A CPI do Apagão Aéreo na Câmara ouve agora o áudio com o conteúdo das caixas-pretas do Airbus da TAM. Os deputados decidiram, no entanto, não passar a parte final da gravação, com o momento do acidente. Hoje estão sendo ouvidos os controladores de tráfego aéreo que estavam na torre do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia da tragédia que matou 199 pessoas.
De acordo com um dos controladores, o sargento Celso Domingos Alves Júnior, o piloto não informou que havia problemas com a aeronave e pousou um pouco à frente do chamado "ponto de toque". O controlador também destacou que a velocidade do avião praticamente não diminuiu após o Airbus tocar o solo.
“Eu, como operador da torre, esperei uma manobra dele”, disse o sargento. “Derrapagem e aquaplanagem eu não sei se houve. Ele manteve a velocidade. Se desacelerou, desacelerou pouco e seguiu em trajetória reta. Só fez a curva à esquerda no final da pista”, destacou.
CPI no Senado
No Senado também haverá reunião da CPI da Crise Aérea. A comissão convidou procuradores da República para falar sobre os resultados de auditorias realizadas para investigar denúncias de irregularidades em obras em diversos aeroportos do Brasil. (Soraia Costa)