“Eu amo o Nordeste”, afirma Bolsonaro após polêmica

Após polêmica com governadores de oposição, o presidente Jair Bolsonaro declarou, nesta terça-feira (23), amor ao Nordeste durante cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Trata-se da segunda viagem do presidente à região desde sua posse, em janeiro, e a primeira após a troca de farpas com adversários políticos.

“Eu amo o Nordeste, afinal de contas, a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará. Quem é nordestino aqui levanta o braço”, declarou. “Não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil”, seguiu. “Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece.”

Em conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni na última sexta-feira (19), Bolsonaro afirmou que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”, em referência ao oposicionista Flávio Dino. A declaração foi vista por adversários como preconceituosa, porque “paraíba” é um termo pejorativo usado para se referir aos nordestinos.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se recusou a participar da inauguração do terminal por considerá-lo restrito a poucos convidados, “como se fosse uma convenção político-partidária”. Conforme noticiou o Congresso em Foco, os nove governadores da região divulgaram carta cobrando explicações do presidente por ter dito que restringiria recursos a Estados nordestinos.

“Convidei o governo federal a se fazer presente no ato de inauguração nessa grande festa. Infelizmente confundiram a boa educação com covardia e desde então temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia”, afirmou Rui em vídeo divulgado nas redes sociais.

O Governo da Bahia batizou o aeroporto com o nome do cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981), nascido em Vitória da Conquista e onde passou parte da infância. Filha do homenageado, a cineasta Paloma Rocha também cancelou a participação que faria na inauguração do terminal.

As obras iniciaram durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na gestão de Jaques Wagner (PT) no comando do Poder Executivo da Bahia. Além de Wagner e Lula, Costa agradeceu no vídeo os presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

>> Bolsonaro vai à Bahia e diz que não há constrangimento

>> Parlamentares do nordeste criticam Bolsonaro em carta

>> Governadores do NE cobram de Bolsonaro explicações de fala contra Região

AeroportoBahiaBolsonarogovernadoresnordestePolêmicaRui CostaVitória da Conquista