De acordo com a reportagem publicada nesta quarta-feira (8) pela semanal, dos 513 deputados eleitos no último domingo, 410 se declararam como brancos. Esta foi a primeira eleição que o TSE colocou a possibilidade de os candidatos apontarem qual sua cor e raça.
Leia também
A menor parte dos eleitos se declarou negro. Foram 22, que representam 4,29% do total. O restante – 81 (15,79%). Segundo a Carta Capital, as outras opções eram amarelo ou índio, que não foi escolhida por nenhum dos 513 novos parlamentares.
O levantamento da revista mostra que quatro bancadas serão formadas apenas por brancos autodeclarados: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Em 15, não há deputados eleitos que se declararam negros.
Partidos nanicos são os com menos diversidade racial, até por conta do pouco número de parlamentares eleitos. PEN, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PSL e PTdoB – juntos somam 20 deputados – têm somente pessoas declaradas como brancas. Na outra ponta está o PCdoB, que tem quatro pardos, quatro brancos e dois negros.