Pela segunda vez consecutiva, Magno Malta (PR-ES) foi eleito o melhor senador pela votação da internet no Prêmio Congresso em Foco. Magno Malta recebeu 23.980 votos e levou a primeira colocação. Atrás dele ficou a senadora Ana Amélia (PP-RS), com 17.054 votos, eleita a melhor pelo júri especializado ano passado. Em terceiro lugar aparece Alvaro Dias (Podemos-PR), com 8.454 votos. Ana Amélia e Alvaro estão em campos opostos na corrida eleitoral. Ele é candidato a presidente; ela concorre como vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB).
Os nomes deles foram anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2018, nesta noite (13), no Porto Vittoria Espaço de Eventos. A votação foi feita entre 1º e 31 de julho. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo. Os três primeiros receberam troféus; os sete demais premiados, certificados.
Pastor evangélico, 61 anos, Magno Malta começou a trajetória política como vereador em Cachoeiro Itapemirim (ES), em 1993. Elegeu-se deputado estadual no ano seguinte. Em 1998 assumiu como deputado federal. Após se destacar como presidente da CPI do Narcotráfico, conquistou mandato para o Senado em 2002. Entre suas principais bandeiras estão o combate às drogas e à pedofilia e a defesa da família tradicional. Preside a CPI dos Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes. Entre os premiados em 2015, foi o mais votado na internet em 2017.
Leia também
Vencedor da categoria, o parlamentou agradeceu ao evento por “dar à população brasileira a oportunidade de se manifestar”. Magno Malta destacou a pluralidade do evento e disse que pode cumprimentar parlamentares de partidos com ideologias diferentes. “A regra de boa convivência é o respeito”, declarou.
Formado em História, Alvaro Dias entrou para a política na década de 1960 como vereador em Londrina. Foi deputado estadual e federal antes de chegar pela primeira vez ao Senado em 1982. Entre 1987 e 1991 governou o Paraná. Voltou em 1998 ao Senado, onde exerce seu quarto mandato, agora pelo Podemos (ex-PTN). Premiado pela oitava vez, já foi escolhido duas vezes como o melhor senador na votação da internet.
Jornalista especializada em economia, Ana Amélia ficou conhecida por seu trabalho no grupo RBS, onde atuou por três décadas, entre Brasília e Porto Alegre. Chegou ao Senado em 2010, em sua primeira disputa eleitoral. Uma das lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária, atua na defesa do agronegócio e da livre iniciativa.
Também tem projetos na área da educação e da saúde. Aos 73 anos, preside a Fundação Milton Campos, instituição de formação política do PP.
A senadora agradeceu ao Congresso em Foco pelo prêmio e aos seus eleitores. “Compartilho esse prêmio também com a minha equipe que me acompanha e a meus colegas senadores e senadoras, de todos os partidos, que me ensinaram a ter uma tolerância, uma convivência democrática, e a entender as diferenças”, completou Ana Amélia. “Muito obrigado. E que viva as diferenças!”, finalizou.
Veja a votação da internet por ordem decrescente:
1º – Magno Malta (PR-ES) – 23.980
2º – Ana Amélia (PP-RS) – 17.054
3º – Alvaro Dias (Podemos-PR) – 8.454
4º – Paulo Paim (PT-RS) – 6.344
5º – Ronaldo Caiado (DEM-GO) – 4.485
6º – Fátima Bezerra (PT-RN) – 4.186
7º – Randolfe Rodrigues (Rede-AP) – 3.455
8º – Eduardo Lopes (PRB-RJ) – 3.215
9º – Cristovam Buarque (PPS-DF) – 3.175
10º – Romário (Podemos-RJ) – 2.890
Votação segura
A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e de um júri especializado. Os participantes da votação digital podem ter certeza de uma coisa: poucas consultas feitas pela internet são tão bem monitoradas quanto esta.
Todos os dados foram periciados pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). No parecer da APCF, Evandro Mário Lorens, que é perito em Tecnologia da Informação, afirma: “O processo de votação do Prêmio Congresso em Foco 2018, bem como os resultados parciais e finais da votação apresentados pela organização do Prêmio Congresso em Foco foram auditados e verificados, sendo, em nossa opinião, idôneos”.
Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. Posteriormente, foram auditados pela área de tecnologia do Congresso em Foco e pela APCF.
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2018
Patrocínio
Apoio
Parceria Institucional