Ex-governador do Goiás por dois mandatos e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu na madrugada desta terça-feira (9) ao 87 anos, depois de mais de três meses internado. Ele tratava um Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde agosto.
O político esteve internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo nas últimas duas semanas. No sábado (6), ele precisou ser entubado depois de contrair uma pneumonia e desde então seu quadro de saúde piorou, informaram os assessores.
O velório acontecerá no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, às 17h desta terça.
Nascido em Cristianópolis, Iris Rezende era agropecuário e advogado. Iniciou sua carreira política como vereador, em 1959. Em 1962 elegeu-se deputado estadual e em 1965 tornou-se prefeito da capital goiana, cargo em que permaneceu até 1959, ano em que foi cassado pela ditadura militar, não finalizando seu mandato.
Durante esse período deu uma pausa na vida pública e abriu um escritório de advocacia. Em seguida lançou-se candidato a governador, cargo em que permaneceu por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
Leia também
Entre os dois períodos foi Ministro da Agricultura do governo de José Sarney (1986 a 1990), senador da República (1994 a 1997), e no meio de seu mandato assumiu como Ministro da Justiça por um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2004 retornou para a prefeitura de Goiânia.
> Novo partido de Bolsonaro, PL votou com o governo em 93% das vezes na Câmara
> Às vésperas do julgamento, Senado pede que STF restabeleça orçamento secreto