Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil atual

Parlamentares presentes ao lançamento da versão 2013 do prêmio ressaltam a necessidade de ouvir o grito das ruas e promover mudanças radicais na política brasileira

Prestigiado por parlamentares, jornalistas, parceiros e outros convidados, um almoço que reuniu mais de cem pessoas no Unique Palace, em Brasília, marcou o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013. Pelo oitavo ano consecutivo, a sociedade brasileira poderá apontar aqueles que melhor a representam no Congresso Nacional.

A onda de manifestações pedindo mudanças profundas na política brasileira e na gestão pública deu o tom de evento. Na opinião de vários parlamentares, o prêmio ganhou ainda mais importância neste novo cenário por estimular a população a aprofundar o conhecimento sobre o Congresso Nacional.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o prêmio possibilita indicar os parlamentares "que estão mais sintonizados com a vontade popular". O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) acrescenta que "o prêmio mostra que existem exceções no Parlamento", que, enfatiza ele, são exatamente aqueles que estão desempenhando "o papel que está sendo reclamado pelas ruas". O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) também destacou a importância do grito das ruas, que "ajuda a tirar a cera do ouvido dos políticos.

Para o idealizador do projeto e diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a iniciativa contribui para "identificar quais são os aliados que a sociedade tem dentro do Congresso Nacional para mudar o sistema político brasileiro, que é cheio de deformações".

Veja esses e vários outros depoimentos na reportagem em vídeo sobre o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013:

Ao todo, 18 parlamentares (nove deputados e nove senadores) prestigiaram o evento de lançamento do prêmio (veja quem foi). Pelo regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013, qualquer parlamentar que exerça ou tenha exercido o cargo de deputado ou senador na atual legislatura, mesmo que esteja licenciado, pode ser votado. No entanto, a exemplo do ano passado, aqueles que respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), enfrentem investigações nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou são alvo de denúncias de grave violação aos direitos humanos (como acusações de racismo, exploração de trabalho escravo e homofobia) não poderão ser votados.

A primeira fase de votação já aconteceu. Ao todo, 166 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional, vinculados a 45 diferentes veículos de comunicação, votaram em quem acreditam ser os melhores parlamentares do ano. Na opinião deles, Chico Alencar (RJ), na Câmara dos Deputados, e Randolfe Rodrigues (AP), no Senado, são os dois nomes que hoje melhor representam os eleitores no Poder Legislativo. A dupla repete assim a dobradinha que liderou a escolha dos jornalistas de 2012.

Já a segunda e decisiva fase fica a cargo da própria sociedade. Ela pode acrescentar nomes, preteridos pelos jornalistas, e definirá a classificação final de todos os premiados, por meio de votação na internet, que será realizada entre 9 de julho e 9 de setembro. Como tem ocorrido nos últimos anos, a votação será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Patrocinado pela Ambev e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da ONG carioca A Voz do Cidadão.

Clique nos links abaixo e saiba quais foram os parlamentares selecionados pelos jornalistas nas diversas categorias do prêmio:

CATEGORIAS GERAIS

Melhores senadores

Melhores deputados

CATEGORIAS ESPECIAIS

Parlamentares de Futuro

Defesa da Democracia

Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos

Defesa dos Consumidores

Defesa do Desenvolvimento Econômico

Defesa da Gestão Pública

Combate ao Crime Organizado

Defesa da Educação

 

Mais informações sobre o Prêmio Congresso em Foco

Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!