Em meio a articulação de palanques para a disputa eleitoral deste ano, o pré-candidato à presidência Lula (PT) tem reunião marcada nesta segunda-feira (18) com lideranças do MDB. Lula tenta costurar apoio de lideranças do partido especialmente no Nordeste, apesar da colocação da senadora emedebista Simone Tebet na corrida e expõe divergências da sigla que seguem em abertos às vésperas de início do período de convenções partidárias.
A expectativa é de que lideranças de ao menos dez diretórios do MDB estejam presentes.
O encontro acontece em São Paulo, onde também está prevista ocorrer o lançamento oficial da candidatura petista na próxima quinta-feira (21). Já a convenção do MDB está agendada para o dia 27 de julho e a organização opção por um formato virtual.
“Segunda-feira que vem é dia de alinhar a parceria entre o ex-presidente @LulaOficial e dez diretórios estaduais do MDB. O encontro com o pré-candidato do PT à Presidência da República vai ser em São Paulo. MDB e PT vão caminhar juntos nessas eleições na Paraíba, no Amazonas, no Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas. Uma parceria boa para o Brasil e para todos os brasileiros”, registrou o senador pelo Amazonas Eduardo Braga na conta que mantém no Twitter.
Leia também
Braga é pré-candidato ao governo do Amazonas em no último dia 12 de julho ele esteve reunido com Lula, durante passagem do petista por Brasília. Na ocasião Lula prometeu apoio ao nome dele diante dos eleitores amazonenses.
Tebet tem figurado com desempenho considerado baixo nas pesquisas de intenção de voto. A pré-candidatura dela foi lançada em dezembro de 2021. Mesmo após a desistência de João Dória (PSDB), com quem ela rivalizava diretamente, a senadora permanecia na faixa dos 3%. O melhor desempenho dela é registrado no Centro-Oeste, região a que pertence, onde chegou a alcançar média de 4% nas pesquisas.
PublicidadeA dificuldade de crescimento é usada por lideranças do MDB no Nordeste para costurar apoio ao PT, partido que lidera as pesquisas nacionais para a Presidência e obtém os melhores percentuais de desempenho nesta região. Ainda que o MDB mantenha o nome de Simone Tebet, esses diretórios trabalham com manutenção de palanques informais para Lula.