Conheça a maior iniciativa de cidadania ativa do país

O Câmara+Barata é, neste momento, a maior iniciativa de mobilização popular ativa do Brasil. E acontece bem aqui em Brasília. Já alcançamos a primeira meta, de 10 mil cidadãos mobilizados por uma causa: uma Câmara Legislativa mais eficiente! Mas o que é o Câmara+Barata? Para que mobilizar 10 mil pessoas? O que estamos fazendo aqui neste espaço privilegiado do Congresso em Foco?

Bem, trata-se de uma iniciativa da sociedade civil que pretende reunir pelo menos 20  mil assinaturas de eleitores do Distrito Federal para propor um projeto de lei popular. O projeto extingue a verba indenizatória dos deputados distritais, reduz drasticamente os gastos com verba de gabinete e limita as despesas com publicidade a 1% do orçamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Aos poucos apresentaremos aqui outros detalhes da proposta, mas espera-se que somente o fim da verba indenizatória - usada para cobrir gastos dos deputados com coisas como transporte e alimentação - trará uma economia de R$ 300 milhões nos próximos anos.

Idealizado pelo Observatório Social de Brasília e pelo Instituto de Fiscalização e Controle, duas entidades apartidárias e sem fins lucrativos, o projeto é apoiado pelo Congresso em Foco.

Saiba mais sobre o projeto:

Projeto que facilita lei de iniciativa popular aguarda votação na CLDF

Presidente da OAB-DF declara apoio às propostas do Câmara+Barata

Câmara+Barata recebe apoio de cinco deputados distritais

* Projeto de lei de iniciativa popular para baratear Câmara do DF alcança 10 mil assinaturas

Projeto de iniciativa popular quer tornar Câmara Legislativa do DF mais barata

Acompanhe o Câmara+Barata no site e nas redes sociais do projeto!

Rede de pontos de coleta