Cinco dias após superar a marca histórica de acessos no período de um mês, o Congresso em Foco atingiu um novo recorde de audiência. Entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro, o Google Analytics registrou 638.798 visitas, número inédito até então. Para se ter uma ideia, é como se toda a população de São José dos Campos, uma das maiores cidades de São Paulo, entrasse no site neste período. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011, a cidade possui 636.876 habitantes.
Leia também
Leia outros temas de destaque no Congresso em Foco
Neste período, recorde absoluto de audiência no intervalo de 31 dias, 638.798 visitas ao site resultaram em 936.820 visualizações de páginas. A matéria de maior audiência foi a informação, do jornalista Leandro Mazzini, colaborador do Congresso em Foco com a Coluna Esplanada, de que o deputado Paulo Maluf (PP-SP), foi retirado por dois agentes da Polícia Federal do avião que o levaria para São Paulo para ser revistado. Trata-se da matéria mais lida da história do site, com mais de 200 mil visualizações.
Também ajudou a superação da marca anterior matéria publicada ontem (17) sobre a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) e sua recente validação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A partir de casos concretos envolvendo políticos, o Congresso em Foco mostrou os principais pontos da lei e quem deverá ser e quem não deverá ser barrado nas eleições.
Quem está barrado pela Lei da Ficha Limpa
Quem escapou da Lei da Ficha Limpa
A audiência obtida pela matéria, que teve destaque no portal UOL, parceiro do Congresso em Foco, resultou na quebra de outro recorde. Nesta sexta-feira, houve a visualização de 264.535 páginas do site. O número foi obtido por meio de 148.758 visitas com 140.173 visitantes únicos.
Leia outras matérias de destaque do site neste período:
Dilma demite Negromonte
Matéria sobre casal gay gera onda de homofobia
José Serra vê Aécio como “balão com pouco gás”
Antes, o período de 31 dias de maior audiência do Congresso em Foco tinha acontecido durante as eleições de 2010, exatamente entre os dias 13 de fevereiro e 13 de outubro daquele ano. Naquela ocasião, o site recebera 504.095 visitas e aconteceram 913.079 visualizações de página. Para as eleições de 2010, o Congresso em Foco criou um importante espaço de interatividade com seu público.
Para orientar o leitor/eleitor, o site criou a seção “Sinal Amarelo” e, literalmente, pintou sua página de amarelo para chamar a atenção para fatores que deveriam influenciar a escolha dos candidatos (processos na Justiça, renúncia para não ser cassado, bens declarados, etc). Dentro dessa proposta, na ocasião, diversas matérias referentes à disputa eleitoral e ao alerta do “Sinal Amarelo” dividiram a atenção dos leitores.
Veja quais foram as matérias que obtiveram maior audiência naquele período:
Resultado da eleição frustra bancada feminina
Saiba quem são as 1.200 candidaturas sub júdice
322 candidatos que existem muita, muita atenção
Deputado que “se lixa” é reeleito com 97 mil votos
Leia também: