Parlamentares do nordeste criticam Bolsonaro em carta

Os presidentes das Assembleias Legislativas do estados do nordeste emitiram nota neste sábado repudiando as afirmações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a região. O grupo colegiado conhecido como ParlaNordeste afirma que as declarações forma preconceituosas. “Lutaremos contra todo tipo de retaliação em função de diferenças políticas ou preconceito. Exigimos respeito e não abriremos mão do cumprimento dos deveres do Governo Federal para com a nossa região”, consta no documento. Veja a íntegra abaixo.

A polêmica, que tem despertado críticas ao presidente, começou na sexta-feira (19). Ao receber jornalistas estrangeiros para um café da manhã no Palácio do Planalto, Bolsonaro falou reservadamente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “daqueles governadores de ‘paraíba’ o pior é o do Maranhão; tem que ter nada para esse cara”. As imagens e áudio já estavam sendo captados pelo sistema de transmissão de televisão e assim a conversa passou a circular publicamente.

Veja abaixo a íntegra do documento.

Parlanordeste repudia declaração preconceituosa de Jair Bolsonaro

O Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste) recebeu, com repulsa, as declarações preconceituosas do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, 19 de julho.   A região, terceira maior economia do Brasil, é morada de 53 milhões de brasileiros que têm orgulho de viver não só na Paraíba, mas também, no Maranhão, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

O ParlaNordeste ressalta o importante trabalho desenvolvido pelos nove governadores eleitos e reeleitos democraticamente pelo povo nordestino, os quais não têm medido esforços para promoverem o desenvolvimento dos seus estados e proporcionarem uma vida digna à população. Por isso, lutaremos contra todo tipo retaliação em função de diferenças políticas ou preconceito. Exigimos respeito e não abriremos mão do cumprimento dos deveres do Governo Federal para com a nossa região.

Othelino Neto – presidente do Parlanordeste

>Bolsonaro volta a atacar governadores do Nordeste

>Governadores do NE cobram de Bolsonaro explicações de fala contra Região

governadoresgovernadores do NordesteJair Bolsonaronordeste