Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta sexta-feira (16), apresenta um nível de rejeição elevado. Todos os candidatos mais citados na pergunta estimulada apresentam níveis de rejeição elevados, superiores a 40%. Jair Bolsonaro (PL) lidera, e 55,4% dos entrevistados afirmaram que “não votariam” no presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar, com 50,1% de rejeição.
Em dezembro do ano passado, a rejeição ao atual presidente, conforme o instituto, havia chegado a 59%, começando a cair posteriormente.
Ainda de acordo com o levantamento, 46,3% dos eleitores entrevistados rejeitam a hipótese de votar em Lula (PT); enquanto 44,7% não votaria em Simone Tebet (MDB).
Confira a íntegra da pesquisa:
“O potencial de voto permanece estagnado para os principais concorrentes, com manutenção de
elevados níveis de rejeição, sugerindo que teremos, em um eventual segundo turno, a definição do vencedor como sendo o menos rejeitado. Assim, o eleitor poderá considerar o veto mais importante do que o voto. Observando-se apenas a rejeição, Jair Bolsonaro aparece com 9 pontos percentuais acima de Lula”, observou o diretor do Instituto MDA, Marcelo Souza.
Leia também
Intenções e pontencial de voto
Em relação às intenções de voto da pesquisa ex-presidente Lula tem 43,4% das intenções de voto para a eleição à presidência da República. Em busca da reeleição, Bolsonaro soma 34,8% dos votos. Ambos cresceram apenas um ponto percentual, em comparação com a pesquisa anterior, mantendo a distância entre os dois candidatos em torno de nove pontos.
Ciro Gomes registrou 5,6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), 4,7%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos.
Os demais candidatos obtiveram menos de 1% das respostas. Votos brancos e nulos são 4,1%; já indecisos somam 6% dos entrevistados.
Em contrapartida, 38,7% dos entrevistados “votariam com certeza” em Lula, contra 31,5% que estão certos de votar em Bolsonaro. Ciro tem 4,1%; e Tebet, 3,3%. Segundo o levantamento, 26,3% dos eleitores não conhecem a senadora.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula tem 49,4% das intenções de voto, contra 34,3% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos são 8,5%; já indecisos somam 2,8% dos entrevistados. O petista também ganha de Ciro Gomes (47,5% x 30,9%) e de Simone Tebet (49,1% x 28,7%).
Na simulação, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Ciro (40,1% x 41,9%) e com Tebet (41% x 38,8%).
A pesquisa foi realizada de maneira presencial, entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas das cinco regiões do país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR 06984/2022.