O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), decidiu encaminhar à Mesa Diretora da Casa um pedido de autorização para que a Polícia Federal continue a perícia nos documentos apresentados pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Quintanilha fez uma reunião hoje pela manhã com Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), dois dos três relatores do processo disciplinar contra Renan, para definir qual o melhor caminho a ser tomado para prosseguir com as investigações sem que houvesse um questionamento sobre os procedimentos adotados pelo Conselho de Ética.
Ao contrário do que acontece em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), o Conselho de Ética não tem autonomia para requisitar investigações e ouvir testemunhas sem antes ser autorizado pela Mesa Diretora.
Ao sair da reunião, o senador Renato Casagrande explicou que Quintanilha só está aguardando o prazo dado ao Psol para que o partido, autor da representação contra Renan Calheiros, possa fazer perguntas sobre o que já foi apurado até agora.
Leia também
Os representantes do Conselho de Ética também solicitarão hoje ao presidente do Congresso os documentos pedidos pela PF para que a perícia seja conclusiva (leia mais). (Soraia Costa)