autoridades do governo, como o próprio presidente, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda. Nesta semana, em outra matéria, a revista admite que o dossiê pode ser falso e faz menção a um suposto acordo entre Thomaz Bastos e Dantas para abafar o caso.
Leia também
“Para sorte do presidente, minha honra custa barato. Quero receber um ressarcimento de apenas 38.500 dólares, exatamente a mesma quantia que o espião da Kroll lhe atribuiu no paraíso fiscal. Metade do dinheiro vai para Márcio Aith”, provoca o colunista.