Além de reconhecer o trabalho dos parlamentares que mais se destacaram de uma maneira geral, o Prêmio Congresso em Foco 2024 também vai agraciar aqueles congressistas que demonstraram compromisso com pautas importantes para o país, como a temática ambiental. Assim como em outras edições, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) oferecerá a categoria especial Clima e Sustentabilidade.
O diretor adjunto da entidade, Marcos Woortmann, classifica a atividade parlamentar como “profundamente nobre e necessária” se exercida de forma verdadeira. Para ele, o reconhecimento que a premiação traz é imprescindível e pode levar a mudanças na sociedade.
“Fazer saber ao grande público a história e que existem pessoas assim, para que outras também possam se inspirar, pois é absolutamente necessário atingir uma massa crítica de cidadãos e cidadãs que, atuando dentro e fora da política institucional, possam convergir em caminhos democráticos de modo a facilitar uma transição da humanidade nesse desafio tão grande que são as mudanças climáticas, que nós já começamos a sentir”, afirma.
Leia também
O IDS foi fundado em 2009, com o objetivo de ser um ator relevante da sociedade civil nos processos locais, regionais, nacionais e internacionais para a construção de um novo acordo social que tenha a democracia e a sustentabilidade como valores centrais.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Os congressistas que tiveram atuação mais relevante no ano são escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em 29 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.
- Veja a última parcial do Prêmio Congresso em Foco 2024
- Entenda mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2024