O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, considera que a atuação do Congresso é importante para que as metas da nova política industrial, lançada pelo presidente Lula em janeiro deste ano, sejam alcançadas.
“O envolvimento parlamentar é de extrema importância, porque eles representam diferentes setores da sociedade. E as missões são diversas, pedindo essa sinergia. Tem parlamentar que dialoga com trabalhadores e empresários, tem parlamentar que é oriundo desses setores, tem parlamentar que lida com a indústria verde e outro com grandes representantes do setor produtivo, por exemplo. E quando o conjunto desses atores está em plena atividade e parceria, o Brasil avança”, defende.
Segundo Cappelli, para que a neo-industrialização brasileira seja feita de maneira mais sustentável, uma das marcas que o governo quer imprimir, é necessário investimento em tecnologias e infraestrutura. Ele se diz “otimista” com as medidas em curso.
“[Isso será feito] Adensando as cadeias produtivas com infraestrutura e inteligência de dados, facilitando e fomentando a transição energética nos diferentes eixos econômicos, estimulando pequenos, médios e grandes empresas e tornando-as mais competitivas – mas também que possam ser sustentáveis –, promovendo a transformação digital”, afirma.
A ABDI é uma das apoiadoras do Prêmio Congresso em Foco 2024 e oferece a categoria especial Apoio à Indústria. O presidente da agência classifica a premiação como um “clássico” da política brasileira. Na visão dele, a iniciativa é “fundamental para a valorização da nossa democracia e o Estado Democrático de Direito”.
Cappelli diz ainda que a categoria especial apoiada pela ABDI ajuda a fomentar o trabalho legislativo voltado para a indústria.
“A ABDI joga um papel fundamental para valorização do setor no país, em consonância com o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço], que é nosso ministério gestor. E quando a gente destaca uma categoria numa premiação, a gente também fomenta o trabalho legislativo para esse setor. Estimula e gera mais produtividade legislativa de qualidade, ajudando a desenvolver nossas empresas e a base industrial”, afirma.