Cinco deputados distritais – Rodrigo Delmasso, Professor Reginaldo Veras, Ricardo Vale, Joe Valle e Raimundo Ribeiro – já assinaram declaração formal de apoio às propostas de economia do Câmara+Barata. De acordo com a coordenação do projeto, todos os parlamentares foram convidados a manifestar sua posição em contatos por e-mail e visitas de grupos de voluntários aos gabinetes na CLDF.
O projeto de lei de iniciativa popular alcançou recentemente a marca de 10.000 assinaturas e um evento na quarta-feira (30), às 17h, no Museu Nacional da República, marcará o início da fase final de coletas. A expectativa da coordenação do Câmara+Barata é chegar às 20 mil assinaturas previstas em lei até agosto.
Com as listas de apoio entregues, a CLDF deverá, obrigatoriamente, receber o projeto e colocá-lo em tramitação.
“Pedimos a todos os distritais que manifestem sua posição em relação ao projeto porque acreditamos que a população do DF tem o direito de saber a opinião de seus representantes eleitos, seja favorável ou contrária”, explica o coordenador-geral do Câmara+Barata, Guilherme Brandão.
O Câmara+Barata abrange três propostas básicas: extinção da verba indenizatória, redução da verba de gabinete a 75% do gasto correspondente na Câmara dos Deputados e limitação das despesas com publicidade institucional a 1% do orçamento da Casa. As medidas garantiriam economia de cerca de R$ 75 milhões por ano na CLDF.
As propostas, elaboradas a partir de estudos técnicos, preveem alternativas para não prejudicar o exercício do mandato parlamentar. O texto sugere, por exemplo, a contratação de serviço de transporte semelhante a aplicativos como Uber e Cabify. Outros serviços, como consultoria, seriam providos pelas estruturas específicas já existentes na Casa. Em todos os casos, são estabelecidos ainda mecanismos de controle e transparência, para facilitar a fiscalização dos parlamentares pelos cidadãos.
Veja a posição dos deputados distritais até o momento:
Agaciel Maia – Não respondeu
Bispo Renato Andrade – Não respondeu
Celina Leão – Não respondeu
Chico Leite – Não respondeu
Chico Vigilante – Não respondeu
Cláudio Abrantes – Não respondeu
Cristiano Araújo – Contra
Juarezão – Não respondeu
Julio César – Não respondeu
Joe Valle – A favor
Liliane Roriz – Não respondeu
Lira – Não respondeu
Luzia de Paula – Não respondeu
Professor Israel – Não respondeu
Professor Reginaldo Veras – A favor
Rafael Prudente – Não respondeu
Raimundo Ribeiro – A favor
Ricardo Vale – A favor
Robério Negreiros – Não respondeu
Rodrigo Delmasso – A favor
Sandra Faraj – Não respondeu
Telma Rufino – Não respondeu
Wasny de Roure – Não respondeu
Wellington Luiz – Não respondeu